O profeta Elias era o mais ousado dos profetas de Deus

Elias – o mais corajoso dos profetas

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Elias se levantou ousadamente a favor de Deus em uma época em que a idolatria havia varrido sua terra. Na verdade, seu nome significa “Meu Deus é Yah (weh).”

falso deus a que Elias se opôs era Baal, a divindade favorita de Jezabel , esposa do rei Acabe de Israel. Para agradar a Jezabel, Acabe mandou erguer altares a Baal, e a rainha assassinou os profetas de Deus.

Elias apareceu perante o rei Acabe para anunciar a maldição de Deus: “Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nem orvalho nem chuva nos próximos anos, exceto pela minha palavra.”(1 Reis 17:1)

Elias fugiu então para o ribeiro de Querite, a leste do rio Jordão, onde os corvos lhe traziam pão e carne. Quando o riacho secou, ​​Deus enviou Elias para morar com uma viúva em Sarepta. Deus fez outro milagre ali, abençoando o óleo e a farinha da mulher para que não acabasse. Inesperadamente, o filho da viúva morreu. Elias se esticou três vezes sobre o corpo do menino, e Deus restaurou sua vida.

Confiante no poder de Deus, Elias desafiou os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do falso deus Asherah a um confronto no Monte Carmelo. Os idólatras sacrificaram um touro e clamaram a Baal de manhã até o anoitecer, cortando suas peles até o sangue correr, mas nada aconteceu. Elias então reconstruiu o altar do Senhor, sacrificando um touro ali.

Ele colocou o holocausto sobre ela, junto com a lenha. Ele pediu a um servo que molhasse o sacrifício e a lenha com quatro jarros de água, três vezes, até que tudo estivesse completamente encharcado. Elias invocou o Senhor, e o fogo de Deus caiu do céu, consumindo a oferta, a lenha, o altar, a água e até mesmo o pó ao redor.

O povo prostrou-se com o rosto em terra, gritando: “O Senhor, ele é Deus; o Senhor, ele é Deus”. (1 Reis 18:39, NVI) Elias ordenou que o povo matasse os 850 falsos profetas.

Elias orou e a chuva caiu sobre Israel. Jezebel ficou furiosa com a perda de seus profetas, porém, e jurou matá-lo. Com medo, Elias correu para o deserto, sentou-se sob uma árvore de vassoura e, em seu desespero, pediu a Deus que tirasse sua vida. Em vez disso, o profeta dormiu e um anjo trouxe-lhe comida. Fortalecido, Elias foi por 40 dias e 40 noites ao Monte Horebe, onde Deus apareceu a ele em um sussurro.

Deus ordenou a Elias que ungisse seu sucessor, Eliseu, a quem encontrou arando com 12 juntas de bois. Eliseu matou os animais para um sacrifício e seguiu seu mestre. Elias profetizou as mortes de Acabe, do rei Acazias e de Jezabel.

Como Enoque, Elias não morreu. Deus enviou carros e cavalos de fogo e levou Elias ao céu em um redemoinho, enquanto Eliseu observava.

Conquistas de Elias

Sob a orientação de Deus, Elias desferiu um forte golpe contra o mal dos falsos deuses. Ele foi um instrumento de milagres contra os idólatras de Israel.

Forças do Profeta Elias

Elias tinha uma  incrível em Deus. Ele cumpriu lealmente as instruções do Senhor e atacou com ousadia diante da enorme oposição.

Fraquezas do Profeta Elias

Depois de uma vitória impressionante no Monte Carmelo, Elias caiu em depressão. O Senhor foi paciente com ele, porém, permitindo-lhe descansar e recuperar suas forças para um serviço futuro.

Lições de vida

Apesar dos milagres que Deus realizou por meio dele, Elias era apenas humano, como nós. Deus também pode usar você de maneiras incríveis se você se render à vontade dele.

Cidade natal

Tishbe em Gilead.

Referências a Elias na Bíblia

A história de Elias é encontrada em 1 Reis 17: 1 – 2 Reis 2:11. Outras referências incluem 2 Crônicas 21: 12-15; Malaquias 4: 5,6; Mateus 11:14, 16:14, 17: 3-13, 27: 47-49; Lucas 1:17, 4: 25,26; João 1: 19-25; Romanos 11: 2-4; Tiago 5: 17,18. Ocupação: Profeta

Versos Chave

1 Reis 18: 36-39
Na hora do sacrifício, o profeta Elias adiantou-se e orou: “Ó Senhor, Deus de Abraão, Isaque e de Israel, seja conhecido hoje que tu és Deus em Israel e que eu sou teu servo e tenho feito todas estas coisas ao teu comando. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que estas pessoas saibam que tu, ó Senhor, és Deus e que estás a voltar os seus corações de novo. ” Então o fogo do Senhor caiu e queimou o sacrifício, a lenha, as pedras e a terra, e também lambeu a água da vala. Quando todo o povo viu isso, prostrou-se e gritou: “O SENHOR, ele é Deus! O SENHOR, ele é Deus!”

2 Reis 2:11
Enquanto eles caminhavam e conversavam, de repente uma carruagem de fogo e cavalos de fogo apareceu e separou os dois, e Elias subiu ao céu em um redemoinho.

Biografia de Elias, Profeta do Antigo Testamento

Elias (900 aC – 849 aC) aparece nos textos religiosos judaicos / cristãos, bem como no Alcorão do Islã como um profeta e mensageiro de Deus. Ele também desempenha o papel de profeta dos Mórmons na Igreja dos Santos dos Últimos Dias.

Elias desempenha papéis ligeiramente diferentes nessas várias tradições religiosas, mas muitas vezes é descrito como um dos primeiros salvadores, um precursor de figuras mais importantes, como João Batista e Jesus Cristo. Seu nome é traduzido literalmente como “meu Senhor é Jeová”.

Se o personagem lendário de Elias é ou não baseado em uma pessoa verdadeira, como acontece com Jesus e outros personagens bíblicos, é incerto. A biografia mais clara dele, entretanto, vem da Bíblia Cristã do Antigo Testamento.

Fatos rápidos: Elijah

  • Conhecido por: profeta do Velho Testamento
  • Também conhecido como: Elias, o Profeta, Eliyahu, Elias, O Profeta Elias, Elias, Elia, Eliyyahu, Elias, o Tishbita
  • Nasceu em: 900 aC em Tishbe, Gilead, antiga Palestina (hoje Jordânia)
  • Pai : Savah
  • Morreu: 849 AC
  • Citação notável: “Ó Senhor, Deus de Abraão, Isaque e Israel, faça-se saber hoje que tu és Deus em Israel e que sou teu servo e que tenho feito todas estas coisas por tua palavra. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que voltaste o seu coração. ” 

Primeira Aparência e Cenário Histórico

Elias nasceu em 900 AEC, no vilarejo de Tishbe, em Gileade, na antiga Palestina. Pouco se sabe sobre seu local de nascimento, exceto provavelmente a histórica cidade de Listib, cujas ruínas estão na atual Jordânia.

O pai de Elias era Savah, mas não se sabe quem era sua mãe. Isso não é incomum porque figuras importantes no Antigo Testamento eram freqüentemente apresentadas por seus nomes, seguido por ” ben “, que significa “filho de”, seguido pelo nome do pai, mas não pelo nome da mãe.

Nada é registrado sobre sua formação antes de Elias aparecer repentinamente para promover as crenças judaicas ortodoxas tradicionais. O nome “Elias” é escrito de várias maneiras diferentes, dependendo de como é traduzido do hebraico no Antigo Testamento. “Elijah” é a grafia mais comum em inglês.

Elias é descrito como tendo vivido durante os reinados dos reis israelitas Acabe, Acazias e Jeorão, durante a primeira metade do século 9 AEC. Nos textos bíblicos, sua primeira aparição o coloca na metade do reinado do rei Acabe, filho de Onri, que fundou o reino do norte em Samaria. Isso colocaria Elias em algum lugar por volta de 864 AEC.

As atividades de Elias se limitaram ao reino do norte de Israel. Às vezes, ele precisou fugir da ira de Acabe, refugiando-se em uma cidade fenícia.

Ações importantes

A Bíblia atribui as seguintes ações a Elias: 

Em Reis 1, Elias aparece repentinamente durante o reinado de Acabe para anunciar uma seca que Deus enviará como punição por adorar o culto de Baal. Mais tarde, Elias encontra os profetas de Baal para determinar qual deus tribal é o supremo; conforme a história continua, Elias “vence” quando Jeová responde às suas orações. Os sacerdotes de Baal são massacrados pelos israelitas.

Elias então foge do furioso Jeová ao fazer uma peregrinação ao monte Sinai, onde primeiro fica desanimado, depois renovado, em sua fé e coragem.

Elias mais tarde denuncia o rei Acabe novamente pelo mau uso das leis, argumentando que todos os homens são iguais perante Deus, incluindo os reis, e que a moralidade deve ser a base para as decisões legais. Elias mais uma vez invoca a ira de Jeová sobre o filho de Acabe quando ele apela ao deus pagão Baal.

Conforme relatado em Reis 2, depois que Elias entregou seus deveres a seu sucessor Eliseu, Elias foi levado ao céu em uma carruagem em chamas. A tradição afirma que Elias nunca morreu e que ele retornará antes do julgamento final de Deus – uma crença fundamental dos cristãos tradicionais. Na verdade, 800 anos depois, alguns dos primeiros cristãos até acreditariam que Elias havia retornado na forma de João Batista.

Importância da Tradição Religiosa

No período histórico representado por Elias, cada religião tribal da área adorava seu próprio deus, e o conceito de um único Deus geral ainda não existia. O significado principal de Elias reside no fato de que ele foi um dos primeiros defensores da ideia de que existe um deus e apenas um deus.

Essa abordagem se tornou a chave para a maneira pela qual Jeová, o Deus dos israelitas, seria aceito como o único Deus de toda a tradição judaico-cristã. É significativo que Elias não proclamou inicialmente que o Deus verdadeiro era Jeová, apenas que só poderia haver um Deus verdadeiro e que Ele se daria a conhecer aos que abrissem o coração. Elias é citado como tendo dito:

“Se Yahweh é Deus, sigam-no, mas se Baal, sigam-no.” 

Mais tarde, ele diz:

“Ouve-me, Senhor, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus.”

A história de Elias é a chave para o desenvolvimento histórico do próprio monoteísmo e para a crença de que a humanidade pode e deve ter um relacionamento pessoal com esse Deus monoteísta. Esta é uma declaração clara de monoteísmo que foi historicamente revolucionário na época e que mudaria a história.

Legado

Os ensinamentos de Elias estabeleceram a ideia de que uma lei moral superior deve ser a base para a lei terrestre. Em seus conflitos com Acabe e os líderes pagãos da época, Elias argumentou que a lei de um Deus superior deve ser a base para guiar a conduta da humanidade e que a moralidade deve ser a base para um sistema jurídico prático.

A religião então se tornou uma prática baseada na razão e princípios, em vez de frenesi e êxtase místico. Essa ideia de leis baseadas em princípios morais continua até hoje.

Fontes

  • Mandel, David e David Mandel. “Elijah.” My Jewish Learning , My Jewish Learning, 19 de fevereiro de 2008.
  • Smyth, Kevin. “ Elijah”  Enciclopédia Britânica , 20 de julho de 2016.
  • “Profeta Elias (Elias), o Tishbita- (Vida e Tempos).” Profeta Elias (Elijah) the Tishbite- (Life and Times) | O Site da Ordem Carmelita | Bem vinda.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar