João Batista – o homem “maior” para se viver

João Batista é um dos personagens mais distintivos do Novo Testamento. Ele tinha um talento incomum para a moda, vestindo roupas de aparência selvagem feitas de cabelo de camelo e um cinto de couro em volta da cintura.

Ele viveu no deserto deserto, comeu gafanhoto e mel silvestre e pregou uma mensagem estranha. Ao contrário de tantas pessoas, João Batista conheceu sua missão na vida. Ele entendeu claramente que ele havia sido designado por Deus para um propósito.

Através da direção de Deus, João Batista desafiou o povo a se preparar para a vinda do Messias, afastando-se do pecado e sendo batizado como símbolo de arrependimento.

Embora não tivesse poder ou influência no sistema político judaico, ele transmitiu sua mensagem com a força da autoridade.

As pessoas não puderam resistir à verdade esmagadora de suas palavras, enquanto se reuniam às centenas para ouvi-lo e ser batizado. E mesmo quando atraiu a atenção das multidões, nunca perdeu de vista sua missão – apontar pessoas para Cristo.

Realizações de João Batista

A mãe de João, Isabel, era parente de Maria, a mãe de Jesus. As duas mulheres estavam grávidas ao mesmo tempo. A Bíblia diz em Lucas 1:41, quando as duas mulheres grávidas se encontraram, o bebê pulou dentro do ventre de Isabel quando ela estava cheia do Espírito Santo. O anjo Gabriel já havia predito o nascimento miraculoso e o ministério profético de João Batista a seu pai Zacarias.

A notícia foi uma resposta alegre para a oração pela Elizabeth anteriormente estéril. João se tornaria o mensageiro ordenado por Deus, proclamando a chegada do Messias, Jesus Cristo.

O notável ministério de João Batista incluía o batismo de Jesus no rio Jordão. João não carecia de ousadia ao desafiar até mesmo Herodes a se arrepender de seus pecados.

Aproximadamente em 29 dC, Herodes Antipas mandou que João Batista fosse preso e colocado na prisão. Mais tarde, João foi decapitado por um complô planejado por Herodias, a esposa ilegal de Herodes e ex-esposa de seu irmão, Filipe.

Em Lucas 7:28, Jesus declarou que João Batista era o maior homem que já viveu: “Eu lhes digo, entre os nascidos de mulheres não há ninguém maior que João …”

As forças de João Batista

A maior força de João foi seu compromisso enfocado e fiel ao chamado de Deus em sua vida. Tomando o voto de nazireu para a vida, ele personificou o termo “separado para Deus”.

John sabia que ele tinha recebido um trabalho específico e partiu com obediência singular para cumprir essa missão. Ele não apenas falou sobre o arrependimento do pecado. Ele viveu com ousadia de propósito em toda a sua missão inflexível, disposto a morrer como mártir por sua posição contra o pecado.

Lições de vida

João Batista não partiu com o objetivo de ser diferente de todos os outros. Embora ele fosse incrivelmente estranho, ele não estava apenas visando a singularidade. Em vez disso, ele direcionou todos os seus esforços para a obediência. Obviamente, João atingiu a marca, como Jesus o chamou de o maior dos homens.

Quando chegamos a perceber que Deus nos deu um propósito específico para nossas vidas, podemos avançar com confiança, confiando plenamente na pessoa que nos chamou.

Como João Batista, não precisamos temer viver com um foco radical em nossa missão dada por Deus. Pode haver maior alegria ou satisfação nesta vida do que conhecer o prazer e a recompensa de Deus que nos espera no céu? Indubitavelmente, momentos após sua decapitação, João Batista deve ter ouvido seu mestre dizer: “Muito bem!”

Cidade natal

Nascido na região montanhosa de Judá; Viveu no deserto da Judéia.

Referenciado na Bíblia

Em Isaías 40: 3 e Malaquias 4: 5, a vinda de João foi predita. Todos os quatro Evangelhos mencionam João Batista: Mateus 3, 11, 12, 14, 16, 17; Marcar 6 e 8; Lucas 7 e 9; João 1. Ele também é referenciado várias vezes ao longo do livro de Atos.

Ocupação

Profeta.

Árvore genealógica:

Pai – Zacarias
Mãe – Isabel
Parentes – MariaJesus

Versos-chave

João 1: 20-23 
Ele [João Batista] não deixou de confessar, mas confessou livremente: “Eu não sou o Cristo”.
Eles lhe perguntaram: “Então quem é você? Você é Elias?”
Ele disse: “Eu não sou”.
“Você é o Profeta?”
Ele respondeu: “Não.”
Finalmente eles disseram: “Quem é você? Dê-nos uma resposta para levar de volta àqueles que nos enviaram. O que você diz sobre si mesmo?”
João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz de quem clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’. ”

Mateus 11:11 
Eu lhes digo a verdade: Entre os nascidos de mulheres não se levantou ninguém maior do que João Batista; todavia, quem é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *