8 razões pelas quais a obediência a Deus é importante

Por que a obediência a Deus é importante?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia tem muito a dizer sobre obediência. Na história dos Dez Mandamentos , vemos quão importante é o conceito de obediência para Deus. Deuteronômio 11: 26-28 resume assim: “Obedeça e você será abençoado. Desobedeça e você será amaldiçoado.” No Novo Testamento, aprendemos por meio do exemplo de Jesus Cristo que os crentes são chamados a uma vida de obediência.

Definição de Obediência na Bíblia

  • O conceito geral de obediência tanto no Antigo quanto no Novo Testamento se relaciona a ouvir ou dar ouvidos a uma autoridade superior.
  • Um dos termos gregos para obediência na Bíblia transmite a ideia de se posicionar sob alguém submetendo-se à autoridade e comando dela.
  • Outra palavra grega para obedecer no Novo Testamento significa “confiar”.
  • De acordo com o Dicionário Bíblico Ilustrado de Holman, uma definição sucinta de obediência bíblica é “ouvir a Palavra de Deus e agir de acordo”.
  • O Dicionário Bíblico de Eerdman afirma: “A verdadeira ‘audição’ ou obediência envolve a audição física que inspira o ouvinte e uma crença ou confiança que, por sua vez, motiva o ouvinte a agir de acordo com os desejos do falante.”
  • Assim, obediência bíblica a Deus significa ouvir, confiar, se submeter e se entregar a Deus e à sua Palavra.

8 razões pelas quais a obediência a Deus é importante

1. Jesus nos chama para obedecer

Em Jesus Cristo, encontramos o modelo perfeito de obediência. Como seus discípulos, seguimos o exemplo de Cristo, bem como seus mandamentos. Nossa motivação para obediência é o amor:

Se você me ama, você guardará meus mandamentos. (João 14:15,)

2. Obediência é um ato de adoração

Embora a Bíblia coloque uma forte ênfase na obediência, é fundamental lembrar que os crentes não são justificados (feitos justos) pela obediência. A salvação é um presente gratuito de Deus e nada podemos fazer para merecê-la. A verdadeira obediência cristã flui de um coração de gratidão pela graça que recebemos do Senhor:

E assim, queridos irmãos e irmãs, rogo-lhes que entreguem seus corpos a Deus por causa de tudo o que Ele fez por vocês. Que eles sejam um sacrifício vivo e santo – o tipo que ele achará aceitável. Esta é realmente a maneira de adorá-lo. (Romanos 12: 1,

3. Deus Recompensa a Obediência

Repetidamente, lemos na Bíblia que Deus abençoa e recompensa a obediência:

“E por meio de seus descendentes todas as nações da terra serão abençoadas – tudo porque você me obedeceu.” (Gênesis 22:18, NLT)
Jesus respondeu: “Mas ainda mais bem-aventurados são todos os que ouvem a palavra de Deus e a colocam em prática.” (Lucas 11:28, NLT)
Mas não dê ouvidos apenas à palavra de Deus. Você deve fazer o que ele diz. Caso contrário, você está apenas se enganando. Pois se você escuta a palavra e não obedece, é como olhar para o seu rosto no espelho. Você se vê, afasta-se e esquece a sua aparência. Mas se você olhar cuidadosamente para a lei perfeita que o liberta, e se você fizer o que ela diz e não se esquecer do que ouviu, então Deus o abençoará por fazer isso. (Tiago 1: 22-25, NLT)

4. Obediência a Deus prova nosso amor

Os livros de 1 e 2 João explicam claramente que a obediência a Deus demonstra amor a Deus. Amar a Deus implica seguir seus mandamentos:

Por isso sabemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. Pois este é o amor de Deus, que guardemos seus mandamentos. (1 João 5: 2–3, ESV)
Amor significa fazer o que Deus nos ordenou e nos ordenou que amemos uns aos outros, assim como vocês ouviram desde o início. (2 João 6,)

5. Obediência a Deus demonstra fé

Quando obedecemos a Deus, mostramos nossa confiança e fé nele:

E podemos ter certeza de que o conhecemos se obedecermos a seus mandamentos. Se alguém afirma: “Eu conheço a Deus”, mas não obedece aos mandamentos de Deus, essa pessoa é um mentiroso e não está vivendo na verdade. Mas aqueles que obedecem à palavra de Deus mostram como o amam completamente. É assim que sabemos que vivemos nele. Aqueles que dizem que vivem em Deus devem viver suas vidas como Jesus viveu. (1 João 2: 3-6,)

6. Obediência é melhor do que sacrifício

A frase “obediência é melhor do que sacrifício”, muitas vezes deixou os cristãos perplexos. Só pode ser entendido da perspectiva do Antigo Testamento. A lei exigia que o povo israelita oferecesse sacrifícios a Deus, mas esses sacrifícios e ofertas nunca tiveram a intenção de substituir a obediência.

Mas Samuel respondeu: “O que é mais agradável ao Senhor: seus holocaustos e sacrifícios ou sua obediência à sua voz? Ouça! A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que oferecer a gordura de carneiros. A rebelião é tão pecaminosa quanto a feitiçaria , e teimosia tão ruim quanto adorar ídolos. Então, porque você rejeitou a ordem do Senhor, ele rejeitou você como rei. ” (1 Samuel 15: 22-23, NLT)

7. A desobediência leva ao pecado e à morte

A desobediência de Adão trouxe pecado e morte ao mundo. Esta é a base do termo “pecado original”. Mas a obediência perfeita de Cristo restaura a comunhão com Deus para todos que acreditam nele:

Pois, assim como pela desobediência de um homem [de Adão] muitos foram feitos pecadores, também pela obediência de um homem [de Cristo] muitos serão feitos justos. (Romanos 5:19, NVI)
Porque, assim como todos morrem em Adão, também todos serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:22, ESV)

8. Por meio da obediência, experimentamos as bênçãos da vida sagrada

Somente Jesus Cristo é perfeito, portanto, somente ele poderia andar em obediência perfeita e sem pecado. Mas, à medida que permitimos que o Espírito Santo nos transforme por dentro, crescemos em santidade.

Este é o processo de santificação, que também pode ser descrito como crescimento espiritual. Quanto mais lemos a Palavra de Deus, passamos tempo com Jesus e permitimos que o Espírito Santo nos mude por dentro, mais crescemos em obediência e santidade como cristãos:

Alegre são as pessoas íntegras, que seguem as instruções do Senhor. Alegres são os que obedecem às suas leis e o procuram de todo o coração. Eles não se comprometem com o mal e caminham apenas em seus caminhos. Você nos encarregou de guardar seus mandamentos com cuidado. Oh, que minhas ações refletissem consistentemente seus decretos! Então não terei vergonha de comparar minha vida com seus mandamentos. Ao aprender seus regulamentos justos, agradecerei por viver como devo! Eu obedecerei seus decretos. Por favor, não desista de mim! (Salmo 119: 1-8, NLT)
Porque temos essas promessas, queridos amigos, vamos nos purificar de tudo que pode contaminar nosso corpo ou espírito. E vamos trabalhar em direção à santidade completa porque tememos a Deus. (2 Coríntios 7: 1, NLT)

O versículo acima diz: “Trabalhemos em direção à santidade completa”. Não aprendemos obediência durante a noite; é um processo vitalício que buscamos ao torná-lo uma meta diária.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar