A Bíblia

Por que a obediência a Deus é importante? Explore o que a Bíblia diz sobre a obediência

De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia tem muito a dizer sobre obediência. Na história dos Dez Mandamentos,vemos quão importante é o conceito de obediência a Deus.

Deuteronômio 11: 26-28 resume assim: “Obedeça e você será abençoado. Desobedeça e você será amaldiçoado”.

No Novo Testamento, aprendemos através do exemplo de Jesus Cristo que os crentes são chamados a uma vida de obediência.

Definição de Obediência na Bíblia

O conceito geral de obediência, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, diz respeito a ouvir ou ouvir uma autoridade superior.

Um dos termos gregos para a obediência transmite a ideia de se posicionar sob alguém submetendo-se à sua autoridade e comando. Outra palavra grega para obedecer no Novo Testamento significa “confiar”.

De acordo com o Dicionário Ilustrado da Bíblia de Holman, uma definição sucinta de obediência bíblica é “ouvir a Palavra de Deus e agir de acordo”.

O Dicionário Bíblico de Eerdman diz: “Verdadeira ‘audição’, ou obediência, envolve a audição física que inspira o ouvinte, e uma crença ou confiança que por sua vez motiva o ouvinte a agir de acordo com os desejos do orador.”

Assim, a obediência bíblica a Deus significa simplesmente ouvir, confiar, submeter-se e render-se a Deus e à sua Palavra.

8 Razões pelas quais a obediência a Deus é importante

Jesus nos chama à obediência

Em Jesus Cristo, encontramos o modelo perfeito de obediência. Como seus discípulos, seguimos o exemplo de Cristo, bem como seus comandos. Nossa motivação para a obediência é o amor:

João 14:15 
Se você me ama, guardará os meus mandamentos.

Obediência é um ato de adoração

Enquanto a Bíblia coloca forte ênfase na obediência, é importante lembrar que os crentes não são justificados (feitos justos) pela nossa obediência. A salvação é um dom gratuito de Deus e não podemos fazer nada para merecê-lo.

A verdadeira obediência cristã flui de um coração de gratidão pela graça que recebemos do Senhor:

Romans 12: 1 
E assim, queridos irmãos e irmãs, peço-lhes que entreguem seus corpos a Deus por tudo o que ele fez por você. Que eles sejam um sacrifício vivo e sagrado – o tipo que ele achará aceitável. Esta é verdadeiramente a maneira de adorá-lo.

Deus Recompensa Obediência

Repetidas vezes lemos na Bíblia que Deus abençoa e recompensa a obediência:

Gênesis 22:18 
“E através de seus descendentes todas as nações da terra serão abençoadas – tudo porque você me obedeceu.”

Êxodo 19: 5 
Agora, se me obedeceres e guardar o meu pacto, sereis o meu tesouro especial dentre todos os povos da terra; porque toda a terra me pertence.

Lucas 11:28 
Jesus respondeu: “Mas ainda mais abençoados são todos os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.”

Tiago 1: 22–25 
Mas não apenas escute a palavra de Deus. Você deve fazer o que diz. Caso contrário, você está apenas enganando a si mesmo.

Pois se você ouve a palavra e não obedece, é como olhar para o seu rosto no espelho. Você se vê, vai embora e esquece como você é. Mas se você olhar com cuidado para a lei perfeita que o liberta, e se você fizer o que diz e não se esquecer do que ouviu, então Deus o abençoará por fazê-lo.

O Livro Secreto dos Anjos

Obediência a Deus prova nosso amor

1 João 5: 2–3 
Com isso sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus e obedecemos a seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos.

2 João 6 
E isto é amor, para que andemos de acordo com os seus mandamentos; este é o mandamento, assim como você ouviu desde o começo, para que você possa andar nele.

Obediência a Deus demonstra nossa fé

1 João 2: 3–6 
E podemos ter certeza de que o conhecemos se obedecermos a seus mandamentos. Se alguém afirma: “Eu conheço Deus”, mas não obedece aos mandamentos de Deus, essa pessoa é uma mentirosa e não está vivendo a verdade.

Mas aqueles que obedecem à palavra de Deus mostram verdadeiramente como eles o amam completamente. É assim que sabemos que estamos vivendo nele. Aqueles que dizem que vivem em Deus devem viver suas vidas como Jesus fez.

Obediência é melhor que sacrifício

I Samuel 15: 22–23 
Mas Samuel respondeu: “O que é mais agradável ao SENHOR: seus holocaustos e sacrifícios ou obediência à sua voz? Escuta! A rebelião é tão pecaminosa quanto a feitiçaria, e a teimosia é tão ruim quanto adorar ídolos. Então, porque você rejeitou o mandamento do Senhor, ele rejeitou você como rei ”.

Desobediência leva ao pecado e morte

A desobediência de Adão trouxe pecado e morte ao mundo. Mas a perfeita obediência de Cristo restaura nossa comunhão com Deus, para todos que crêem nele.

Romanos 5:19 
Porque, assim como pela desobediência de um só homem [de Adão], muitos foram feitos pecadores; assim, pela obediência de um só homem, muitos serão feitos justos.

1 Coríntios 15:22 
Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.

Através da Obediência, Experimentamos as Bênçãos da Vida Sagrada

Somente Jesus Cristo é perfeito, portanto, somente ele poderia andar em obediência sem pecado. Mas quando permitimos que o Espírito Santo nos transforme de dentro, nós crescemos em santidade.

Salmo 119: 1–8 
Alegres são pessoas de integridade, que seguem as instruções do SENHOR. São alegres aqueles que obedecem às suas leis e procuram por ele com todo o coração. Eles não se comprometem com o mal e andam apenas em seus caminhos.

Você nos cobrou para guardar seus mandamentos com cuidado. Oh, que minhas ações refletissem consistentemente seus decretos! Então eu não ficarei envergonhado quando comparar minha vida com seus comandos.

À medida que aprendo seus regulamentos justos, agradeço-lhe vivendo como deveria! Eu vou obedecer seus decretos. Por favor, não desista de mim!

Isaías 48: 17–19 
Isto é o que o SENHOR diz – seu Redentor, o Santo de Israel: “Eu sou o SENHOR, o seu Deus, que te ensina o que é bom para você e o guia pelos caminhos que você deve seguir. que você tivesse escutado meus comandos!

Então você teria a paz fluindo como um rio suave e a justiça rolando sobre você como ondas no mar. Seus descendentes teriam sido como as areias ao longo da praia – muitos para contar! Não houve necessidade de sua destruição, nem de cortar o nome de sua família. ”

2 Coríntios 7: 1 
Por termos estas promessas, queridos amigos, purifiquemo-nos de tudo o que pode contaminar nosso corpo ou espírito. E trabalhemos para a santidade completa porque tememos a Deus.

O versículo acima diz: “Vamos trabalhar para a santidade completa”. Então, nós não aprendemos a obediência durante a noite; é um processo ao longo da vida que buscamos, fazendo disso uma meta diária.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x