Livro de Gênesis Introdução ao livro de Gênesis (Versos Chave)

Introdução ao livro do Gênesis

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O livro de Gênesis narra a criação do mundo – o universo, a terra, a humanidade e todas as outras formas de vida. Como o livro dos primórdios, ele revela o plano eterno no coração de Deus de ter um povo próprio, separado para adorá-lo.

Livro do Gênesis

  • AutorMoisés é creditado como o autor de Gênesis.
  • Data da Escrita : Gênesis foi escrito por volta de 1450-1410 AC.
  • Escrito para : O livro foi escrito para o povo de Israel e todos os futuros leitores da Bíblia.
  • Paisagem : Genesis se passa na região do Oriente Médio. Os lugares em Gênesis incluem o Jardim do Éden, as montanhas de Ararat, Babel, Ur, Harã, Siquém, Hebron, Berseba, Betel e Egito.
  • Contexto histórico : Os relatos em Gênesis abrangem cerca de 2.000 anos da história de Israel, desde a criação até a chegada de Israel aos arredores da já habitada Terra Prometida.

Gênesis é o livro de abertura da Bíblia cristã e o primeiro dos cinco livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo , Levítico , Números e Deuteronômio ). Na Bíblia Hebraica, Gênesis pertence à Torá judaica , um termo hebraico que significa “a lei”, “ensinamentos” ou “instruções”.

Gênesis é chamado de livro dos começos ou livro das origens. A palavra grega gênesis significa “origens”, “nascimento” ou “começos”. Os antigos hebreus chamavam o livro de Bereshith , que significa “No início”, que são as primeiras palavras do texto. Às vezes também é referido como o “Primeiro Livro de Moisés”.

Temas principais do livro do Gênesis

O livro de Gênesis prepara o cenário para o resto das Escrituras. Sem o fundamento de Gênesis, o restante da Bíblia não faria sentido.

O tema principal do Gênesis é o início. O livro narra as origens dos céus e da terra, de todas as coisas criadas, da família humana, da relação de aliança de Deus com os humanos, do pecado , da redenção , das nações, das línguas e do povo escolhido de Deus, Israel.

Gênesis nos ensina sobre o problema do pecado e o plano de salvação de Deus. Revela o caráter de Deus e sua busca implacável para restaurar a comunhão quebrada entre os seres humanos e ele mesmo.

As histórias do Gênesis revelam a natureza de Deus como Criador e Redentor; o valor da vida humana (criada à imagem de Deus e para o seu propósito); as terríveis consequências da desobediência e do pecado (separando o homem de Deus); e a maravilhosa promessa de salvação e perdão por meio da vinda do Messias.

Personagens-chave

  • Adão e Eva , o primeiro homem e a primeira mulher, foram criados à imagem de Deus. Por meio de sua transgressão ( a Queda do Homem ), o pecado entrou na raça humana.
  • Noé se tornou o segundo pai da raça humana. Naquela época, a corrupção generalizada na terra fez com que Deus enviasse um grande dilúvio, deixando apenas um resto de vida na terra. A graça de Deus preservou a vida de Noé e sua família. Então Deus fez uma aliança para nunca mais destruir a terra pelo dilúvio.
  • Abraão e Sara foram escolhidos para ser o pai e a mãe de Israel, o povo escolhido de Deus.
  • Isaque e Rebeca cumpriram a promessa milagrosa de Deus a Abraão de fazer de seus descendentes uma grande nação.
  • Os filhos de Jacó cresceriam para liderar as doze tribos de Israel.
  • Por meio de José , o povo hebreu se tornou uma nação e se estabeleceu na terra do Egito.

Versos Chave

Gênesis 1:27
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 2:18, 20-24
O SENHOR Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Eu farei uma ajudadora idônea para ele.” … Mas para Adão, nenhum ajudante adequado foi encontrado.

O Senhor Deus fez com que o homem caísse em sono profundo; e enquanto ele dormia, ele pegou uma das costelas do homem e fechou o lugar com carne. Da costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe ao homem.

O homem disse:
“Isto agora é osso de meus ossos
e carne de minha carne;
ela será chamada de ‘mulher’,
pois foi tirada do homem”.

Por esta razão, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua esposa, e eles se tornarão uma só carne. (NIV)

Gênesis 12: 2-3
“Farei de você uma grande nação
e te abençoarei; engrandecerei o
seu nome
e você será uma bênção.

Abençoarei aqueles que te abençoarem,
e aquele que te amaldiçoar eu amaldiçoarei;
e todos os povos da terra
serão abençoados por seu intermédio . ” (NIV)

Esboço do livro do Gênesis

  • História da Criação – Gênesis 1: 1-2: 3.
  • A história de Adão e Eva – Gênesis 2: 4-5: 32.
  • A história de Noé – Gênesis 6: 1-11: 32.
  • A história de Abraão – Gênesis 12: 1-25: 18.
  • A história de Isaac – Gênesis 25: 19-28: 9.
  • A história de Jacó – Gênesis 28: 10-36: 43.
  • A história de José – Gênesis 37: 1-50: 26.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar