Conheça Adão: O primeiro homem e pai da raça humana

Conheça Adão: O primeiro homem e pai da raça humana

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Adão foi o primeiro homem na terra e o pai da raça humana. Deus o formou da terra e, por um breve período, Adão viveu sozinho. Ele chegou ao planeta sem infância, sem pais, sem família e sem amigos. Talvez tenha sido a solidão de Adão que moveu Deus a apresentá-lo rapidamente com uma companheira, Eva.

Versículos-chave da Bíblia

  • Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou uma criatura vivente. (Gênesis 2: 7, ESV)
  • Pois, assim como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. (1 Coríntios 15:22 , NIV)

A história de Adão na Bíblia

A criação de Adão e Eva é encontrada em dois relatos bíblicos separados. O primeiro, em Gênesis 1: 26-31, mostra o casal e sua relação com Deus e com o resto da criação. O segundo relato, em Gênesis 2: 4-3: 24, revela a origem do pecado e o plano de Deus para redimir a raça humana.

Antes de Deus criar Eva, ele deu a Adão o Jardim do Éden e permitiu que ele nomeasse os animais. O paraíso era seu para desfrutar, mas ele também tinha a responsabilidade total de cuidar dele. Adão sabia que uma árvore estava proibida, a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Adão teria ensinado a Eva as regras de Deus para o jardim. Ela saberia que era proibido comer o fruto da árvore no meio do jardim. Quando Satanás a tentou, Eva foi enganada.

Então Eva ofereceu o fruto a Adão, e o destino do mundo estava sobre seus ombros. Enquanto comiam a fruta, naquele único ato de rebelião, a independência e desobediência da humanidade (também conhecida como pecado ) o separou de Deus.

A Origem do Pecado

Por meio da transgressão de Adão, o pecado entrou na raça humana. Mas o assunto não parou por aí. Por aquele primeiro pecado – chamado de Queda do Homem – Adão se tornou um servo do pecado. Sua queda deixou uma marca permanente em toda a humanidade, afetando não apenas Adão, mas todos os seus descendentes.

Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, dessa forma a morte se espalhou para todas as pessoas, porque todos pecaram. (Romanos 5:12, CSB)

Mas Deus já tinha um plano em vigor para lidar com o pecado do homem. A Bíblia conta a história do plano de Deus para a salvação do homem. O único ato de Adão trouxe condenação e punição, mas o único ato de Jesus Cristo traria a salvação:

Sim, o único pecado de Adão traz condenação para todos, mas o único ato de justiça de Cristo traz um relacionamento correto com Deus e uma nova vida para todos. Porque uma pessoa desobedeceu a Deus, muitos se tornaram pecadores. Mas porque outra pessoa obedeceu a Deus, muitos serão feitos justos. (Romanos 5: 18-19, NLT)

Realizações de Adão na Bíblia

Deus escolheu Adão para nomear os animais, tornando-o o primeiro zoólogo. Foi também o primeiro paisagista e horticultor, responsável por cuidar da horta e cuidar das plantas. Ele foi o primeiro homem e o pai de toda a humanidade. Ele era o único homem sem mãe e pai.

Forças

Adão foi feito à imagem de Deus e compartilhou um relacionamento íntimo com seu Criador.

Fraquezas

Adão negligenciou sua responsabilidade dada por Deus. Ele culpou Eva e desculpou-se quando cometeu um pecado. Em vez de admitir seu erro e enfrentar a verdade, ele se escondeu de Deus por vergonha.

Lições de vida

A história de Adão nos mostra que Deus deseja que seus seguidores escolham livremente obedecê- lo e se submeter a ele por amor. Também aprendemos que nada do que fazemos está oculto de Deus. Da mesma forma, não há nenhum benefício para nós quando culpamos os outros por nossas próprias falhas. Devemos aceitar a responsabilidade pessoal.

Cidade natal

Adão começou sua vida no Jardim do Éden, mas mais tarde foi expulso por Deus.

Referências a Adão na Bíblia

Gênesis 1: 26-5: 5; 1 Crônicas 1: 1; Lucas 3:38; Romanos 5:14; 1 Coríntios 15:22, 45; 1 Timóteo 2: 13-14.

Ocupação

Jardineiro, fazendeiro, zelador.

Árvore genealógica

Esposa – Filhos de Eva
– Caim, Abel, Seth e muitos mais filhos.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar