Jesus Cristo – Senhor e Salvador do Mundo

Perfil de Jesus Cristo, a figura central do cristianismo. Jesus de Nazaré – ele é o Cristo, o “Ungido” ou o “Messias”. O nome “Jesus” é derivado da palavra hebraico-aramaica ” Yeshua “, que significa “Yahweh [o Senhor] é salvação”.

O nome “Cristo” é na verdade um título para Jesus. Ele vem da palavra grega “Christos”, que significa “o Ungido”, ou “Messias” em hebraico.

Jesus é a figura central do cristianismo. Sua vida, mensagem e ministério estão narrados nos quatro evangelhos do Novo Testamento.

A maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que Jesus era um professor judeu da Galiléia que realizou muitos milagres de cura e libertação. Ele chamou 12 homens judeus para segui-lo, trabalhando em estreita colaboração com eles para treiná-los e prepará-los para continuar o ministério.

Jesus Cristo foi crucificado em Jerusalém por ordem de Pôncio Pilatos, o governador romano, por reivindicar ser o rei dos judeus. Ele ressuscitou três dias após a sua morte, apareceu aos seus discípulos e depois ascendeu ao céu.

Sua vida e morte proporcionaram o sacrifício expiatório pelos pecados do mundo. O homem foi separado de Deus através do pecado de Adão, mas reconciliado com Deus através do sacrifício de Jesus Cristo. Ele reivindicará sua noiva, a igreja, e depois retornará à sua segunda vinda para julgar o mundo e estabelecer seu reino eterno, cumprindo assim a profecia messiânica.

As realizações de Jesus Cristo

As realizações de Jesus Cristo são numerosas demais para serem listadas. Ele foi concebido do Espírito Santo e nasceu de uma virgem.

Ele viveu uma vida sem pecado. Ele transformou água em vinho, curou muitos enfermos, cegos e aleijados, ele perdoou pecados, ele multiplicou peixes e pães para alimentar milhares em mais de uma ocasião, ele entregou o demônio possuído, ele andou na água, ele acalmou a tempestuosa mar, ele criou crianças e adultos da morte para a vida.

Jesus Cristo proclamou as boas novas do Reino de Deus.

Ele deu a vida e foi crucificado. Ele desceu ao inferno e pegou as chaves da morte e do inferno. Ele ressuscitou dos mortos. Jesus Cristo pagou pelos pecados do mundo e comprou o perdão dos homens. Ele restaurou a comunhão do homem com Deus, abrindo o caminho para a vida eterna. Estas são apenas algumas de suas extraordinárias realizações.

Forças

Embora difícil de entender, a Bíblia ensina e os cristãos acreditam que Jesus é Deus, ou Emanuel, “Deus conosco”. Jesus Cristo sempre existiu e sempre foi Deus (João 8:58 e 10:30).

Para mais informações sobre a divindade de Cristo, visite este estudo da doutrina da trindade.

Fraquezas

Também difícil de entender, mas a Bíblia ensina e a maioria dos cristãos crêem que Jesus Cristo não era apenas totalmente Deus, mas totalmente homem.

Ele se tornou um ser humano para poder se identificar com nossas fraquezas e lutas, e mais importante para que ele pudesse dar a vida para pagar a penalidade pelos nossos pecados (João 1: 1,14; Hebreus 2:17; Filipenses 2: 5 -11).

Confira este recurso para mais informações sobre por que Jesus teve que morrer.

Lições de vida

Mais uma vez, as lições da vida de Jesus Cristo são numerosas demais para serem listadas.

Amor pela humanidade, sacrifício, humildade, pureza, servidão, obediência e devoção a Deus são algumas das lições mais importantes que sua vida exemplificou.

Cidade natal

Jesus Cristo nasceu em Belém da Judéia e cresceu em Nazaré na Galiléia.

Referenciado na Bíblia

Jesus é mencionado mais de 1200 vezes no Novo Testamento. Sua vida, mensagem e ministério estão registrados nos quatro evangelhos do Novo TestamentoMateusMarcosLucas e João.

Ocupação

O pai terreno de Jesus, José, era carpinteiro ou artesão especializado no ofício. Muito provavelmente, Jesus trabalhou ao lado de seu pai José como carpinteiro. No livro de Marcos, capítulo 6, versículo 3, Jesus é referido como carpinteiro.

Árvore genealógica

Pai Celestial – Deus Pai Pai
Terrestre – José
Mãe – Irmãos Maria
– Tiago, José, Judas e Simão (Marcos 3:31 e 6: 3; Mateus 12:46 e 13:55; Lucas 8:19)
Irmãs – Sem nome mas mencionado em Mateus 13: 55-56 e Marcos 6: 3.

A genealogia de Jesus: Mateus 1: 1-17; Lucas 3: 23-37.

Versos-chave

João 14: 6 
.. Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade ea vida, ninguém vem ao Pai senão por mim…

1 Timóteo 2: 5 5 
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus …

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *