Espiritualidade

25 versículos bíblicos sobre a família

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Quando Deus criou os humanos, ele nos projetou para viver em famílias. A Bíblia revela que os relacionamentos familiares são importantes para Deus. A igreja, o corpo universal de crentes, é chamada de família de Deus. Quando recebemos o Espírito de Deus na salvação, somos adotados em sua família. Esta coleção de versículos bíblicos sobre a família o ajudará a enfocar os vários aspectos relacionais de uma unidade familiar piedosa.

25 versículos-chave da Bíblia sobre a família

Na passagem seguinte, Deus criou a primeira família instituindo o casamento inaugural  entre Adão e Eva. Aprendemos com esse relato em Gênesis que o casamento foi ideia de Deus, planejada e estabelecida pelo Criador.

Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe e apegar-se-á à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne. (Genesis 02:24, ESV)

Filhos, honrem seu pai e sua mãe

O quinto dos Dez Mandamentos chama os filhos a honrar seu pai e sua mãe, tratando-os com respeito e obediência. É o primeiro mandamento que vem com uma promessa. Este comando é enfatizado e freqüentemente repetido na Bíblia, e também se aplica a filhos adultos:

“Honre seu pai e sua mãe. Então você viverá uma vida longa e plena na terra que o Senhor seu Deus está lhe dando.” (Ex 20:12, NLT)

temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução. Ouça, meu filho, as instruções de seu pai e não abandone os ensinamentos de sua mãe. Eles são uma guirlanda para enfeitar sua cabeça e uma corrente para enfeitar seu pescoço. (Provérbios 1: 7-9, NIV)

O filho sábio traz alegria ao pai, mas o homem tolo despreza a mãe. (Provérbios 15:20, NIV)

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é certo. “Honra teu pai e tua mãe” (este é o primeiro mandamento com promessa) … (Efésios 6: 1-2, ESV)

Filhos, obedeçam sempre a seus pais, pois isso agrada ao Senhor. (Colossenses 3:20, NLT)

Revele quais números aparecem em SEU gráfico de numerologia »

Inspiração para Líderes de Família

Deus chama seus seguidores para um serviço fiel, e Josué definiu o que isso significava para que ninguém se enganasse. Servir a Deus sinceramente significa adorá-lo de todo o coração, com devoção completa. Josué prometeu ao povo que lideraria pelo exemplo; Ele serviria ao Senhor fielmente e levaria sua família a fazer o mesmo. Os versículos a seguir oferecem inspiração a todos os líderes de família: 

“Mas se você se recusar a servir ao Senhor, então escolha hoje a quem você vai servir. Você prefere os deuses que seus ancestrais serviram além do Eufrates? Ou serão os deuses dos amorreus em cujas terras você agora vive? Mas quanto a mim e minha família, nós serviremos ao Senhor. ” (Josué 24:15, NLT)

Sua esposa será como uma videira frutífera dentro de sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira em volta da sua mesa. Sim, esta será uma bênção para o homem que teme ao Senhor. (Salmo 128: 3-4, ESV)

Crispo, o líder da sinagoga, e todos em sua casa acreditavam no Senhor. Muitos outros em  Corinto também ouviram Paulo, tornaram-se crentes e foram batizados. (Atos 18: 8, NLT)

Portanto, um  presbítero deve ser um homem cuja vida está acima de qualquer reprovação. Ele deve ser fiel à sua esposa. Ele deve exercer autocontrole, viver com sabedoria e ter uma boa reputação. Ele deve gostar de receber convidados em sua casa e deve ser capaz de ensinar. Ele não deve beber muito ou ser violento. Ele deve ser gentil, não brigão e não amar o dinheiro. Ele deve administrar bem sua própria família, tendo filhos que o respeitem e o obedeçam. Pois, se um homem não pode administrar sua própria casa, como pode cuidar da igreja de Deus? (1 Timóteo 3: 2-5, NLT)

Bênçãos para gerações

O amor e a misericórdia de Deus duram para sempre para aqueles que o temem e obedecem aos seus preceitos. Sua bondade fluirá através das gerações de uma família: 

Veja quais números aparecem repetidamente em SEU gráfico de numerologia »

Mas de eternidade a eternidade o amor do Senhor está com aqueles que o temem, e sua justiça com os filhos de seus filhos – com aqueles que guardam seu convênio e se lembram de obedecer aos seus preceitos. (Salmo 103: 17-18,  NIV)

Os perversos morrem e desaparecem, mas a família dos piedosos permanece firme. (Provérbios 12: 7, NLT)

Uma grande família era considerada uma bênção no antigo Israel. Esta passagem transmite a ideia de que as crianças fornecem segurança e proteção para a família:

As crianças são um presente do Senhor; eles são uma recompensa dele. As crianças nascidas de um jovem são como flechas nas mãos de um guerreiro. Quão alegre é o homem cuja aljava está cheia delas! Ele não ficará envergonhado quando confrontar seus acusadores nos portões da cidade. (Salmo 127: 3-5, NLT)

A Escritura sugere que, no final, aqueles que trazem problemas para sua própria família ou não cuidam de seus familiares herdarão nada além da desgraça:

Todo aquele que arruinar sua família herdará apenas o vento, e o tolo será o servo dos sábios. (Provérbios 11:29, NIV)

Um homem ganancioso traz problemas para sua família, mas aquele que odeia subornos viverá. (Provérbios 15:27, NIV)

Mas se alguém não cuida dos seus próprios, e especialmente dos de sua casa, ele negou a fé e é pior do que um descrente. (1 Timóteo 5: 8, NASB)

Uma coroa para o marido

Uma esposa virtuosa – uma mulher de força e caráter – é uma coroa para seu marido. Esta coroa é um símbolo de autoridade, status ou honra. Por outro lado, uma esposa vergonhosa não fará nada além de enfraquecer e destruir seu marido:

Uma esposa de caráter nobre é a coroa de seu marido, mas uma esposa vergonhosa é como a decadência de seus ossos. (Provérbios 12: 4, NIV)

Esses versículos enfatizam a importância de ensinar às crianças a maneira certa de viver:

Oriente seus filhos para o caminho certo e, quando crescerem, não o deixarão. (Provérbios 22: 6, NLT)

Pais, não provoquem a raiva de seus filhos   pela maneira como vocês os tratam. Em vez disso, crie-os com a disciplina e a instrução que vem do Senhor. (Efésios 6: 4, NLT)

A familia de deus

Os relacionamentos familiares são vitais porque são um padrão de como vivemos e nos relacionamos na família de Deus. Quando recebemos o Espírito de Deus na salvação, Deus nos fez filhos e filhas plenos ao nos adotar formalmente em sua família espiritual. Recebemos os mesmos direitos das crianças nascidas nessa família. Deus fez isso por meio de Jesus Cristo:

“Irmãos, filhos da família de Abraão, e os que entre vós temem a Deus, a nós foi enviada a mensagem desta salvação.” (Atos 13:26)

Pois vocês não receberam o espírito de escravidão para voltar ao medo, mas vocês receberam o Espírito de adoção como filhos, pelos quais clamamos: “Aba!  Pai !” (Romanos 8:15, ESV)

Meu coração está cheio de amarga tristeza e infindável tristeza por meu povo, meus irmãos e irmãs judeus. Eu estaria disposto a ser amaldiçoado para sempre – separado de Cristo! – se isso os salvasse. Eles são o povo de Israel, escolhido para ser filho adotivo de Deus. Deus revelou sua glória a eles. Ele fez convênios com eles e deu-lhes sua lei. Ele deu a eles o privilégio de adorá-lo e receber suas promessas maravilhosas. (Romanos 9: 2-4, NLT)

Deus decidiu antecipadamente nos adotar em sua própria família, trazendo-nos a si mesmo por meio de Jesus Cristo. Era isso que ele queria fazer e isso lhe deu grande prazer. (Efésios 1: 5, NLT)

Então agora vocês, gentios, não são mais estranhos e estrangeiros. Vocês são cidadãos junto com todo o povo santo de Deus. Vocês são membros da família de Deus. (Efésios 2:19, NLT)

Por isso me ajoelho diante do Pai, de quem toda família no céu e na terra se chama … (Efésios 3: 14-15, ESV)

Números de anjo comunicados com frequência:

Anjo Número 111 Anjo Número 222 Anjo Número 333 Anjo Número 444 Anjo Número 555 Anjo Número 666 Anjo Número 777 Anjo Número 888 Anjo Número 999

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.