As Lições Espirituais do Livro de Ezequiel para os Dias de Hoje

Livro de Ezequiel: Advertência contra o pecado da idolatria

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O livro de Ezequiel, no Antigo Testamento da Bíblia, não é especificamente uma advertência contra o pecado da idolatria. No entanto, Ezequiel aborda a questão da idolatria e faz advertências contra a adoração de ídolos em várias passagens.

Ezequiel foi um profeta do Antigo Testamento que profetizou durante o período do exílio babilônico, quando muitos israelitas foram levados cativos para a Babilônia. Ele recebeu visões e mensagens de Deus para transmitir ao povo de Israel.

Em Ezequiel 6, por exemplo, Deus fala através do profeta sobre o julgamento que viria sobre o povo por causa de sua idolatria. Ele descreve a destruição e a desolação que viriam sobre os lugares onde os israelitas adoravam ídolos.

Em Ezequiel 8, o profeta é levado em uma visão para o templo de Jerusalém, onde ele testemunha abominações e práticas idólatras sendo realizadas pelos líderes religiosos do povo. Isso inclui a adoração de imagens de deuses estrangeiros.

Em várias outras passagens, Ezequiel condena as práticas idolátricas do povo de Israel e exorta-os a abandonar seus ídolos e voltar-se para Deus. Ele enfatiza a importância de adorar somente ao Senhor e a necessidade de se arrepender dos pecados, incluindo a idolatria.

Embora o livro de Ezequiel não seja especificamente uma “advertência contra o pecado da idolatria” no sentido de um tratado ou manifesto contra essa prática, ele certamente aborda a questão e exorta o povo a abandonar a idolatria e voltar-se para Deus.

Quem escreveu o livro de Ezequiel?

O livro de Ezequiel foi escrito pelo próprio profeta Ezequiel. Ele é considerado o autor principal do livro e relata suas visões, mensagens e experiências durante o período do exílio babilônico. Ezequiel foi um sacerdote e profeta que foi levado cativo para a Babilônia juntamente com outros israelitas após a conquista de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor II, por volta do ano 586 a.C.

Ezequiel escreveu o livro com o propósito de transmitir as mensagens e advertências de Deus ao povo de Israel exilado, assim como registrar suas visões proféticas para as gerações futuras.

O livro de Ezequiel contém uma combinação de narrativas, visões simbólicas, oráculos e instruções divinas, que foram registradas pelo próprio profeta durante seu tempo na Babilônia.

Escrito para

O público principal de Ezequiel eram seus companheiros exilados na Babilônia, mas ele também escreveu aos israelitas em Jerusalém e a todos os leitores posteriores da Bíblia.

Paisagem 

Ezequiel escreveu da Babilônia, mas suas profecias diziam respeito a Israel, Egito e vários países vizinhos.

Temas em Ezequiel

Ezequiel foi chamado para ser um atalaia de Deus com a principal tarefa de alertar seu povo sobre as terríveis consequências do pecado da idolatria.

Aqui reside o tema principal do livro de Ezequiel. Outros temas incluem a soberania de Deus  sobre o mundo inteiro, a santidade de Deus, a adoração correta, líderes corruptos, a restauração de Israel e a vinda de um Messias.

Pensamento para Reflexão

O livro de Ezequiel é sobre idolatria. O primeiro dos Dez Mandamentos  o proíbe severamente: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim.” ( Êxodo  20:2-3 )

Hoje, a idolatria consiste em dar mais importância a qualquer coisa que não seja Deus, desde nossa carreira até dinheiro, fama, poder, bens materiais, celebridades ou outras distrações. Cada um de nós precisa se perguntar: “Deixei que algo além de Deus ocupasse o primeiro lugar em minha vida? Alguma outra coisa se tornou um deus para mim?”

Pontos de interesse

  • O nome de Ezequiel significa “Deus fortalece” ou “que Deus fortaleça”.
  • Mais de 90 vezes, Deus chama Ezequiel de “filho do homem”, termo usado para destacar a humanidade do profeta. O termo também ocorre em Daniel 7:13 . Jesus Cristo  muitas vezes usou esse título para si mesmo, provavelmente uma referência a Daniel, designando sua humanidade e sua missão de salvação.
  • Algumas referências em Ezequiel têm semelhanças impressionantes com o livro profético do Apocalipse . As descrições de Deus e dos querubins  são semelhantes. Ezequiel é instruído a comer um pergaminho, assim como o apóstolo João  foi instruído a comer um livro em Apocalipse. Visões de um rio de vida aparecem em ambos os livros.
  • A frase “eles saberão que eu sou o Senhor” ocorre cerca de 60 vezes no livro. Deus o coloca em seus próximos atos para explicar o motivo da ação.

Personagens-chave no livro de Ezequiel

Ezequiel, os líderes de Israel, a esposa de Ezequiel e o rei Nabucodonosor.

Versículos-chave

Ezequiel 14:6
“Portanto, diga ao povo de Israel: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Arrependam-se! Afaste-se de seus ídolos e renuncie a todas as suas práticas detestáveis!”

Ezekiel 34:23-24
Porei sobre elas um só pastor, o meu servo David, e ele as apascentará; ele cuidará deles e será seu pastor. Eu, o Senhor, serei o Deus deles, e meu servo Davi será o príncipe entre eles. Eu, o Senhor, falei.

Esboço do Livro de Ezequiel:

Profetiza sobre condenação e destruição (1:1 – 24:27)

  • A nomeação de Ezequiel por Deus.
  • Revelações do pecado, o julgamento de Deus.
  • O castigo de Deus é inevitável.

Profecias condenando nações estrangeiras (25:1 – 32:32)

  • Oráculos contra Amon, Moabe, Edom, Filístia, Tiro, Sidon, Egito.
  • Oráculos contra governantes de países estrangeiros.

Profecias de esperança e restauração de Israel (33:1 – 48:35)

  • Pastores que protegerão e restaurarão Israel.
  • Levantar ossos secos; restaurando a esperança.
  • O novo templo cheio da glória de Deus.
  • Dividindo a terra entre as tribos.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar