Habacuque Introdução: Por que Deus permite a injustiça?

Introdução ao Livro de Habacuque

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O livro de Habacuque do Antigo Testamento, escrito há 2.600 anos, é outro texto bíblico antigo que tem uma relevância surpreendente para as pessoas de hoje. Um dos livros dos profetas menores, Habacuque registra um diálogo entre o profeta e Deus. Começa com uma série de perguntas difíceis que expressam as profundas dúvidas e preocupações de Habacuque sobre o mal desenfreado em sua sociedade.

Pergunta para reflexão

Em um momento ou outro, a maioria de nós desejou uma sessão de perguntas e respostas face a face com Deus. Temos alguma queixa secreta ou dúvida incômoda sobre a conduta de Deus que simplesmente não pode esperar até chegarmos ao céu.

Habacuque é uma das poucas pessoas na Bíblia que teve a oportunidade de apresentar suas queixas ao Senhor do Universo. O que você pediria a Deus se tivesse a mesma chance que Habacuque?

Nosso Pai celestial não se importa em ouvir nossas perguntas e dúvidas. O livro de Habacuque contém as respostas que o profeta recebeu de Deus sobre por que ele permite a injustiça.

O escritor de Habacuque, como muitos cristãos modernos , não consegue acreditar no que vê acontecendo ao seu redor. Ele faz perguntas difíceis e diretas a Deus. E como muitas pessoas hoje, ele se pergunta por que um Deus justo não intervém.

No primeiro capítulo, Habacuque pula direto em questões de violência e injustiça, perguntando por que Deus permite tais ultrajes. Os ímpios estão triunfando enquanto os bons sofrem. Deus responde que está levantando os caldeus malvados, outro nome para os babilônios , terminando com a descrição atemporal de que “sua própria força é seu deus”.

Enquanto Habacuque reconhece o direito de Deus de usar os babilônios como seu instrumento de punição, o profeta reclama que Deus torna os humanos como peixes indefesos, à mercê dessa nação cruel. No capítulo dois, Deus responde que Babilônia é arrogante, então segue com uma das declarações mais significativas de toda a Bíblia:

“O justo viverá pela sua fé”. (Habacuque 1:4)

Os crentes devem confiar em Deus , não importa o que aconteça. Este mandamento era especialmente adequado no Antigo Testamento antes da vinda de Jesus Cristo , mas também se tornou uma palavra de ordem repetida pelo apóstolo Paulo e pelo autor de Hebreus no Novo Testamento .

Deus então lança cinco “oráculos de ai” contra os babilônios, cada um consistindo em uma declaração de seu pecado seguida de punição vindoura. Deus condena sua ganância, violência e idolatria, prometendo fazê-los pagar.

Habacuque responde com uma longa oração no capítulo três. Em termos altamente poéticos, ele exalta o poder do Senhor, dando exemplo após exemplo do poder irresistível de Deus sobre as nações da terra. Ele expressa confiança na capacidade de Deus de fazer todas as coisas certas em seu próprio tempo.

Finalmente, Habacuque, que começou o livro com frustração e luto, termina regozijando-se no Senhor. Ele promete que não importa quão ruim as coisas fiquem em Israel, o profeta verá além das circunstâncias e saberá que Deus é sua esperança segura.

Autor de Habacuque

O profeta Habacuque é o autor do livro.

Data de Gravação

Entre 612 e 588 aC.

Escrito para

O povo do reino meridional de Judá e todos os leitores posteriores da Bíblia.

Paisagem do Livro de Habacuque

Judá, Babilônia.

Temas em Habacuque

A vida é desconcertante. Em ambos os níveis global e pessoal, a vida é muitas vezes impossível de entender. Habacuque reclamou das injustiças da sociedade, como o triunfo da maldade sobre a bondade e a falta de sentido da violência.

Embora ainda nos preocupemos com essas coisas hoje, cada um de nós também se preocupa com os eventos perturbadores em nossa própria vida, incluindo perda , doença e decepção . Mesmo que as respostas de Deus às nossas orações não nos satisfaçam, podemos confiar em seu amor ao enfrentarmos as tragédias que nos confrontam.

Deus está no controle . Não importa o quão ruim as coisas fiquem, Deus ainda está no controle. No entanto, seus caminhos estão tão acima dos nossos que não podemos entender seus planos. Muitas vezes fantasiamos sobre o que faríamos se fôssemos Deus, esquecendo que Deus conhece o futuro e como tudo vai acabar.

Deus pode ser confiável . No final de sua oração, Habacuque confessou sua confiança em Deus. Nenhum poder é maior que Deus. Ninguém é mais sábio do que Deus. Ninguém é perfeito, exceto Deus. Deus é o executor da justiça suprema, e podemos ter certeza de que ele corrigirá todas as coisas em seu próprio tempo. 

Personagens-chave

Deus, Habacuque e o império babilônico.

Versículos-chave

Habacuque 1:2
“Até quando, Senhor, devo pedir ajuda, mas você não ouve?” 

Habacuque 1:5
“Olhe para as nações e observe – e fique totalmente maravilhado. Pois vou fazer algo em seus dias que você não acreditaria, mesmo que lhe dissessem”.

Habacuque 3:18
“… todavia, me alegrarei no Senhor, exultarei em Deus meu Salvador.”

Esboço de Habacuque

  • As queixas de Habacuque e as respostas de Deus (1:2 – 2:20)
  • A oração de Habacuque e a confiança em Deus (3:1-19)

Fontes

  • Bíblia de Estudo ESV, Bíblias Crossway
  • Bíblia de estudo de aplicação para a vida, Tyndale House e Zondervan

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar