Os dez mandamentos - Quais são os dez mandamentos?

Quais são os dez mandamentos?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Os Dez Mandamentos, ou as Tábuas da Lei, são os mandamentos que Deus deu ao povo de Israel por meio de Moisés depois de conduzi-los para fora do Egito. Em essência, os Dez Mandamentos são um resumo das centenas de leis encontradas no Antigo Testamento. Esses mandamentos são considerados a base para a conduta moral, espiritual e ética por judeus e cristãos.

Quais são os dez mandamentos?

  • Os Dez Mandamentos referem-se a duas tábuas de pedra que Deus deu a Moisés e ao povo de Israel no Monte Sinai.
  • Nelas estavam inscritas “dez palavras” que serviram de base para toda a Lei mosaica.
  • As palavras foram escritas pelo “dedo de Deus” ( Êxodo 31:18 ).
  • Moisés quebrou as primeiras tábuas ao descer da montanha e as jogou no chão ( Êxodo 32:19 ).
  • O Senhor ordenou a Moisés que trouxesse para ele um segundo conjunto no qual Deus escreveu “as palavras que estavam nas primeiras tábuas” ( Êxodo 34: 1 ).
  • Essas tábuas foram posteriormente colocadas na arca da aliança ( Deuteronômio 10: 51 Reis 8: 9 ).
  • A lista completa de mandamentos está registrada em Êxodo 20: 1-17 e Deuteronômio 5: 6-21.
  • O título “Dez Mandamentos” vem de três outras passagens: Êxodo 34:28Deuteronômio 4:13; e 10: 4.

Na língua original, os Dez Mandamentos são chamados de “Decálogo” ou “Dez Palavras”. Essas dez palavras foram ditas por Deus, o legislador, e não foram o resultado da legislação humana. Eles foram escritos em duas tábuas de pedra. A Enciclopédia Baker da Bíblia explica:

“Isso não significa que cinco mandamentos foram escritos em cada tábua; em vez disso, todos os 10 foram escritos em cada tábua, a primeira tábua pertencente a Deus, o legislador, a segunda tábua pertencente a Israel, o recipiente.”

A sociedade de hoje abraça o relativismo cultural, que é uma ideia que rejeita a verdade absoluta. Para cristãos e judeus, Deus nos deu a verdade absoluta na inspirada Palavra de Deus.

Por meio dos Dez Mandamentos, Deus deu a seu povo regras básicas de comportamento para uma vida correta e espiritual. Os mandamentos descrevem os absolutos de moralidade que Deus planejou para seu povo.

Os mandamentos se aplicam a duas áreas: os quatro primeiros dizem respeito ao nosso relacionamento com Deus, os últimos seis tratam de nosso relacionamento com outras pessoas.

Paráfrase dos Dez Mandamentos dos dias modernos

As traduções dos Dez Mandamentos podem variar amplamente, com algumas formas soando antiquadas e artificiais aos ouvidos modernos. Aqui está uma paráfrase moderna dos Dez Mandamentos, incluindo breves explicações. 

    1. Não adore nenhum outro deus além do único Deus verdadeiro. Todos os outros deuses são falsos deuses. Adore apenas a Deus.
    2. Não faça ídolos ou imagens na forma de Deus. Um ídolo pode ser qualquer coisa (ou qualquer pessoa) que você adore, tornando-o mais importante do que Deus. Se algo (ou alguém) tem seu tempo, atenção e afeição, tem sua adoração. Pode ser um ídolo em sua vida. Não deixe nada tomar o lugar de Deus em sua vida.
    3. Não trate o nome de Deus levianamente ou com desrespeito. Por causa da importância de Deus, seu nome deve ser sempre falado com reverência e honra. Sempre honre a Deus com suas palavras.
    4. Dedique ou reserve um dia regular a cada semana para descanso e adoração ao Senhor.
    5. Honre seu pai e sua mãe tratando-os com respeito e obediência.
    6. Não mate deliberadamente outro ser humano. Não odeie as pessoas nem as machuque com palavras e ações.
    7. Não tenha relações sexuais com outra pessoa que não seja seu cônjuge. Deus proíbe o sexo fora dos limites do casamento. Respeite o seu corpo e o corpo das outras pessoas.
  1. Não roube ou pegue nada que não pertença a você, a menos que você tenha permissão para fazê-lo.
  2. Não diga uma mentira sobre alguém ou faça uma acusação falsa contra outra pessoa. Sempre fale a verdade.
  3. Não deseje nada ou ninguém que não pertença a você. Comparar-se com os outros e desejar ter o que eles têm pode causar ciúme, inveja e outros pecados. Contente-se focalizando as bênçãos que Deus lhe deu e não o que ele não lhe deu. Seja grato pelo que Deus lhe deu.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar