Pin It
Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Descubra como elaborar suar primeiras mensagens de forma prática, simples e eficaz!

Guia universal como elaborar sermões com facilidade

A Bíblia

Conheça o Apóstolo João: ‘O Discípulo Jesus Amava’

Conheça o Apóstolo João: ‘O Discípulo Jesus Amava’

apóstolo João teve a distinção de ser um amigo querido de Jesus Cristo, escritor de cinco livros do Novo Testamento e um pilar da igreja cristã primitiva.

João e seu irmão Tiago, outro discípulo de Jesus, eram pescadores no mar da Galiléia quando Jesus os chamou para segui-lo. Mais tarde, eles se tornaram parte do círculo íntimo de Cristo, junto com o apóstolo Pedro. Esses três (Pedro, Tiago e João) tiveram o privilégio de estar com Jesus na ressurreição da filha de Jairo dos mortos, na transfiguração e durante a agonia de Jesus no Getsêmani.

Em uma ocasião, quando uma aldeia samaritana rejeitou Jesus, Tiago e João perguntaram se deveriam chamar fogo do céu para destruir o lugar. Isso lhes valeu o apelido de Boanerges, ou “filhos do trovão”.

Um relacionamento anterior com José Caifás permitiu que João estivesse presente na casa do sumo sacerdote durante o julgamento de Jesus. Na cruz, Jesus confiou o cuidado de sua mãe, Maria, a um discípulo sem nome, provavelmente João, que a levou para sua casa (João 19:27). Alguns estudiosos especulam que João pode ter sido primo de Jesus.

João serviu a igreja em Jerusalém por muitos anos, depois mudou-se para trabalhar na igreja em Éfeso. Uma lenda infundada sustenta que João foi levado a Roma durante uma perseguição e jogado no óleo fervente, mas saiu ileso.

A Bíblia nos diz que João foi posteriormente exilado na ilha de Patmos. Ele supostamente sobreviveu a todos os discípulos, morrendo de velhice em Éfeso, talvez por volta de AD

98

O Evangelho de João é notavelmente diferente de MateusMarcos e Lucas, os três evangelhos sinópticos, que significa “visto com o mesmo olho” ou do mesmo ponto de vista.

João enfatiza continuamente que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus, enviado pelo Pai para tirar os pecados do mundo. Ele usa muitos títulos simbólicos para Jesus, como o Cordeiro de Deus, a ressurreição e a videira.

Ao longo do Evangelho de João, Jesus usa a frase “eu sou”, inequivocamente identificando-se com Jeová, o Grande “EU SOU” ou Deus eterno.

Embora João não se mencione pelo nome em seu próprio evangelho, ele se refere a si mesmo quatro vezes como “o discípulo que Jesus amava”.

Realizações do apóstolo João

João foi um dos primeiros discípulos escolhidos. Ele era um ancião da igreja primitiva e ajudou a espalhar a mensagem do evangelho. Ele é creditado com a escrita do Evangelho de João; as letras 1 João, 2 João e 3 João; e o livro do Apocalipse.

João era um membro do círculo interno de três que acompanhavam Jesus, mesmo quando os outros estavam ausentes. Paulo chamou João de um dos pilares da igreja de Jerusalém:

… e quando Tiago, Cefas e João, que pareciam ser colunas, perceberam a graça que me foi dada, deram a mão direita de companheirismo a Barnabé e a mim, que deveríamos ir aos gentios e eles aos circuncidados . Apenas pediram que nos lembrássemos dos pobres, a mesma coisa que eu estava ansioso para fazer. (Gálatas, 2: 6-10,)

Pontos Fortes de João

João era especialmente leal a Jesus. Ele foi o único dos 12 apóstolos presentes na cruz. Depois do Pentecostes, João uniu-se a Pedro para pregar o evangelho sem medo em Jerusalém e sofreu espancamentos e aprisionamento por ele.

João sofreu uma notável transformação como discípulo, do filho do Trovão de temperamento brando ao apóstolo compassivo do amor. Porque João experimentou o amor incondicional de Jesus em primeira mão, ele pregou esse amor em seu evangelho e cartas.

Fraquezas de João

Às vezes, João não entendia a mensagem de perdão de Jesus, como quando ele pedia para chamar fogo aos incrédulos. Ele também pediu uma posição favorecida no reino de Jesus.

Lições de vida do apóstolo João

Cristo é o Salvador que oferece a cada pessoa a vida eterna. Se seguirmos a Jesus, estamos seguros do perdão e da salvação. Como Cristo nos ama, devemos amar os outros. Deus é amor e nós, como cristãos, devemos ser canais do amor de Deus aos nossos vizinhos.

Cidade natal

Cafarnaum

Referências ao apóstolo João na Bíblia

João é mencionado nos quatro Evangelhos, no livro de Atos e como o narrador do Apocalipse.

Ocupação

Pescador, discípulo de Jesus, evangelista, autor das Escrituras.

Árvore genealógica

Pai –
Mãe Zebedeu – Salomé
Irmão – Tiago

Versos-chave

João 11: 25-26 
Jesus disse-lhe: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim viverá, mesmo que morra; e todo aquele que vive e acredita em mim nunca morrerá. Você crê nisso?”

1 João 4: 16-17 
E assim sabemos e confiamos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor. Quem vive em amor vive em Deus e Deus nele.

Apocalipse 22: 12-13 
“Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, e eu darei a todos segundo o que ele fez. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o o fim.”

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




GUIA UNIVERSAL

COMO ELABORAR SERMÕES EFICAZES

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.