Guia de Estudo da História Bíblica do Dia de Pentecostes

Guia de Estudo da História Bíblica do Dia de Pentecostes

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O Dia de Pentecostes é um evento significativo na história bíblica e é celebrado por cristãos em todo o mundo. É relatado no Novo Testamento, no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2. Aqui está um guia de estudo para ajudar você a entender melhor a história bíblica do Dia de Pentecostes:

Contexto histórico:

    • Antes do Dia de Pentecostes, Jesus Cristo havia ressuscitado dos mortos e aparecido aos seus discípulos por cerca de 40 dias.
    • Ele instruiu seus discípulos a esperarem em Jerusalém pela promessa do Pai, o batismo no Espírito Santo.

O dia de Pentecostes:

    • O Dia de Pentecostes ocorre cinquenta dias após a Páscoa judaica, no final das sete semanas da colheita de grãos.
    • Os discípulos estavam reunidos em Jerusalém, no cenáculo, quando aconteceu o evento do Pentecostes.

O derramamento do Espírito Santo:

    • De repente, veio do céu um som como o de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam reunidos.
    • Línguas de fogo apareceram e pousaram sobre cada um deles.
    • Todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas diferentes, conforme o Espírito lhes concedia capacidade de expressão.

O impacto do evento:

    • Jerusalém estava cheia de judeus devotos de várias partes do mundo para a festa de Pentecostes.
    • Quando ouviram o som e viram o que estava acontecendo, ficaram perplexos e maravilhados.
    • Pedro, um dos discípulos de Jesus, levantou-se e pregou um poderoso sermão, explicando que o que estavam presenciando era o cumprimento das profecias do Antigo Testamento sobre o derramamento do Espírito Santo nos últimos dias.

Resultados do Dia de Pentecostes:

    • Três mil pessoas se converteram ao cristianismo naquele dia, batizando-se e se juntando à comunidade cristã.
    • Os discípulos continuaram a pregar o Evangelho e realizar milagres pelo poder do Espírito Santo.

Significado teológico:

    • O Dia de Pentecostes é visto como o nascimento da Igreja Cristã, quando o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes.
    • O evento marca a capacitação dos discípulos para testemunhar e espalhar a mensagem de Jesus por todo o mundo.

Celebração do Dia de Pentecostes:

    • O Dia de Pentecostes é comemorado por cristãos em todo o mundo como uma festa religiosa.
    • As igrejas realizam cultos especiais, enfatizando o poder do Espírito Santo e a importância da evangelização.

Um dia de Pentecostes como nenhum outro

No livro de Atos do Novo Testamento , lemos sobre um evento incomum no dia de Pentecostes. Cerca de 40 dias após a ressurreição de Jesus , os 12 apóstolos e outros primeiros seguidores estavam reunidos em uma casa em Jerusalém para celebrar o tradicional Pentecostes judaico. Também estavam presentes a mãe de Jesus, Maria , e outras seguidoras. De repente, um vento terrível veio do céu e encheu o lugar:

No dia de Pentecostes todos os crentes estavam reunidos em um só lugar. De repente, houve um som do céu, como o rugido de uma forte tempestade de vento, e encheu a casa onde eles estavam sentados.

Então, o que parecia chamas ou línguas de fogo apareceu e pousou em cada um deles. E todos os presentes ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia essa habilidade. (Atos 2:1-4)

Imediatamente, os discípulos foram cheios do Espírito Santo , fazendo-os falar em línguas . A multidão de visitantes ficou surpresa porque cada peregrino ouviu os apóstolos falando com ele ou ela em sua própria língua estrangeira. Algumas pessoas na multidão pensaram que os apóstolos estavam bêbados.

Aproveitando o momento, o  apóstolo Pedro se levantou e se dirigiu à multidão reunida naquele dia. Ele explicou que as pessoas não estavam bêbadas, mas capacitadas pelo Espírito Santo.

Este foi o cumprimento da profecia no livro de Joel do Antigo Testamento de que o Espírito Santo seria derramado sobre todas as pessoas. Isso marcou um ponto de virada na igreja primitiva. Com a capacitação do Espírito Santo, Pedro pregou ousadamente a eles sobre Jesus Cristo e o plano de salvação de Deus .

A multidão ficou tão comovida quando Pedro lhes contou sobre sua participação na crucificação de Jesus que perguntaram aos apóstolos: “Irmãos, o que devemos fazer?” (Atos 2:37).

A resposta certa, disse-lhes Pedro, era arrepender-se e ser batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão de seus pecados . Ele prometeu que eles também receberiam o dom do Espírito Santo.

Levando a sério a mensagem do evangelho, Atos 2:41 registra que cerca de 3.000 pessoas foram batizadas e adicionadas à incipiente igreja cristã naquele dia de Pentecostes.

Pontos de Interesse do Relato do Dia de Pentecostes

  • Os apóstolos haviam escolhido Matias para substituir Judas Iscariotes , que se enforcara. Isso trouxe seu número de volta para 12.
  • Antes de sua ascensão ao céu, Jesus havia prometido a seus discípulos que enviaria o Espírito Santo para dar-lhes força e sabedoria para espalhar o evangelho por todo o mundo: “Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós. E sereis minhas testemunhas, contando às pessoas sobre mim em todos os lugares – em Jerusalém, em toda a Judéia, em Samaria e até os confins da terra”. (Atos 1:8). Assim, os eventos do Dia de Pentecostes foram vistos como o cumprimento dessa profecia crucial. 
  • A capacidade dos apóstolos de se dirigirem aos visitantes estrangeiros em suas próprias línguas foi um milagre de Deus. Depois de serem cheios do Espírito Santo, a Bíblia diz que os 12 discípulos realizaram muitos outros milagres e sinais maravilhosos.
  • Desde o início da igreja, conforme demonstrado neste dia de Pentecostes no livro de Atos, Deus ofereceu a salvação a todas as nações. Os cristãos acreditam firmemente que quem invocar o nome de Jesus, se arrepender e crer nele será salvo: “Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (Romanos 10:13 NLT; veja também Atos 2:21)
  • O vento impetuoso enchendo toda a casa é uma reminiscência da presença de Deus enchendo o templo no Antigo Testamento (2 Crônicas 7:1; Ezequiel 43:5). Como o vento, o fogo também está associado à presença de Deus na Bíblia (Êxodo 3:2).
  • A crença na presença real do Espírito Santo, conforme descrito neste relato do Dia de Pentecostes, é parte integrante da fé cristã. Hoje, 2.000 anos depois, os crentes ainda estão cheios do poder do Espírito Santo e invocam o Espírito sempre que precisam de força ou orientação.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar