Livro de Joel Introdução: O Dia do Senhor está chegando

Livro de Joel Introdução: O Dia do Senhor está chegando

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O tema que atravessa o livro de Joel é: “O dia do Senhor está chegando!” O profeta Joel ecoou uma advertência sobre o julgamento que se aproximava, quando Deus  puniria os ímpios e recompensaria os fiéis.

livro de joel

  • Um dos 12 profetas menores, Joel escreveu a maior parte de seu livro de 73 versos na forma de um poema.
  • Joel significa “Yahweh é Deus”.
  • Os gafanhotos  são semelhantes aos gafanhotos e podem se reunir em enxames de milhões de insetos, arrancando plantações, árvores e grama em seu caminho. Tanto nos tempos antigos quanto hoje, não havia como detê-los quando atingiam.
  • Os estudiosos da Bíblia estão divididos sobre o significado dos gafanhotos em Joel. Alguns os consideram simbólicos de um exército que se aproxima, enquanto outros pensam que eram uma praga real de insetos.
  • Joel menciona uma lua de sangue  (Joel 2:31), o assunto de livros recentes que predizem o julgamento futuro, também mencionado em Atos 2:20  como um presságio do dia do Senhor.

Fundo

O profeta Joel, filho de Petuel, é o autor do livro de Joel. O livro foi escrito de Jerusalém entre 835 – 796 AC para o povo de Israel e para todos os leitores posteriores da Bíblia.

Resumo

O livro de Joel começa com o relato de um enxame de gafanhotos iminente e suas consequências. Aos milhões, gafanhotos vorazes se abaterão sobre Israel, devorando cada planta à vista. Joel os descreve destruindo plantações de trigo e cevada, derrubando árvores até a casca, arruinando videiras para que nenhuma oferenda de vinho pudesse ser feita ao Senhor. A paisagem outrora exuberante rapidamente se torna um terreno baldio.

Joel chama o povo a se arrepender  de seus pecados e implora que se vistam de pano de saco e cinzas. Ele prediz um poderoso exército, descendo do norte no dia do Senhor. As defesas falham contra eles. Como os gafanhotos, eles devastam a terra.

“Volte para o Senhor seu Deus”, Joel clamou, “porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em amor, e ele se arrepende de enviar calamidade”. (Joel 2:13)

Deus prometeu restaurar Israel, mais uma vez transformando-o em uma terra de abundância. Ele disse que derramaria seu Espírito  sobre o povo. Naqueles dias o Senhor julgará as nações, disse Joel, e habitará entre o seu povo.

Segundo o apóstolo Pedro, esta profecia de Joel foi cumprida 800 anos depois, no Pentecostes , após a morte sacrificial e ressurreição de Jesus Cristo  (Atos 2:14-24) .

A profecia de Joel também continha um prenúncio de um dia futuro muito maior do Senhor: o julgamento final de Deus sobre o pecado na Grande Tribulação. Olhando ainda mais para o futuro, ele também viu as bênçãos do Milênio.

Temas do Livro de Joel

Deus é justo, punindo o pecado. No entanto, Deus também é misericordioso, oferecendo perdão  aos que se arrependem. O dia do Senhor, termo usado por outros profetas, aparece com destaque em Joel. Enquanto os ímpios têm muito a temer quando o Senhor vier, os crentes podem se alegrar porque seus pecados foram perdoados.

O chamado de Deus não é apenas para retornar a ele, mas para retornar com todo o seu coração. Compromisso completo é o caminho de Deus para a bênção.

O livro de Joel lembra os leitores a estarem atentos aos julgamentos passados ​​e futuros do Senhor e os encoraja a buscar sempre a presença de Deus e viver para agradá-lo.

Versículos-chave

Joel 1:15
Porque o dia do Senhor está próximo; virá como destruição do Todo-Poderoso.

Joel 2:28
“E depois derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Seus filhos e filhas profetizarão, seus velhos terão sonhos, seus jovens terão visões.”

Joel 3:16
O SENHOR rugirá de Sião e trovejará de Jerusalém; a terra e o céu tremerão. Mas o Senhor será um refúgio para o seu povo, uma fortaleza para o povo de Israel.

Esboço do Livro de Joel

  • Joel 1:1-20 : Gafanhotos invadem Israel, sinalizando a vinda do dia do Senhor.
  • Joel 2:1-17 : Um exército estrangeiro troveja para entregar o castigo de Deus.
  • Joel 2:18-32 : Sempre misericordioso, Deus restaura Israel.
  • Joel 3:1-21 : Deus julga as nações e então habita entre seu povo.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar