Como a Bíblia define a fé? A fé é o combustível da vida cristã

Como a Bíblia define a fé?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A fé é definida como uma crença com forte convicção; crença firme em algo para o qual pode não haver prova tangível; total confiança, segurança, confiança ou devoção. A fé é o oposto da dúvida.

O Dicionário Webster’s New World College define fé como “crença inquestionável que não requer prova ou evidência; crença inquestionável em Deus, dogmas religiosos”.

O que é fé?

  • A fé é o meio pelo qual os crentes vêm a Deus e colocam sua confiança Nele para a salvação. 
  • Deus dá aos crentes a fé necessária para crer Nele: “Porque é pela graça que fostes salvos, pela fé – e isto não vem de vós, é dom de Deus – não pelas obras, para que ninguém se glorie ”(Efésios 2: 8–9).
  • Toda a vida cristã é vivida no fundamento da fé (Romanos 1:17; Gálatas 2:20).

Definida pela fé

Bíblia dá uma breve definição de fé em Hebreus 11: 1:

“Agora, fé é ter certeza do que esperamos e certeza do que não vemos.”

O que esperamos? Esperamos que Deus seja confiável e honre suas promessas. Podemos ter certeza de que suas promessas de salvaçãovida eterna e um corpo ressuscitado serão nossas algum dia, com base em quem é Deus.

A segunda parte desta definição reconhece nosso problema: Deus é invisível. Também não podemos ver o céu. A vida eterna, que começa com nossa salvação individual aqui na terra, também é algo que não vemos, mas nossa fé em Deus nos torna certos dessas coisas. Novamente, não contamos com provas científicas tangíveis, mas com a confiabilidade absoluta do caráter de Deus.

Onde podemos aprender sobre o caráter de Deus para que possamos ter fé nele? A resposta óbvia é a Bíblia, na qual Deus se revela totalmente a seus seguidores. Tudo o que precisamos saber sobre Deus se encontra lá, e é uma imagem precisa e detalhada de sua natureza.

Uma das coisas que aprendemos sobre Deus na Bíblia é que ele é incapaz de mentir. Sua integridade é perfeita; portanto, quando ele declara que a Bíblia é verdadeira, podemos aceitar essa declaração, com base no caráter de Deus. Muitas passagens da Bíblia são difíceis de entender, mas os cristãos as aceitam por causa da fé em um Deus confiável.

Por que precisamos de fé

A Bíblia é o livro de instruções do Cristianismo. Não apenas diz aos seguidores em quem devemos ter fé, mas por que devemos ter fé nele.

Em nossa vida cotidiana, os cristãos são assaltados por todas as partes por dúvidas. A dúvida era o segredinho sujo do apóstolo Tomé, que viajou com Jesus Cristo por três anos, ouvindo-o todos os dias, observando suas ações, até mesmo observando-o ressuscitar pessoas dos mortos. Mas quando se tratou da ressurreição de Cristo , Tomé exigiu uma prova sensível:

Então (Jesus) disse a Tomé: “Põe o dedo aqui; veja minhas mãos. Estenda sua mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e acredite. ” (João 20:27)  

Thomas era o duvidoso mais famoso da Bíblia. Do outro lado da moeda, em Hebreus capítulo 11, a Bíblia apresenta uma lista impressionante de crentes heróicos do Antigo Testamento em uma passagem freqüentemente chamada de  “Hall da Fama da Fé “. Esses homens e mulheres e suas histórias se destacam para encorajar e desafiar nossa fé.

Para os crentes, a fé inicia uma cadeia de eventos que leva ao céu:

  • Pela fé pela graça de  Deus, os cristãos são perdoados. Recebemos o presente da salvação pela fé no  sacrifício de Jesus Cristo.
  • Ao confiar totalmente em Deus por meio da fé em Jesus Cristo, os crentes são salvos do julgamento de Deus sobre o pecado e suas consequências.
  • Finalmente, pela graça de Deus, nós nos tornamos heróis da fé, seguindo o Senhor em aventuras cada vez maiores na fé.

Como Obter Fé

Infelizmente, um dos grandes equívocos na vida cristã é que podemos criar a fé por nós mesmos. Não podemos.

Lutamos para fortalecer a fé fazendo obras cristãs, orando mais, lendo mais a Bíblia; em outras palavras, fazendo, fazendo, fazendo. Mas as Escrituras dizem que não é assim que entendemos:

“Porque fostes salvos pela graça, pela fé – e isto não de vós, é dom de Deus – não pelas obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2: 8–9). 

Martinho Lutero, um dos primeiros reformadores cristãos, insistiu que a fé vem de Deus operando em nós e de nenhuma outra fonte: 

“Peça a Deus para operar a fé em você, ou você permanecerá para sempre sem fé, não importa o que você queira, diga ou possa fazer.”

Lutero e outros teólogos dão grande importância ao ato de ouvir o evangelho sendo pregado:

“Pois Isaías diz: ‘Senhor, quem creu no que ele tem ouvido de nós?’ Portanto, a fé vem de ouvir, e ouvir por meio da palavra de Cristo. ” (Romanos 10: 16-17,) 

É por isso que o sermão se tornou a peça central dos serviços de adoração protestantes. A Palavra de Deus falada tem poder sobrenatural para edificar a fé nos ouvintes. A adoração corporativa é vital para promover a fé à medida que a Palavra de Deus é pregada.

Quando um pai perturbado veio a Jesus pedindo que seu filho endemoninhado fosse curado, o homem proferiu este apelo comovente:

“Imediatamente o pai do menino exclamou: ‘Eu acredito; ajude-me a superar minha incredulidade! ‘”(Marcos 9:24,)

O homem sabia que sua fé era fraca, mas teve bom senso o suficiente para ir ao lugar certo em busca de ajuda: Jesus.

A fé é o combustível da vida cristã:

“Porque vivemos pela fé, não pelo que vemos” (2 Coríntios 5: 7,).

Muitas vezes é difícil ver através da névoa deste mundo e além dos desafios desta vida. Nem sempre podemos sentir a presença de Deus ou compreender Sua orientação. É preciso fé para encontrar Deus e fé para manter nossos olhos Nele para que perseveremos até o fim (Hebreus 11: 13-16).

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar