A História de Noé e o Dilúvio Guia de Estudo Bíblico

A História de Noé e o Dilúvio Guia de Estudo Bíblico

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A história de Noé e o dilúvio se desenrola em Gênesis  6:1-11:32. Ao longo da história, à medida que os filhos de Adão povoavam a terra, os humanos continuaram a ultrapassar os limites que Deus havia colocado sobre eles. Sua crescente desobediência fez com que Deus reafirmasse seu senhorio arquitetando um novo começo que daria à raça humana outra oportunidade de obediência .

A consequência da corrupção generalizada da humanidade foi um grande dilúvio que efetivamente acabou com tudo, exceto um remanescente de vida na terra. A graça de Deus preservou a vida de oito pessoas—Noé e sua família. Então Deus fez uma promessa de aliança de nunca mais destruir a terra pelo dilúvio.

Pergunta para reflexão

Noé era justo e irrepreensível, mas não era sem pecado (veja Gênesis 9:20-21). A Bíblia diz que Noé agradou a Deus e achou graça porque ele amava a Deus e lhe obedeceu de todo o coração. Como resultado, Noé deu o exemplo para toda a sua geração.

Embora todos ao seu redor seguissem o mal em seus corações, Noé seguiu a Deus. Sua vida é um exemplo ou você é influenciado negativamente pelas pessoas ao seu redor?

A História de Noé e o Dilúvio

Deus viu quão grande a maldade se tornou e decidiu varrer a humanidade da face da terra. Mas um homem justo entre todas as pessoas daquele tempo, Noé, achou favor aos olhos de Deus.

Com instruções muito específicas, Deus disse a Noé para construir uma arca para ele e sua família em preparação para um dilúvio catastrófico que destruiria todos os seres vivos na terra.

Deus também instruiu Noé a trazer para dentro da arca dois de todos os seres vivos, tanto machos como fêmeas, e sete pares de todos os animais limpos, junto com todo tipo de alimento a ser armazenado para os animais e sua família enquanto estivessem na arca. Noé obedeceu a tudo o que Deus lhe ordenou que fizesse.

Depois que Noé e sua família entraram na arca, a chuva caiu por um período de quarenta dias e noites. As águas inundaram a terra por cento e cinquenta dias, e todos os seres vivos foram destruídos.

À medida que as águas baixavam, a arca parou nas montanhas de Ararate. Noé e sua família continuaram esperando por quase mais oito meses enquanto a superfície da terra secava.

Finalmente, depois de um ano inteiro, Deus convidou Noé a sair da arca. Imediatamente, Noé construiu um altar e ofereceu sacrifícios queimados com alguns dos animais limpos para dar graças a Deus pela libertação. Deus se agradou das ofertas e prometeu nunca mais destruir todos os seres viventes como acabara de fazer.

Mais tarde, Deus estabeleceu uma aliança com Noé: “Nunca mais haverá um dilúvio para destruir a terra.” Como sinal desta aliança eterna, Deus colocou um arco-íris no céu.

Contexto histórico

Muitas culturas antigas ao redor do mundo registram a história de um grande dilúvio do qual apenas um homem e sua família escaparam construindo um barco. Os relatos mais próximos da narrativa bíblica se originam na Mesopotâmia a partir de textos que datam por volta de 1600 AC.

Noé era neto de Matusalém , a pessoa mais velha da Bíblia, que morreu aos 969 anos no ano do dilúvio. O pai de Noé era Lameque, mas não sabemos o nome de sua mãe. Noé era um descendente da décima geração de Adão, o primeiro ser humano na terra.

As Escrituras nos dizem que Noé era um fazendeiro (Gênesis 9:20). Ele já tinha 500 anos quando teve três filhos: Sem, Cão e Jafé . Noé viveu 350 anos após o dilúvio e morreu aos 950 anos.

Principais temas e lições de vida

Os dois temas principais na história de Noé e do dilúvio são o julgamento de Deus sobre o pecado e suas boas novas de libertação e salvação para aqueles que confiam nele.

O propósito de Deus no dilúvio não era destruir as pessoas, mas destruir a maldade e o pecado . Antes de Deus decidir varrer o povo da face da terra, ele primeiro advertiu Noé, fazendo uma aliança para salvar Noé e sua família.

Durante todo o tempo em que Noé e sua família trabalharam constantemente para construir a arca (120 anos), Noé também pregou uma mensagem de arrependimento. Com o julgamento vindouro, Deus providenciou bastante tempo e uma maneira de escapar para aqueles que olhariam para ele com fé. Mas a geração perversa ignorou a mensagem de Noé.

A história de Noé serve como um exemplo de vida justa e fé duradoura diante de tempos completamente imorais e sem fé.

É importante notar que o pecado não foi apagado pelo dilúvio. Noé foi descrito na Bíblia como “justo” e “irrepreensível”, mas não era sem pecado. Sabemos que depois do dilúvio, Noé bebeu vinho e ficou bêbado (Gênesis 9:21). No entanto, Noé não se comportou como os outros ímpios de sua época, mas sim, “ andou com Deus ”.

Pontos de interesse

  • O livro de Gênesis considera o dilúvio como uma grande linha divisória na história mundial, como se Deus estivesse apertando o botão de reset. A terra foi devolvida ao caos aquático primordial que existia antes de Deus começar a falar de vida em Gênesis 1:3.
  • Como Adão antes dele, Noé se tornou o pai da raça humana. Deus disse a Noé e sua família a mesma coisa que disse a Adão: “sede fecundos e multiplicai-vos”. ( Gênesis 1:28, 9:7 ).
  • Gênesis 7:16 mostra curiosamente que Deus os fechou na arca, ou “fechou a porta”, por assim dizer. Noé foi um tipo ou precursor de Jesus Cristo . Assim como Cristo foi selado na tumba após sua crucificação e morte , Noé foi encerrado na arca. Assim como Noé se tornou a esperança para a humanidade após o dilúvio, Cristo se tornou a esperança para a humanidade  após sua ressurreição .
  • Com mais detalhes em Gênesis 7:2-3, Deus instruiu Noé a pegar sete pares de cada tipo de animal puro e dois de cada tipo de animal impuro. Estudiosos da Bíblia calcularam que aproximadamente 45.000 animais poderiam caber na arca.
  • A arca era exatamente seis vezes mais longa do que larga. De acordo com as notas de estudo da Bíblia de Aplicação para a Vida, esta é a mesma proporção usada pelos modernos construtores de navios.
  • Nos tempos modernos, os pesquisadores continuam procurando evidências da Arca de Noé.

Origens

  • Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional, James Orr, editor geral
  • New Unger’s Bible Dictionary, RK Harrison, editor
  • Holman Illustrated Bible Dictionary, Trent C. Butler, editor geral

 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar