Jesus é ungido por uma mulher pecadora

Jesus é ungido por uma mulher pecadora – Guia de Estudo de Histórias Bíblicas

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Jesus é ungido por uma mulher pecadora quando entra na casa de Simão, o fariseu . A história, encontrada em Lucas 7:36-50, ensina a Simão e a todos os futuros leitores da Bíblia uma verdade importante.

Pergunta para reflexão

Cristo deu sua vida para salvá-lo de seus pecados . Sua resposta a ele, como a desta mulher, é cheia de humildade, gratidão e amor irrestrito?

A mulher pecadora derramou seu precioso frasco de alabastro com perfume caro como um ato extravagante de amor e adoração. Ela reconheceu o verdadeiro valor do Senhor. Como você expressa seu amor, devoção e gratidão a Cristo por seu caro sacrifício?

Jesus é ungido por uma mulher pecadora – Resumo da história

Durante todo o seu ministério público, Jesus Cristo encontrou hostilidade do partido religioso conhecido como os fariseus. No entanto, Jesus aceitou o convite de Simão para jantar, talvez pensando que este homem pudesse ter a mente aberta às boas novas, como Nicodemos .

Uma mulher sem nome “que havia levado uma vida pecaminosa naquela cidade” soube que Jesus estava na casa de Simão e trouxe consigo um frasco de perfume de alabastro. Ela veio por trás de Jesus, chorando, e molhou os pés dele com suas lágrimas. Então ela os enxugou com os cabelos, beijou os pés dele e derramou o perfume caro sobre eles.     

Simon conhecia a mulher e sua reputação escandalosa. Ele ficou horrorizado que seu convidado de honra deixasse uma mulher pecadora tocá-lo. Ele duvidou do status de Jesus como profeta porque o Nazareno deveria saber tudo sobre ela.

Jesus aproveitou a oportunidade para ensinar a Simão e aos outros presentes com uma pequena parábola :

“Dois homens deviam dinheiro a um certo agiota. Um lhe devia quinhentos denários, e o outro cinqüenta” (disse Jesus). “Nenhum deles tinha dinheiro para pagá-lo de volta, então ele cancelou as dívidas de ambos. Agora, qual deles o amará mais?” ( Lucas 7:41-42)

Simon respondeu: “Aquele que teve a dívida maior cancelada”. Jesus concordou. Então Jesus comparou o que a mulher fez certo e Simão fez errado:

“Você vê essa mulher? Eu entrei na sua casa. Você não me deu água para os meus pés, mas ela molhou meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Você não me deu um beijo, mas essa mulher, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. Você não colocou óleo na minha cabeça, mas ela derramou perfume nos meus pés.” (Lucas 7:44-46)

Com isso, Jesus lhes disse que os muitos pecados da mulher haviam sido perdoados porque ela amava muito. Aqueles que são perdoados pouco amam pouco, acrescentou.

Voltando-se novamente para a mulher, Jesus lhe disse que seus pecados estavam perdoados. Os outros convidados se perguntavam quem era Jesus, para perdoar pecados.

Jesus disse à mulher: “A tua fé te salvou; vá em paz.” (Lucas 7:50)

Jesus é ungido por uma mulher pecadora – Lições de vida

A antiga hospitalidade do Oriente Médio exigia que um convidado fosse recebido com um beijo amigável, lava-pés e óleo perfumado. Simon pulou esses sinais de respeito. Jesus salientou que a mulher estava consciente de seus pecados e agradecida pelo perdão . O fariseu, por outro lado, era espiritualmente arrogante, acreditando que não tinha pecados a serem perdoados.  

A mulher pecadora nesta história respondeu ao chamado do Senhor por fé, enquanto o fariseu hipócrita falhou em ver sua necessidade dela. 

A fé em Jesus Cristo e o perdão estão disponíveis para qualquer pessoa que precise da graça divina de Deus, até mesmo para as pessoas mais rejeitadas, párias e escandalosas deste mundo.

Jesus é ungido por uma mulher pecadora – Pontos de interesse

Este episódio é muitas vezes confundido com uma história semelhante de uma mulher ungindo os pés de Jesus, contada em Mateus 26:6-13 , Marcos 14:3-9 e João 12:1-8 . No entanto, nesse episódio, o jantar acontece na casa de Simão, o Leproso. Simon era um nome judeu muito comum no primeiro século.

De fato, Jesus tinha dois Simões entre seus apóstolos: Simão Pedro e Simão, o Zelote . O banquete na casa de Simão, o Leproso, foi em Betânia, e João revela a mulher como Maria, irmã de Lázaro , a quem Jesus ressuscitou dos mortos.

Não há menção ao pecado. Finalmente, na história de Lucas, a mulher unge Jesus puramente por amor. Maria de Betânia o unge cerca de uma semana antes de sua crucificação , para seu próximo enterro.

Alguns estudiosos da Bíblia erroneamente identificam a mulher na história de Lucas como Maria Madalena , mas não há evidências para apoiar isso.

Embora Jesus tenha expulsado sete demônios de Madalena, a Bíblia nunca associa a possessão ao pecado. Além disso, a noção de que Maria Madalena era uma ex-prostituta era um mito medieval, não apoiado pelas Escrituras.

O alabastro era uma pedra branca, semelhante a mármore, comum em Israel. Era usado como recipiente para unguentos e perfumes, a tampa selada com cera para evitar que o conteúdo evaporasse.

As mulheres no primeiro século eram tidas em baixa estima, mas Jesus muitas vezes as destacava em seu ministério como exemplos de fé.

Origens

  • O Evangelho Quádruplo , JW McGarvey e Philip Y. Pendleton.
  • O que é uma caixa de alabastro? https://www.gotquestions.org/alabaster-box.html

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar