Apóstolo Pedro - Membro do Círculo Interno de Jesus

Pedro, o Apóstolo – Membro do Círculo Interno de Jesus

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

apóstolo Pedro é um dos personagens mais proeminentes dos Evangelhos , um homem rude e desajeitado cujas emoções freqüentemente o colocavam em apuros, mas ele era claramente um dos favoritos de Jesus Cristo, que o amava por seu grande coração.

O verdadeiro nome de Pedro era Simão. Com seu irmão André , Simão era seguidor de João Batista. Quando André apresentou Simão a Jesus de Nazaré, Jesus renomeou Simão Cefas, uma palavra aramaica que significa “rocha”. A palavra grega para rocha, “petros”, tornou-se o novo nome do apóstolo, Pedro. Ele é o único Pedro mencionado no Novo Testamento.

Sua agressividade fez de Peter um porta-voz natural dos doze. Freqüentemente, porém, ele falava antes de pensar, e suas palavras o deixavam embaraçado.

Jesus incluiu Pedro em seu círculo íntimo quando ele levou Pedro, Tiago e João para a casa de Jairo, onde Jesus ressuscitou a filha de Jairo dos mortos ( Marcos 5: 35-43 ).

Mais tarde, Pedro estava entre os mesmos discípulos que Jesus escolheu para testemunhar a transfiguração ( Mateus 17: 1-9 ). Esses mesmos três viram a agonia de Jesus no Jardim do Getsêmani ( Marcos 14: 33-42 ).

A maioria de nós se lembra de Pedro por negar a Cristo três vezes durante a noite do julgamento de Jesus. Após sua ressurreição, Jesus teve um cuidado especial em reabilitar Pedro e assegurar-lhe que foi perdoado.

No Pentecostes, o Espírito Santo encheu os apóstolos. Pedro ficou tão emocionado que começou a pregar para a multidão. Atos 2:41 nos diz que 3.000 pessoas foram convertidas naquele dia. No restante desse livro, Pedro e João foram perseguidos por sua posição ao lado de Cristo.

No início de seu ministério, Simão Pedro pregou apenas aos judeus, mas Deus deu a ele uma visão em Jope de um enorme lençol contendo todos os tipos de animais, alertando-o para não chamar nada feito por Deus de impuro. Pedro então batizou o centurião romano Cornélio e sua família e entendeu que o evangelho é para todas as pessoas.

A tradição diz que a perseguição aos primeiros cristãos em Jerusalém levou Pedro a Roma, onde ele espalhou o evangelho para a nova igreja de lá. Diz a lenda que os romanos iriam crucificar Pedro, mas ele disse que não era digno de ser executado da mesma maneira que Jesus, por isso foi crucificado de cabeça para baixo.

Realizações do Apóstolo Pedro

Depois de ser convidado por Jesus a vir, Pedro saiu do barco e por alguns momentos caminhou sobre as águas ( Mateus 14: 28-33 ). Pedro identificou corretamente Jesus como o Messias ( Mateus 16:16 ), não por meio de seu próprio conhecimento, mas pela iluminação do Espírito Santo.

Ele foi escolhido por Jesus para testemunhar a transfiguração. Após o Pentecostes, Pedro proclamou corajosamente o evangelho em Jerusalém, sem medo de ser preso e perseguido. A maioria dos estudiosos considera Pedro a fonte de testemunhas oculares do Evangelho de Marcos. Ele também escreveu os livros 1 Pedro e 2 Pedro.

Forças de Peter

Peter era um homem extremamente leal. Como os outros 11 apóstolos, ele deixou sua ocupação para seguir Jesus por três anos, aprendendo com ele sobre o reino dos céus. Uma vez cheio do Espírito Santo após o Pentecostes, Pedro foi um destemido missionário de Cristo.

Fraquezas de Peter

Simão Pedro conheceu grande medo e dúvida. Ele deixou que suas paixões o governassem em vez da  em Deus. Durante as horas finais de Jesus, Pedro não apenas abandonou Jesus, mas negou três vezes que o conhecia.

Lições de vida do apóstolo Pedro

Quando esquecemos que Deus está no controle, ultrapassamos nossa autoridade limitada. Deus trabalha através de nós, apesar de nossas fragilidades humanas. Nenhuma ofensa é grande demais para ser perdoada por Deus. Podemos realizar grandes coisas quando colocamos nossa fé em Deus em vez de em nós mesmos.

Cidade natal

Nativo de Betsaida, Pedro se estabeleceu em Cafarnaum.

Referenciado na Bíblia

Pedro aparece em todos os quatro Evangelhos, o livro de Atos, e é citado em Gálatas 1:18, 2: 7-14. Ele escreveu 1 Pedro e 2 Pedro.

Ocupação

Pescador, um líder da igreja primitiva, missionário, escritor de epístolas.

Árvore genealógica

Pai –
irmão Jonas – André

Versos Chave

Mateus 16:18
“E digo-te que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não a vencerão.” 

Atos 10: 34-35
Então Pedro começou a falar: “Agora entendo como é verdade que Deus não mostra favoritismo, mas aceita homens de todas as nações que o temem e fazem o que é certo.” 

1 Pedro 4:16
Porém, se você sofre como cristão, não se envergonhe, mas louve a Deus por levar esse nome.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar