Quem eram os fariseus na Bíblia? Definição e Significado

Quem eram os fariseus da Bíblia?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Os fariseus da Bíblia eram membros de um grupo ou partido religioso que freqüentemente entrava em conflito com Jesus Cristo por causa de sua interpretação da lei.

Definição de fariseus

Os fariseus formaram o maior e mais influente partido político-religioso da época do Novo Testamento. Eles são consistentemente descritos nos Evangelhos como antagonistas ou oponentes de Jesus Cristo e dos primeiros cristãos.

O nome “fariseu” significa “um separado”. Os fariseus se separaram da sociedade para estudar e ensinar a lei, mas também se separaram das pessoas comuns porque as consideravam religiosamente impuras.

Os fariseus provavelmente começaram com os macabeus, por volta de 160 aC, surgindo como uma classe erudita dedicada ao ensino da lei escrita e oral e enfatizando o lado interno do judaísmo.

O historiador Flavius ​​Josephus contava com cerca de 6.000 em Israel no auge. Ele descreveu os fariseus como mantendo um estilo de vida simples, afetuoso e harmonioso no trato com os outros, respeitoso com os anciãos e influentes em todo o Israel.

Empresários de classe média e trabalhadores do comércio, os fariseus fundaram e controlaram as sinagogas, aqueles locais de reunião judaica que serviam tanto para o culto local quanto para a educação. Eles também dão grande importância à tradição oral, igualando-a às leis escritas no Antigo Testamento.

Os fariseus eram extremamente precisos e detalhistas em todos os assuntos relativos à lei de Moisés (Mateus 9:14; 23:15; Lucas 11:39; 18:12). Embora eles fossem sólidos em suas profissões e credos, seu sistema de religião era mais sobre a forma externa do que a fé genuína.

Crenças e Ensinamentos dos Fariseus

Entre as crenças dos fariseus estavam a vida após a morte, a ressurreição do corpo, a importância de manter rituais e a necessidade de converter os gentios. 

Por terem ensinado que o caminho para Deus era obedecer à lei, os fariseus mudaram gradualmente o judaísmo de uma religião de sacrifício para uma de guardar os mandamentos (legalismo).

Os sacrifícios de animais ainda continuaram no templo de Jerusalém até que foi destruído pelos romanos em 70 DC, mas os fariseus promoveram obras em vez de sacrifícios.

No Novo Testamento, os fariseus constantemente parecem ser ameaçados por Jesus. Os Evangelhos freqüentemente os retratam como arrogantes, embora sejam geralmente respeitados pelas massas por causa de sua piedade. No entanto, Jesus viu através dos fariseus. Ele os repreendeu pelo fardo irracional que colocavam nas pessoas comuns.

Em uma repreensão severa aos fariseus encontrada em Mateus 23 e Lucas 11, Jesus os chamou de hipócritas e expôs seus pecados. Ele comparou os fariseus a túmulos caiados, que são bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e impurezas:

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, seus hipócritas! Você fecha o reino dos céus na cara dos homens. Vocês mesmos não entrem, nem deixarão entrar aqueles que estão tentando. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, seus hipócritas! Vocês são como túmulos caiados, que parecem lindos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e tudo mais sujo. Da mesma forma, por fora você parece justo para as pessoas, mas por dentro você está cheio de hipocrisia e maldade ”. (Mateus 23:13, 27-28)

Os fariseus não podiam suportar a verdade dos ensinos de Cristo, e procuraram destruir sua influência entre o povo.

Fariseus vs. Saduceus

Na maioria das vezes, os fariseus estavam em conflito com os saduceus, outra seita judaica, mas as duas partes uniram forças para conspirar contra Jesus.

Eles votaram juntos no Sinédrio para exigir sua morte e, então, providenciaram para que os romanos a cumprissem. Nenhum grupo poderia acreditar em um Messias que se sacrificaria pelos pecados do mundo.

Fariseus famosos na Bíblia

As menções aos fariseus ocorrem nos quatro Evangelhos, bem como no livro de Atos. Três famosos fariseus mencionados pelo nome no Novo Testamento foram o membro do Sinédrio Nicodemos, o rabino Gamaliel e o apóstolo Paulo.

Fontes

  • The New Compact Bible Dictionary , T. Alton Bryant, editor.
  • The Bible Almana c, JI Packer, Merrill C. Tenney, William White Jr., editores.
  • Holman Illustrated Bible Dictionary , Trent C. Butler, editor geral.
  • “Fariseus.” Dicionário Evangélico de Teologia Bíblica
  • Dicionário da Bíblia de Easton .
  • “Quais são as diferenças entre os saduceus e os fariseus?”. https://www.gotquestions.org/Sadducees-Pharisees.html

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar