Jó na Bíblia: Um Modelo de Fidelidade no Sofrimento

Jó: Herói fiel da Bíblia apesar do sofrimento inimaginável

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Jó na Bíblia: Jó é uma das pessoas mais famosas das Escrituras, mas raramente é listado como um personagem bíblico favorito. Figura central do livro de Jó, o sofrimento intenso de Jó fornece a estrutura para o tema principal do livro, que trata do papel do sofrimento na vida de um crente.

Exceto por Jesus Cristo , ninguém na Bíblia sofreu mais do que Jó. Durante meses ele suportou intensa aflição com feridas abertas cobrindo todo o seu corpo.

Toda a sua riqueza e meios de subsistência foram exterminados em uma tarde. Simultaneamente, Jó sofreu a perda de sete filhos e três filhas. Durante seus problemas, ele permaneceu teimosamente fiel a Deus , mas, surpreendentemente, Jó nem sequer é listado no ” Hall da Fama da Fé ” de Hebreus .

Contexto histórico

Vários sinais apontam para Jó como uma pessoa real e histórica, em vez de apenas um personagem de uma parábola . Na abertura do livro de Jó , sua localização é dada.

O escritor fornece detalhes concretos sobre sua ocupação, família e caráter. Os sinais mais reveladores são outras referências a ele nas Escrituras. Outros autores bíblicos o tratam como uma pessoa real.

Os estudiosos da Bíblia colocam Jó no tempo de Isaque . Como chefe patriarcal da família, ele oferecia sacrifícios pelos pecados . Ele não mencionou o Êxodo, a Lei ou o julgamento de Sodoma , que ainda não havia acontecido. A riqueza era medida em gado, não em dinheiro. Ele também viveu cerca de 200 anos, uma vida patriarcal.

Jó e o problema do sofrimento

O dilema de Jó era frustrante porque ele não tinha conhecimento da conversa que Deus e Satanás tiveram sobre ele. Como seus amigos, ele acreditava que as pessoas boas deveriam desfrutar de uma vida boa.

Quando coisas ruins começaram a acontecer, ele procurou um pecado esquecido como a causa. Como nós, Jó não conseguia entender por que o sofrimento acontece com pessoas que não o merecem.

Sua reação estabeleceu um padrão que ainda seguimos hoje. Jó ouviu primeiro as opiniões de seus amigos, em vez de ir diretamente a Deus. Grande parte de sua história é um debate sobre o “Por que eu?” pergunta.

Além de Jesus, todo herói da Bíblia é falho. Jó, no entanto, até recebeu um endosso de Deus. Talvez tenhamos dificuldade em nos identificar com Jó porque sabemos que não nos aproximamos de seu nível de retidão. No fundo, acreditamos que a vida deve ser justa e, como Jó, ficamos perplexos quando não é.

No final, Jó não obteve uma resposta definitiva de Deus sobre o motivo de seu sofrimento. Deus restaurou, em dobro, tudo o que Jó havia perdido. A fé de Jó em Deus era firme. Ele manteve o que disse no início do livro: “Ainda que ele me mate, nele esperarei”; (Jó 13:15a

Realizações de trabalho

Jó tornou-se fabulosamente rico e o fez honestamente. A Bíblia o descreveu como o “maior homem entre todos os povos do Oriente”.

Forças

Jó foi escolhido por Deus como alguém que “é irrepreensível e justo, um homem que teme a Deus e evita o mal”. Ele realizou sacrifícios em nome de sua família no caso de alguém inadvertidamente pecar.

Fraquezas

Jó foi vítima de sua cultura e pensou que seu sofrimento devia ter uma causa rastreável. Ele se sentiu digno de questionar Deus.

Lições de vida de Jó na Bíblia

Às vezes, o sofrimento não está relacionado a nada que fizemos. Se for permitido por Deus, devemos confiar nele e não duvidar de seu amor por nós.

O sofrimento de Jó, e o nosso também, tem um propósito. Esse propósito nem sempre é punição, embora o pecado traga punição. Mas isso é apenas uma pequena parte do papel do sofrimento na vida do crente. O sofrimento prova a autenticidade da fé da pessoa e produz justiça no verdadeiro crente.

Cidade natal

A terra de Uz, provavelmente entre a Palestina, a Iduméia e o rio Eufrates. 

Referências a Jó na Bíblia

A história de Jó é encontrada no livro de Jó. Ele também é mencionado em Ezequiel 14:14, 20 e Tiago 5:11.

Ocupação

Jó era um rico proprietário de terras e criador de gado.

Árvore genealógica

Esposa: Sem nome

Crianças: Sete filhos sem nome e três filhas sem nome mortos quando uma casa desabou; sete filhos e três filhas posteriores: Jemimah, Keziah e Keren-Happuch.

Versículos-chave

Jó 1:8
Então o Senhor disse a Satanás: “Já consideraste meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele; ele é irrepreensível e reto, um homem que teme a Deus e evita o mal”.

Jó 1:20-21 Nisso
, Jó se levantou, rasgou o manto e raspou a cabeça. Então ele se prostrou em adoração e disse: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu partirei. O Senhor deu e o Senhor tirou; seja louvado o nome do Senhor”.

Jó 19:25
Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.

Origens

  • Robert Jamieson, AR Faussett, David Brown. Comentário Crítico e Explicativo sobre toda a Bíblia .
  • Bíblia de estudo de aplicação para a vida . Tyndale House Publishers Inc.
  • gotquestions.org. “O livro de Jó é uma história verdadeira ou uma parábola/alegoria?”. https://www.gotquestions.org/Job-true-story.html.

 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar