Samuel, Profeta do Velho Testamento

Quem foi Samuel na Bíblia?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Samuel foi um homem escolhido para Deus, desde seu nascimento milagroso até sua morte. Ele serviu em vários cargos importantes durante sua vida, ganhando o favor de Deus porque sabia obedecer.

Samuel foi contemporâneo do rei Saul e do rei Davi. Seus pais Elcana e Ana o dedicaram ao Senhor, entregando a criança ao sacerdote Eli para ser criada no templo. Em Atos 3:20 Samuel é retratado como o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Poucas pessoas na Bíblia foram tão obedientes a Deus quanto Samuel.

Samuel

  • Conhecido por: Como profeta e juiz de Israel, Samuel foi fundamental no estabelecimento da monarquia de Israel. Deus o escolheu para ungir e aconselhar os reis de Israel.
  • Referências Bíblicas : Samuel é mencionado em 1 Samuel 1-28; Salmo 99:6; Jeremias 15:1; Atos 3:24, 13:20; e Hebreus 11:32 .
  • Pai : Elcana
  • Mãe : Hanna
  • Filhos : Joel, Abias
  • Cidade natal : Ramá de Benjamim, localizada na região montanhosa de Efraim.
  • Ocupação: Sacerdote, juiz, profeta, “vidente” e chamado por Deus para ungir reis.

A História de Samuel na Bíblia

Samuel era um levita dos descendentes de Coate. Ele foi um dos poucos personagens bíblicos a ter uma narrativa detalhada do nascimento.

Sua história na Bíblia começou com uma mulher estéril, Hannah , orando a Deus por um filho. A Bíblia diz que “o Senhor se lembrou dela”, e ela ficou grávida.

Ela chamou o bebê de Samuel, que em hebraico significa “o Senhor ouve” ou “o nome de Deus”. Quando o menino foi desmamado, Ana apresentou-o a Deus em Siló, aos cuidados de Eli, o sumo sacerdote.

Quando criança, Samuel serviu no tabernáculo, ministrando a Deus com o sacerdote Eli. Ele era um jovem servo fiel que tinha o favor de Deus. Uma noite Deus falou com Samuel enquanto ele dormia, e o menino confundiu a voz do Senhor com a de Eli. Isso aconteceu três vezes até que o velho sacerdote percebeu que Deus estava falando com Samuel.

Samuel cresceu em sabedoria e tornou-se profeta. Após uma grande vitória dos filisteus sobre os israelitas, Samuel tornou-se juiz e reuniu a nação contra os filisteus em Mispá. Ele estabeleceu sua casa em Ramá, percorrendo um circuito para várias cidades onde resolveu as disputas do povo.

Infelizmente, os filhos de Samuel, Joel e Abias, que haviam sido delegados para segui-lo como juízes, eram corruptos, então o povo exigiu um rei. Samuel ouviu a Deus e ungiu o primeiro rei de Israel, um benjaminita alto e bonito chamado Saul.

Em seu discurso de despedida, o idoso Samuel advertiu o povo a abandonar os ídolos e servir ao verdadeiro Deus. Ele lhes disse que se eles e o rei Saul desobedecessem, Deus os varreria. Mas Saul desobedeceu, oferecendo ele mesmo um sacrifício em vez de esperar que o sacerdote de Deus, Samuel, o fizesse.

Novamente Saul desobedeceu a Deus em uma batalha com os amalequitas, poupando o rei do inimigo e o melhor de seu gado quando Samuel ordenou que Saul destruísse tudo.

Deus ficou tão entristecido que rejeitou Saul e escolheu outro rei. Samuel foi a Belém e ungiu o jovem pastor Davi , filho de Jessé. Assim começou uma provação de anos, quando o ciumento Saul perseguiu Davi pelas colinas, tentando matá-lo.

Samuel fez outra aparição a Saul – depois que Samuel morreu! Saul visitou uma médium, a bruxa de Endor , ordenando-lhe que trouxesse o espírito de Samuel, às vésperas de uma grande batalha. Em 1 Samuel 28:16-19 , essa aparição disse a Saul que ele perderia a batalha, junto com sua vida e a vida de seus dois filhos.

Em todo o Antigo Testamento, poucas pessoas foram tão obedientes a Deus quanto Samuel. Ele foi homenageado como um servo intransigente no ” Salão da Fé ” em Hebreus 11.

Forças de Caráter de Samuel na Bíblia

Samuel era um juiz honesto e justo, dispensando a lei de Deus de forma imparcial. Como profeta, ele exortou Israel a abandonar a idolatria e servir somente a Deus. Apesar de suas dúvidas pessoais, ele levou Israel do sistema de juízes à sua primeira monarquia.

Samuel amava a Deus e obedeceu sem questionar. Sua integridade o impediu de tirar vantagem de sua autoridade. Sua primeira lealdade foi a Deus, independentemente do que o povo ou o rei pensavam dele.

Fraquezas

Embora Samuel fosse impecável em sua própria vida, ele não criou seus filhos para seguir seu exemplo. Aceitavam subornos e eram governantes desonestos.

Lições da vida de Samuel

Obediência e respeito são as melhores maneiras de mostrar a Deus que o amamos. Enquanto o povo de seu tempo foi destruído por seu próprio egoísmo, Samuel se destacou como um homem de honra. Como Samuel, podemos evitar a corrupção deste mundo se colocarmos Deus em primeiro lugar em nossa vida.

Versículos-chave da Bíblia

1 Samuel 2:26 
E o menino Samuel crescia em estatura e graça diante do Senhor e do povo.

1 Samuel 3:19-21
O Senhor estava com Samuel enquanto ele crescia, e não deixou que nenhuma das palavras de Samuel caísse por terra. E todo o Israel, desde Dã até Berseba, reconheceu que Samuel foi atestado como profeta do Senhor. O Senhor continuou a aparecer em Siló, e ali se revelou a Samuel por meio de sua palavra.

1 Samuel 15:22-23
“O Senhor tem prazer em holocaustos e sacrifícios tanto quanto em obedecer ao Senhor? Obedecer é melhor do que sacrificar, e atender é melhor do que a gordura dos carneiros…”

1 Samuel 16:7
Mas o Senhor disse a Samuel: “Não considere a sua aparência nem a sua altura, porque eu o rejeitei. O Senhor não olha para as coisas que as pessoas olham. olha para o coração.”

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar