Rei Saul - Um homem destruído pela inveja

Conheça Saul: Primeiro Rei de Israel

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O rei Saul teve a honra de ser o primeiro rei de Israel, mas sua vida se transformou em uma tragédia por um motivo. Saul não confiou em Deus.

Rei Saul

  • Como a história de cada personagem da Bíblia, a vida do Rei Saul serve como um espelho para descobrirmos nossas próprias falhas, confessá-las a Deus e fazer mudanças.
  • Podemos comparar este Saulo com um Saulo posterior, Saulo de Tarso , que perseguiu os primeiros cristãos. O próprio Jesus Cristo escolheu o segundo Saulo para ser seu evangelista para os gentios. Ele se tornou o apóstolo Paulo e obedeceu a Deus fielmente pelo resto de sua vida.
  • O rei Saul perdeu o favor de Deus porque desobedeceu. O pecado ofende a Deus, mas por meio da fé em Jesus Cristo, as pessoas hoje podem ter o perdão dos pecados e a vida eterna.

Saul parecia a realeza: alto, bonito, nobre. Ele se tornou rei quando tinha 30 anos e reinou sobre Israel por 42 anos.

Erro Fatal do Rei Saul

No início de sua carreira, Saul cometeu um erro fatal. Ele desobedeceu a Deus ao falhar em destruir completamente os amalequitas e todas as suas posses, como Deus havia ordenado. Uma parte fundamental da aliança condicional entre Deus e Israel era a obediência. Saul, como rei ungido de Deus, era responsável por guardar essa ordem.

O Senhor retirou seu favor de Saul e fez com que o profeta Samuel ungisse Davi como rei.

Algum tempo depois, Davi matou o gigante Golias . Enquanto as mulheres judias dançavam em um desfile de vitória, elas cantaram: “Saul matou seus milhares e Davi suas dezenas de milhares.” ( 1 Samuel 18: 7)

Como o povo tirou mais proveito da vitória de Davi do que de todas as de Saul, o rei ficou furioso e com ciúme de Davi. A partir daquele momento ele planejou matá-lo.

Em vez de edificar Israel, o Rei Saul perdeu a maior parte do tempo perseguindo Davi pelas colinas. Davi, porém, respeitou o rei ungido de Deus e, apesar de várias oportunidades, recusou-se a fazer mal a Saul.

Finalmente, os filisteus se reuniram para uma grande batalha contra os israelitas. Naquela época, Samuel havia morrido. O rei Saul estava desesperado, então ele consultou uma médium e disse a ela para ressuscitar o espírito de Samuel dos mortos.

Esse tipo de atividade oculta irritou Deus porque confiou nas forças satânicas em vez dele. O que quer que aparecesse, fosse um demônio disfarçado de Samuel ou o verdadeiro espírito de Samuel enviado por Deus, previa um desastre para Saul.

Na batalha, o Rei Saul e o exército de Israel foram derrotados. Saul cometeu suicídio. Seus filhos foram mortos pelo inimigo. Ironicamente, Davi, que havia sido perseguido por Saul durante anos, lamentou sinceramente a morte do rei.

Realizações do Rei Saul

Saul foi escolhido pelo próprio Deus para ser o primeiro rei de Israel. Saul derrotou muitos dos inimigos de seu país, incluindo os amonitas, filisteus, moabitas e amalequitas. Ele uniu as tribos dispersas, dando-lhes maior força. Ele reinou por 42 anos.

Forças

O Rei Saul foi corajoso na batalha. Ele era um rei generoso. No início de seu reinado, ele era admirado e respeitado pelo povo.

Fraquezas

Saul podia ser impulsivo, agindo imprudentemente. Seu ciúme de Davi o levou à loucura e à sede de vingança. Mais de uma vez, o Rei Saul desobedeceu às instruções de Deus, pensando que sabia melhor.

Lições de vida

Deus quer que dependamos dele. Quando não o fazemos e confiamos em nossa própria força e sabedoria, nos abrimos para o desastre. Deus também quer que vamos a ele para nosso senso de valor.

Saul gostava de sua popularidade com o povo, esquecendo-se de que havia sido nomeado rei por Deus. A primeira lealdade de Saul foi a Deus, assim como a nossa. Não devemos esquecer, como Saul o fez, que primeiro somos todos servos de Deus.

ciúme de Saul por Davi cegou Saul para o que Deus já havia lhe dado. Quando nos comparamos com os outros, ficamos confusos. Queremos o que eles têm em vez de usar o que Deus nos equipou para nossa missão específica. Podemos nos desviar de Deus e tentar obter o que queremos por conta própria. A vida com Deus tem direção e propósito. A vida sem Deus não tem sentido.

Deus espera obediência total, não obediência parcial com desculpas. Quando Deus ordenou que Saul destruísse completamente os amalequitas, incluindo seus rebanhos, Saul poupou seu rei e alguns dos animais escolhidos. Saul então mentiu para Samuel, dizendo que o gado seria usado em sacrifício. Saul achava que sabia melhor do que Deus. Isso é pecado e sempre tem consequências adversas.

Cidade natal

O rei Saul vem da terra de Benjamim, ao norte e ao leste do Mar Morto, em Israel.

Referências ao rei Saul na Bíblia

A história de Saul pode ser encontrada em 1 Samuel 9-31 e Atos 13:21.

Árvore genealógica

Pai –
Esposa de Kish –
Filhos de Ahinoam – Jonathan, Ish-Bosheth.
Filhas – Merab, Michal.

Versos Chave

1 Samuel 15: 22-23
Mas Samuel respondeu: “Será que o Senhor se agrada de holocaustos e sacrifícios tanto quanto em obedecer ao Senhor? Obedecer é melhor do que sacrificar, e obedecer é melhor do que gordura de carneiros. como o pecado da adivinhação, e a arrogância como o mal da idolatria. Porque você rejeitou a palavra do Senhor, ele rejeitou você como rei. “

1 Samuel 31: 4
Saul disse ao seu escudeiro: “Desembainhe a sua espada e me atravesse, ou estes incircuncisos virão, me atravessarão e abusarão de mim.” Mas seu escudeiro ficou apavorado e não quis; então Saul pegou sua própria espada e caiu sobre ela.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar