Moisés e os Dez Mandamentos Guia de Estudo da História Bíblica

Moisés e os Dez Mandamentos Guia de Estudo da História Bíblica

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Na história bíblica de Moisés e os Dez Mandamentos , as leis morais de Deus são solidificadas em dez grandes mandamentos. Esses mandamentos formam a base da relação de aliança de Israel com Deus 

O Deus que havia libertado seu povo da escravidão no Egito agora os chamava para serem totalmente devotados somente a ele. Somente através da obediência às leis de Deus, Israel poderia cumprir seu papel como reino de sacerdotes e nação sagrada.

Deus deu essas leis a Moisés e ao povo no Monte Sinai. Eles foram escritos pelo próprio dedo de Deus em tábuas de pedra. Ainda hoje, para quem ama a Deus, os Dez Mandamentos servem como um guia para viver de uma forma que demonstre amor a Deus e leve a uma experiência mais profunda do amor de Deus.

Perguntas para reflexão

Enquanto Moisés estava com Deus na montanha, por que o povo implorou a Arão por algo para adorar? A resposta é que os humanos foram criados para adorar. Adoraremos a Deus, a nós mesmos, dinheiro, fama, prazer, sucesso ou coisas. Um ídolo pode ser qualquer coisa (ou qualquer pessoa) que você adore, dando-lhe mais importância do que Deus.

Louie Giglio , fundadora de Passion Conferences e autora de The Air I Breathe: Worship as a Way of Life , disse: “Quando você segue a trilha de seu tempo, energia e dinheiro, você encontra um trono. esse trono é o objeto de sua adoração. ” Você tem um ídolo que está mantendo o Deus único e verdadeiro do centro de seu trono de adoração?

Referências bíblicas a Moisés e os Dez Mandamentos

A história de Moisés e os Dez Mandamentos se desenrola em Êxodo 20: 1-17 e Deuteronômio 5: 6-21.

Resumo da História

Pouco depois de Deus libertar o povo de Israel da escravidão no Egito, cruzando o Mar Vermelho, eles viajaram pelo deserto até o Sinai, onde acamparam em frente ao Monte Sinai.

Também chamado de Monte Horebe, o Monte Sinai é um lugar muito significativo. Foi aqui que Deus encontrou e falou com Moisés, contando-lhe por que ele havia resgatado Israel do Egito. Deus escolheu o povo de Israel para ser seu tesouro. Israel seria transformado em uma nação sagrada de sacerdotes para Deus.

Um dia, Deus chamou Moisés ao topo da montanha. Ele deu a Moisés a primeira parte de seu novo sistema de leis para o povo – os Dez Mandamentos. Esses mandamentos resumiram os absolutos da vida espiritual e moral que Deus planejou para seu povo.

Deus continuou a orientar seu povo por meio de Moisés, incluindo leis civis e cerimoniais para administrar suas vidas e sua adoração. Por fim, Deus chamou Moisés à montanha por 40 dias e 40 noites. Desta vez, ele deu instruções a Moisés para construir o tabernáculo e conduzir as ofertas.

Tábuas de Pedra

Quando Deus terminou de falar com Moisés no Monte Sinai, ele deu a ele duas tábuas de pedra gravadas pelo próprio dedo de Deus. As tabuinhas continham os Dez Mandamentos.

Enquanto isso, o povo de Israel ficou impaciente enquanto esperava que Moisés voltasse com uma mensagem de Deus. Moisés já havia partido há tanto tempo que o povo desistiu dele e implorou a Arão, irmão de Moisés, que construísse um altar para que eles pudessem adorar.

Aarão coletou ofertas de ouro de todo o povo e construiu um ídolo fundido na forma de um bezerro. Os israelitas realizaram um festival e se curvaram para adorar o ídolo. Rapidamente, eles voltaram ao mesmo tipo de idolatria a que estavam acostumados no Egito. Eles estavam agindo em desobediência direta aos novos mandamentos de Deus.

Quando Moisés desceu da montanha com as tábuas de pedra, sua raiva ardeu ao ver o povo entregue à idolatria. Ele jogou no chão os dois comprimidos, despedaçando-os no sopé da montanha. Então Moisés destruiu o bezerro de ouro, queimando-o no fogo.

Moisés e Deus passaram a disciplinar o povo por seus pecados. Mais tarde, Deus instruiu Moisés a cinzelar duas novas tábuas de pedra, exatamente como as que Deus havia escrito com seu próprio dedo.

Por que os dez mandamentos são importantes para Deus

Os Dez Mandamentos foram falados a Moisés na própria voz de Deus e depois escritos em duas tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus. Eles são extremamente importantes para Deus. Depois que Moisés destruiu as tábuas inscritas por Deus, ele fez Moisés escrever novas, assim como as que ele mesmo havia escrito.

Moisés destruiu as tábuas em sua raiva. O fato de ele quebrar as tábuas simbolizava as leis de Deus sendo quebradas nos corações de seu povo. Moisés teve uma raiva justa ao ver o pecado. A raiva do pecado é um sinal de saúde espiritual. É apropriado sentir uma raiva justa. No entanto, devemos sempre ter cuidado para que isso não nos leve a pecar.

Os Dez Mandamentos são a primeira parte do sistema de leis de Deus. Em essência, eles são um resumo das centenas de leis encontradas na Lei do Antigo Testamento. Projetados para guiar Israel a uma vida de santidade prática , os Dez Mandamentos oferecem regras básicas de comportamento para uma vida espiritual e moral.

O significado hebraico dos Dez Mandamentos é literalmente “dez palavras”. A tradução grega nos dá nossa palavra decálogo, referindo-se à lei moral.

Em geral, os primeiros quatro mandamentos são direcionados a Deus e às nossas obrigações para com ele. Os próximos seis enfocam nossos deveres para com outras pessoas na comunidade. Juntos, os dez servem para criar uma comunidade devotada a um Deus que é caracterizada pela justiça social.

Hoje, essas leis ainda nos instruem, expõem o pecado e nos mostram o padrão de Deus. De acordo com Romanos 2: 14-15, o Senhor escreveu sua lei no coração de todos os homens. Mas, sem o sacrifício de Jesus Cristo , somos totalmente impotentes para viver de acordo com o padrão sagrado de Deus.

Hebreus 8:10 nos assegura uma nova aliança escrita com o sangue de Jesus:

“Mas esta é a nova aliança que farei com o povo de Israel naquele dia, diz o Senhor: Colocarei minhas leis em sua mente e as escreverei em seus corações. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo ”.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar