O que a Bíblia diz sobre o novo nascimento

O que a Bíblia diz sobre o novo nascimento

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O novo nascimento é uma das doutrinas mais emocionantes do Cristianismo, mas o que exatamente significa, como uma pessoa o obtém e o que acontece depois que o recebe?

Ouvimos o ensino de Jesus sobre o novo nascimento quando ele foi visitado por Nicodemos , um membro do Sinédrio, ou conselho governante do antigo Israel. Com medo de ser visto, Nicodemos foi ter com Jesus à noite, em busca da verdade. O que Jesus disse a ele se aplica a nós também:

“Em resposta, Jesus declarou: ‘Em verdade vos digo que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo.'” (João 3: 3,)

Apesar de seu grande aprendizado, Nicodemos ficou confuso. Jesus explicou que ele não estava falando sobre um novo nascimento físico, mas um renascimento espiritual:

“Jesus respondeu: ‘Em verdade vos digo que ninguém pode entrar no reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A carne dá à luz a carne, mas o Espírito dá à luz o espírito.'” (João 3: 5 -6,)

Antes de nascermos de novo, somos cadáveres ambulantes, espiritualmente mortos. Estamos vivos fisicamente e, pelo que parece, nada parece errado conosco. Mas por dentro somos criaturas do pecado, dominadas e controladas por ele.

Novo Nascimento É Dado a Nós Por Deus

Assim como não podemos dar à luz física a nós mesmos, também não podemos realizar esse nascimento espiritual por nós mesmos. Deus o dá, mas pela fé em Cristo podemos solicitá-lo:

“Em sua grande misericórdia, ele (Deus Pai) nos deu um novo nascimento em uma esperança viva por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos e em uma herança que nunca pode perecer, estragar ou murchar – mantida no céu para você. . “ (1 Pedro 1: 3-4,)

Porque Deus nos deu este novo nascimento, sabemos exatamente onde estamos. Isso é o que há de tão empolgante no Cristianismo. Não temos que lutar por nossa salvação, imaginando se já oramos o suficiente ou praticamos boas ações. Cristo fez isso por nós e está completo.

Novo nascimento provoca transformação total

Novo nascimento é outro termo para regeneração. Antes da salvação, somos degenerados:

“Quanto a vós, estais mortos nas vossas transgressões e pecados …” (Efésios 2: 1,)

Após o novo nascimento, nossa regeneração é tão completa que pode ser descrita como nada menos do que uma vida totalmente nova no espírito. O apóstolo Paulo coloca desta forma:

“Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura; o velho se foi, o novo veio!” (2 Coríntios 5:17,)

Essa é uma mudança chocante. Novamente, nós parecemos iguais por fora, mas por dentro nossa natureza pecaminosa foi totalmente substituída por uma nova pessoa, um ser que permanece justo aos olhos de Deus Pai, por causa do sacrifício de seu filho Jesus Cristo.

Novo nascimento traz novas prioridades

Com nossa nova natureza, vem um desejo intenso por Cristo e pelas coisas de Deus. Pela primeira vez, podemos apreciar plenamente a declaração de Jesus:

“‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.'” (João 14: 6,)

Sabemos, com todo o nosso ser, que Jesus é a verdade que sempre buscamos. Quanto mais obtemos dele, mais queremos. Nosso desejo por ele parece certo. Parece natural. À medida que buscamos um relacionamento íntimo com Cristo, experimentamos um amor diferente de qualquer outro.

Como cristãos, ainda pecamos, mas isso se torna uma vergonha para nós, porque agora percebemos o quanto isso ofende a Deus. Com nossa nova vida, desenvolvemos novas prioridades. Queremos agradar a Deus por amor, não por medo, e como membros de sua família, queremos nos encaixar com nosso Pai e nosso irmão Jesus.

Quando nos tornamos uma nova pessoa em Cristo, também deixamos para trás aquele fardo sufocante de tentar ganhar nossa própria salvação. Finalmente entendemos o que Jesus fez por nós:

“‘Então conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.'” (João 8:32,)

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar