A Mulher no Poço - Guia de Estudo da História Bíblica

A Mulher no Poço Guia de Estudo da História Bíblica

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A história da mulher no poço é uma das mais conhecidas da Bíblia; muitos cristãos podem facilmente dar um resumo disso. Em sua superfície, a história narra o preconceito étnico e uma mulher evitada por sua comunidade.

Mas olhe mais fundo e você perceberá que revela muito sobre o caráter de Jesus . Acima de tudo, a história, que se desenrola em João 4:1-40, sugere que Jesus é um Deus amoroso e receptivo, e devemos seguir seu exemplo.

Pergunta para reflexão

A tendência humana é julgar os outros por causa de estereótipos, costumes ou preconceitos. Jesus trata as pessoas como indivíduos, aceitando-as com amor e compaixão. Você descarta certas pessoas como causas perdidas, ou você as vê como valiosas por si mesmas, dignas de conhecer o evangelho?

Resumo da história da mulher no poço

A história começa quando Jesus e seus discípulos estão viajando de Jerusalém, no sul, para a Galiléia, no norte. Para encurtar a viagem, eles pegam o caminho mais rápido, por Samaria.

Cansado e com sede, Jesus sentou-se ao lado do poço de Jacó enquanto seus discípulos foram à aldeia de Sicar, a cerca de 800 metros de distância, para comprar comida. Era por volta do meio-dia, a parte mais quente do dia, e uma mulher samaritana veio ao poço nesta hora inconveniente para tirar água.

Durante seu encontro com a mulher no poço, Jesus quebrou três costumes judaicos. Primeiro, ele falou com ela apesar de ela ser uma mulher. Segundo, ela era uma mulher samaritana , e os judeus tradicionalmente desprezavam os samaritanos.

Durante séculos, judeus e samaritanos rejeitaram-se mutuamente. E, terceiro, ele pediu a ela que lhe trouxesse um copo de água, embora usar seu copo ou jarro o tornasse cerimonialmente impuro.

O comportamento de Jesus chocou a mulher no poço. Mas como se isso não bastasse, ele disse à mulher que poderia dar-lhe “água viva” como um presente de Deus para que ela nunca mais tivesse sede. Jesus usou as palavras água viva para se referir à vida eterna, o dom que satisfaria o desejo de sua alma:

Jesus respondeu: “Quem beber desta água logo terá sede novamente. Mas aqueles que beberem da água que eu dou nunca mais terão sede. Ela se torna uma fonte fresca e borbulhante dentro deles, dando-lhes a vida eterna”. (João 4:13-14)

Esta água viva só estava disponível através dele. No início, a mulher samaritana não entendeu completamente o significado de Jesus.

Embora nunca tivessem se encontrado antes, Jesus revelou que sabia que ela tinha cinco maridos e agora estava morando com um homem que não era seu marido.

“Senhor”, disse a mulher, “você deve ser um profeta”. (João 4:19) Agora, Jesus tinha toda a atenção dela!

Jesus se revelou como Deus

Jesus e a mulher discutiram seus pontos de vista sobre adoração, e a mulher expressou sua crença de que o Messias estava chegando. Jesus respondeu: “Eu, que falo com você, sou ele”. (João 4:26)

Quando a mulher começou a compreender a realidade de seu encontro com Jesus, os discípulos voltaram. Eles também ficaram chocados ao encontrá-lo falando com uma mulher. Deixando para trás seu jarro de água, a mulher voltou para a cidade, convidando as pessoas a “Venham ver um homem que me disse tudo o que eu fiz”. (João 4:29)

Enquanto isso, Jesus disse a seus discípulos que a colheita de almas estava pronta, semeada pelos profetas, escritores do Antigo Testamento e João Batista.

Animados com o que a mulher lhes disse, os samaritanos vieram de Sicar e imploraram a Jesus que ficasse com eles.

Jesus ficou dois dias, ensinando o povo samaritano sobre o Reino de DeusQuando ele saiu, as pessoas disseram à mulher: “… nós ouvimos por nós mesmos e sabemos que este é realmente o salvador do mundo”. (João 4:42)

Lições da mulher no poço

Para entender completamente a história da mulher no poço, é importante entender quem eram os samaritanos – um povo mestiço, que se casou com os assírios séculos antes. Eles eram odiados pelos judeus por causa dessa mistura cultural e porque tinham sua própria versão da Bíblia e seu próprio templo no Monte Gerizim.

A mulher samaritana que Jesus conheceu enfrentou o preconceito de sua própria comunidade. Ela veio tirar água na parte mais quente do dia, em vez dos horários habituais da manhã ou da noite, porque era evitada e rejeitada pelas outras mulheres da região por sua imoralidade . Jesus conhecia sua história, mas ainda assim a aceitou e ministrou a ela.

Quando Jesus se revelou como a Água Viva para a mulher no poço, sua mensagem foi surpreendentemente semelhante à sua revelação como o Pão da Vida: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome. Quem crê em mim nunca terá sede” (João 6:35).

Ao alcançar os samaritanos, Jesus mostrou que sua missão era para todas as pessoas, não apenas para os judeus. No livro de Atos , após a ascensão de Jesus ao céu, seus apóstolos continuaram seu trabalho em Samaria e no mundo gentio.

Ironicamente, enquanto o Sumo Sacerdote e o Sinédrio rejeitaram Jesus como o Messias, os samaritanos rejeitados o reconheceram e o aceitaram por quem ele realmente era, o Senhor e Salvador do mundo.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar