O que é um apóstolo? Definição na Bíblia

O que é um apóstolo?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A definição de um apóstolo (do grego apostolos ) é “aquele que é enviado” ou “alguém comissionado”. O termo (pronunciado uh POS ull ) aparece mais de 80 vezes no Novo Testamento. Em Hebreus 3:1, a palavra foi aplicada a Jesus Cristo , que foi enviado por Deus:

Portanto, santos irmãos e irmãs, que participam do chamado celestial, fixem seus pensamentos em Jesus, a quem reconhecemos como nosso apóstolo e sumo sacerdote.

O que é um apóstolo?

  • Um apóstolo era um representante oficial encarregado de uma comissão.
  • Jesus escolheu doze homens dentre seus seguidores para serem seus apóstolos.
  • Um apóstolo de Jesus Cristo é um mensageiro enviado para espalhar o evangelho da salvação.
  • Os apóstolos de Jesus Cristo às vezes eram chamados de “Os Doze”.

No Evangelho de Lucas , Jesus usou “apóstolo” para se referir aos mensageiros enviados por Deus para pregar a Israel:

Por causa disso, Deus em sua sabedoria disse: “Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, alguns dos quais matarão e outros perseguirão”. (Lucas 11:49)

Os Apóstolos de Jesus

No entanto, a definição primária de apóstolo se aplica a um grupo singular de homens que detinham um papel supremo na igreja primitiva.

Os apóstolos foram os 12 discípulos mais próximos de Jesus Cristo, escolhidos por ele no início de seu ministério para difundir o evangelho após sua morte e ressurreição. Na Bíblia , eles são chamados de discípulos de Jesus até a ascensão do Senhor ao céu. Depois disso, eles são referidos como apóstolos:

“Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão (chamado Pedro) e seu irmão André ; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus , o publicano; Tiago , filho de Alfeu, e Tadeu ; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu”. (Mateus 10:2-4)

Jesus atribuiu a esses homens deveres específicos antes de sua crucificação , mas foi somente depois de sua ressurreição – quando seu discipulado foi completado – que ele os designou plenamente como apóstolos. A essa altura, Judas Iscariotes havia se enforcado e mais tarde foi substituído por Matias, que foi escolhido por sorteio (Atos 1:15-26).

Um apóstolo é aquele que é comissionado

O termo apóstolo também foi usado no Novo Testamento para descrever um indivíduo que foi comissionado e enviado por uma comunidade ou igreja para pregar o evangelho.

Saulo de Tarso, um perseguidor de cristãos que se converteu quando teve uma visão de Jesus no caminho de Damasco , também é chamado de apóstolo. Nós o conhecemos como o Apóstolo Paulo . Paulo espalhou o evangelho para os gentios em todo o Mediterrâneo.

A comissão de Paulo foi semelhante à dos 12 apóstolos, e seu ministério, como o deles, foi guiado pela liderança e unção graciosas de Deus. Paulo, a última pessoa a testemunhar uma aparição de Jesus após sua ressurreição, é considerado o último dos apóstolos escolhidos:

Mas mesmo antes de eu nascer, Deus me escolheu e me chamou por sua maravilhosa graça. Então agradou a ele revelar seu Filho a mim para que eu proclamasse a Boa Nova de Jesus aos gentios. Quando isso aconteceu, não saí correndo para consultar nenhum ser humano. Nem subi a Jerusalém para consultar os apóstolos antes de mim. Em vez disso, fui para a Arábia e depois voltei para a cidade de Damasco. (Gálatas 1:15-17)

Detalhes limitados são dados na Bíblia sobre o trabalho evangelístico contínuo dos apóstolos , mas a tradição sustenta que todos eles, exceto João, morreram como mártires por sua fé.

Qualificações de um Apóstolo

Um apóstolo como definido estritamente pelo Novo Testamento, não existe mais hoje, uma vez que estas três condições tinham que ser satisfeitas:

A pessoa tinha que ter sido uma testemunha ocular de Jesus após sua ressurreição (1 Coríntios 9:1); tinha que ter sido escolhido pelo Espírito Santo (Atos 9:15); e teve que ter ministrado com sinais e maravilhas milagrosos (Atos 2:43; 2 Coríntios 12:12).

Um apóstolo moderno normalmente funcionaria como um plantador de igrejas – alguém que é enviado pelo corpo de Cristo para espalhar o evangelho e estabelecer novas comunidades de crentes.

Versículos-chave da Bíblia

E chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, e lhes deu autoridade sobre os espíritos imundos. Ele os encarregou de não levar nada para a viagem a não ser um cajado — nem pão, nem bolsa, nem dinheiro no cinto — mas usar sandálias e não colocar duas túnicas. E disse-lhes: Sempre que entrares numa casa, fica aí até saires dali. E se algum lugar não te acolher e não te escutarem, quando saires, sacudi a poeira que está sobre os teus pés. como testemunho contra eles”. Então eles saíram e proclamaram que as pessoas deveriam se arrepender. E expulsaram muitos demônios e ungiram com óleo muitos enfermos e os curaram. (Marcos 6:7-13; veja também Lucas 9:1-6 e Mateus 28:16-20 )

Origens

  • T. Alton Bryant. O Novo Dicionário Bíblico Compacto.
  • Paulo Enns. Manual Moody de Teologia.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar