Conheça os 12 Apóstolos de Jesus

Conheça os 12 Apóstolos de Jesus

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Jesus Cristo escolheu os 12 apóstolos dentre seus primeiros seguidores para se tornarem seus companheiros mais próximos. Após um curso intensivo de discipulado e após sua ressurreição dos mortos, o Senhor comissionou totalmente os apóstolos (Mateus 28:16-2, Marcos 16:15) para avançar o reino de Deus e levar a mensagem do evangelho ao mundo.

Encontramos os nomes dos 12 discípulos em Mateus 10:2-4 , Marcos 3:14-19 e Lucas 6:13-16 . Esses homens se tornaram os líderes pioneiros da igreja do Novo Testamento, mas não estavam isentos de falhas e deficiências.

Curiosamente, nenhum dos apóstolos escolhidos era um erudito ou rabino. Esses homens não tinham habilidades extraordinárias. Nem religiosos nem refinados, eram pessoas comuns, assim como você e eu.

Mas Deus os escolheu para um propósito – para atiçar as chamas do evangelho que se espalhariam pela face da terra e continuariam a brilhar ao longo dos séculos seguintes. Deus selecionou e usou cada um desses caras comuns para realizar seu plano excepcional.

Conheça os 12 Apóstolos de Jesus Cristo

Reserve alguns momentos para aprender sobre os 12 apóstolos de Jesus e suas características. Descubra as lições dos homens que ajudaram a acender a luz da verdade que ainda hoje habita nos corações e chama as pessoas a virem e seguirem a Cristo.

1. Peter

Sem dúvida, Peter era um “duh” – a maioria das pessoas pode se identificar. Em um minuto ele estava andando sobre as águas pela fé, e no próximo ele estava afundando em dúvidas. Impulsivo e emocional, Pedro é mais conhecido por negar Jesus quando a pressão estava alta. Mesmo assim, como discípulo era muito amado por Cristo, ocupando um lugar especial entre os doze.

Pedro, porta-voz dos doze, destaca-se nos Evangelhos. Sempre que os homens são listados, o nome de Peter é o primeiro. Ele, Tiago e João formavam o círculo íntimo dos companheiros mais próximos de Jesus. Somente esses três tiveram o privilégio de experimentar a transfiguração , juntamente com algumas outras revelações extraordinárias de Jesus.

Após a ressurreição, Pedro se tornou um ousado evangelista e missionário, e um dos maiores líderes da igreja primitiva. Apaixonado até o fim, os historiadores registram que quando Pedro foi condenado à morte por crucificação , ele pediu que sua cabeça fosse virada para o chão porque não se sentia digno de morrer da mesma maneira que seu Salvador.

2. André

O apóstolo André abandonou João Batista para se tornar o primeiro seguidor de Jesus de Nazaré, mas João Batista não se importou. Ele sabia que sua missão era apontar as pessoas para o Messias.

Como muitos de nós, André viveu à sombra de seu irmão mais famoso, Simão Pedro. Todos os quatro Evangelhos identificam André como irmão de Pedro. O casal era de Betsaida, uma cidade ao norte do Mar da Galiléia.

André levou Pedro a Cristo, depois entrou em segundo plano quando seu irmão turbulento se tornou um líder entre os apóstolos e na igreja primitiva .

Os Evangelhos não nos falam muito sobre André, mas a leitura nas entrelinhas revela uma pessoa que tinha sede de verdade e a encontrou na água viva de Jesus. Na vida de André, descobrimos como um simples pescador largou suas redes na praia e se tornou um notável pescador de homens.

3. James

Cada um dos evangelhos sinóticos identifica Tiago como um dos primeiros discípulos de Jesus. Tiago, filho de Zebedeu, muitas vezes chamado Tiago, o Maior, para distingui-lo do outro apóstolo chamado Tiago, era membro do círculo íntimo de Cristo, que incluía seu irmão, o apóstolo João , e Pedro.

Não apenas Tiago e João ganharam um apelido especial do Senhor – “filhos do trovão” – eles tiveram o privilégio de estar na frente e no centro de três eventos sobrenaturais na vida de Cristo. Além dessas honras, Tiago foi o primeiro dos 12 apóstolos a ser martirizado por sua fé em 44 d.C.

4. João

O apóstolo João, irmão de Tiago, foi apelidado por Jesus de um dos “filhos do trovão”, mas gostava de se chamar “o discípulo a quem Jesus amava”. John era provavelmente mais jovem do que James, já que ele geralmente é mencionado depois dele. Junto com seu pai Zebedeu, os irmãos eram pescadores quando Jesus os chamou.

Com seu temperamento ardente e devoção especial ao Salvador, João conquistou um lugar privilegiado no círculo íntimo de Cristo. Seu enorme impacto na igreja cristã primitiva e sua personalidade maior que a vida, fazem dele um fascinante estudo de caráter.

Seus escritos revelam traços contrastantes. Por exemplo, na primeira manhã de Páscoa , com seu zelo e entusiasmo típicos, João levou Pedro para o túmulo depois que Maria Madalena relatou que agora estava vazio. Embora João tenha vencido a corrida e se gabado dessa conquista em seu Evangelho (João 20:1-9), ele humildemente permitiu que Pedro entrasse no túmulo primeiro.

Segundo a tradição, João sobreviveu a todos os discípulos, morrendo de velhice em Éfeso, onde pregou um evangelho de amor e ensinou contra a heresia .

5. Filipe

Filipe foi um dos primeiros seguidores de Jesus Cristo e não perdeu tempo chamando outros , como Natanael, para fazer o mesmo. Filipe desempenha um papel maior no Evangelho de João do que nos outros três Evangelhos.

Em João 14:8-9, Filipe pede a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai, e ficaremos satisfeitos”. Jesus responde: “Eu estive com você todo esse tempo, Filipe, e você ainda não sabe quem eu sou? Quem me viu, viu o Pai!”

Embora pouco se saiba sobre ele após a ascensão de Cristo, os historiadores bíblicos acreditam que Filipe pregou o evangelho na Frígia, na Ásia Menor, e morreu como mártir em Hierápolis. De uma coisa sabemos com certeza, a busca de Filipe pela verdade o levou diretamente ao Messias prometido.

6. Natanael ou Bartolomeu

Natanael, que se acredita ser o discípulo Bartolomeu, experimentou um primeiro encontro chocante com Jesus. Quando o apóstolo Filipe o chamou para ir ao encontro do Messias, Natanael ficou cético, mas mesmo assim o seguiu. Quando Filipe o apresentou a Jesus, o Senhor declarou: “Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há nada de falso”. Imediatamente Natanael quis saber: “Como você me conhece?”

Jesus chamou sua atenção quando respondeu: “Eu te vi enquanto você ainda estava debaixo da figueira antes que Filipe te chamasse”. Bem, isso parou Nathanael em suas trilhas. Chocado e surpreso, ele declarou: “Rabi, você é o Filho de Deus; você é o Rei de Israel.”

Natanael acumulou apenas algumas linhas nos Evangelhos, no entanto, naquele instante, tornou-se um fiel seguidor de Jesus Cristo.

7. Mateus

Levi, que se tornou o apóstolo Mateus, era um funcionário da alfândega em Cafarnaum que tributava importações e exportações com base em seu próprio julgamento. Os judeus o odiavam porque ele trabalhava para Roma e traía seus compatriotas.

Mas quando Mateus, o cobrador de impostos desonesto, ouviu duas palavras de Jesus: “Siga-me”, ele deixou tudo e obedeceu. Como nós, ele desejava ser aceito e amado. Mateus reconheceu Jesus como alguém por quem vale a pena se sacrificar, então ele desistiu de sua vida confortável para servi-lo e segui-lo.

8. Tomás

apóstolo Tomé é muitas vezes referido como “Tomé duvidoso” porque se recusou a acreditar que Jesus havia ressuscitado dos mortos até que viu e tocou as feridas físicas de Cristo. No que diz respeito aos discípulos, no entanto, a história tratou Thomas como um vagabundo. Afinal, cada um dos 12 apóstolos, exceto João, abandonou Jesus durante seu julgamento e morte no Calvário.

Thomas era propenso a extremos. Anteriormente, ele havia demonstrado fé corajosa, disposto a arriscar a própria vida para seguir Jesus na Judéia.

Há uma lição importante a ser aprendida ao estudar Tomé: se estivermos realmente procurando conhecer a verdade e formos honestos conosco e com os outros sobre nossas lutas e dúvidas, Deus nos encontrará fielmente e se revelará a nós, apenas como ele fez para Thomas.

9. Tiago o Menor

Tiago, o Menor, é um dos apóstolos mais obscuros da Bíblia. As únicas coisas que sabemos com certeza são seu nome e que ele estava presente no cenáculo de Jerusalém depois que Cristo ascendeu ao céu.

Em Doze Homens Comuns , John MacArthur sugere que sua obscuridade pode ter sido a marca distintiva de sua vida. É bem possível que o anonimato completo de James the Less revele algo profundo sobre seu personagem.

10. Simão, o Zelote

Quem não gosta de um bom mistério? Uma questão intrigante na Bíblia é a identidade exata de Simão, o Zelote, o próprio apóstolo misterioso da Bíblia.

As Escrituras não nos dizem quase nada sobre Simão. Nos Evangelhos, ele é mencionado em três lugares, mas apenas para listar seu nome. Em Atos 1:13, aprendemos que ele estava presente com os apóstolos no cenáculo de Jerusalém depois que Cristo ascendeu ao céu. Além desses poucos detalhes, podemos apenas especular sobre Simon e sua designação como Zealot.

11. Tadeu ou Judas

Listado junto com Simão, o Zelote, e Tiago, o Menor, o apóstolo Tadeu completa um agrupamento dos discípulos menos conhecidos. Em Doze Homens Comuns, o livro de John MacArthur sobre os apóstolos, Tadeu é caracterizado como um homem gentil e de coração terno que demonstrou humildade infantil.

12. Judas Iscariotes

Judas Iscariotes é o apóstolo que traiu Jesus com um beijo. Por este ato supremo de traição, alguns diriam que Judas Iscariotes cometeu o maior erro da história.

Ao longo do tempo, as pessoas tiveram sentimentos contraditórios sobre Judas. Alguns experimentam um sentimento de ódio por ele, outros sentem pena e alguns até o consideram um herói . Não importa como você reaja a Judas, uma coisa é certa, os crentes podem se beneficiar muito ao analisar seriamente sua vida.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar