Tadeu na Bíblia é Judas, o Apóstolo

Tadeu: O apóstolo com muitos nomes

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Comparado aos apóstolos mais proeminentes nas Escrituras, pouco se sabe sobre Tadeu, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Parte do mistério decorre de ele ser chamado por vários nomes diferentes na Bíblia: Tadeu, Judas, Judas e Tadeu. 

Alguns argumentam que existem duas ou mais pessoas diferentes representadas por esses nomes, mas a maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que esses vários nomes se referem à mesma pessoa. Nas listas dos Doze, ele é chamado Tadeu ou Tadeu, um sobrenome para o nome Lebaeu (Mateus 10:3), que significa “coração” ou “corajoso”.

A imagem fica ainda mais confusa quando ele é chamado de Judas, mas é distinguido de Judas Iscariotes em João 12:22. Alguns estudiosos da Bíblia sugerem que Tadeu foi o autor da epístola de Judas, no entanto, uma posição mais amplamente aceita é que Judas, o meio-irmão de Jesus , escreveu o livro. 

Antecedentes históricos sobre Tadeu, o Apóstolo

Pouco se sabe sobre o início da vida de Tadeu, exceto que ele provavelmente nasceu e foi criado na mesma área da Galiléia que Jesus e os outros discípulos – uma região que agora faz parte do norte de Israel, ao sul do Líbano.

Uma tradição o faz nascer em uma família judia na cidade de Paneas. Outra tradição sustenta que sua mãe era prima de Maria, mãe de Jesus, o que o tornaria um parente consangüíneo de Jesus.

Também sabemos que Tadeu, como outros discípulos, pregou o evangelho nos anos que se seguiram à morte de Jesus. A tradição diz que ele pregou na Judéia, Samaria, Iduméia, Síria, Mesopotâmia e Líbia, possivelmente ao lado de Simão, o Zelote.

A tradição da Igreja afirma que Tadeu fundou uma igreja em Edessa e foi crucificado lá como mártir. Uma lenda sugere que sua execução ocorreu na Pérsia. Porque ele foi executado por um machado ou porrete, essas armas são frequentemente mostradas em obras de arte representando Tadeu.

Após sua execução, seu corpo teria sido levado para Roma e colocado na Basílica de São Pedro, onde seus ossos permanecem até hoje, enterrados no mesmo túmulo com os restos mortais de Simão, o Zelote. Os armênios, para quem São Judas é o santo padroeiro, acreditam que os restos mortais de Tadeu estão enterrados em um mosteiro armênio. 

Realizações de Tadeu

Tadeu aprendeu o evangelho diretamente de Jesus e serviu lealmente a Cristo apesar das dificuldades e perseguições. Ele pregou como missionário após a ressurreição de Jesus. Ele pode ter escrito o livro de Judas. Os dois versos finais de Judas (24-25) contêm uma doxologia, ou “expressão de louvor a Deus”, considerada a melhor do  Novo Testamento.

Fraquezas

Como a maioria dos outros apóstolos, Tadeu abandonou Jesus durante seu julgamento e crucificação.

Lições de vida de Tadeu

Em João 14:22, Tadeu perguntou a Jesus: “Senhor, por que você vai se revelar apenas a nós e não ao mundo em geral?”. Esta pergunta revelou algumas coisas sobre Thaddeus.

Número um, Tadeu estava confortável em seu relacionamento com Jesus, o suficiente para parar o Senhor no meio de seu ensino para fazer uma pergunta.

Tadeu estava curioso para saber por que Jesus se revelaria aos discípulos, mas não ao mundo inteiro. Isso demonstrou que Thaddeus tinha um coração compassivo pelo mundo. Ele queria que todos conhecessem Jesus. 

Referências a Tadeu na Bíblia

O apóstolo Tadeu é mencionado em Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:16; João 14:22; Atos 1:13; E possivelmente o livro de Judas.

Ocupação

Apóstolo, evangelista, missionário.

Árvore genealógica

Pai: Alfeu

Irmão: James, o Menor

Versículos-chave

Então Judas (não Judas Iscariotes) disse: “Mas, Senhor, por que você pretende se mostrar a nós e não ao mundo?” (João 14:22)

Mas vocês, queridos amigos, edifiquem-se em sua santíssima fé e rezem no Espírito Santo. Mantenha-se no amor de Deus enquanto espera pela misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para levá-lo à vida eterna. (Judas 20-21)

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar