Tomé o Apóstolo: Apelidado de 'Duvidando Tomé'

Conheça Tomé, o Apóstolo de Jesus Cristo

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O apóstolo Tomé foi um dos doze discípulos originais de Jesus Cristo , especialmente escolhido para espalhar o evangelho após a crucificação e ressurreição do Senhor. A Bíblia também chama Tomé “Dídimo” (João 11:16; 20:24). Ambos os nomes significam “gêmeo”, embora não tenhamos o nome do gêmeo de Tomé nas Escrituras.

Duas histórias importantes pintam um retrato de Tomé no Evangelho de João. Um (em João 11) mostra sua coragem e lealdade a Jesus, o outro (em João 20) revela sua luta humana com a dúvida.

Tomé, o Apóstolo

  • Também conhecido como : Além de “Thomas”, a Bíblia também o chama de “Dídimo”, que significa “gêmeo”. Ele é lembrado hoje como “Duvidando Thomas”.
  • Conhecido por : Tomé é um dos doze apóstolos originais de Jesus Cristo. Ele duvidou da ressurreição até que o Senhor apareceu a Tomé e o convidou a tocar suas feridas e ver por si mesmo.
  • Referências Bíblicas: Nos Evangelhos Sinóticos (Mateus 10:3; Marcos 3:18; Lucas 6:15) Tomé aparece apenas nas listas dos apóstolos, mas no Evangelho de João (João 11:16, 14:5, 20:24 -28, 21:2), Thomas salta para a frente em duas narrativas importantes. Ele também é mencionado em Atos 1:13.
  • Ocupação : A ocupação de Tomé antes de conhecer Jesus é desconhecida. Após a ascensão de Jesus , ele se tornou um
    missionário cristão.
  • Cidade natal : Desconhecida
  • Árvore genealógica : Tomé tem dois nomes no Novo Testamento ( Tomé , em grego, e Dídimo , em aramaico , ambos significando “gêmeo”). Sabemos, então, que Thomas tinha um gêmeo, mas a Bíblia não dá o nome de seu gêmeo, nem qualquer outra informação sobre sua árvore genealógica.

Como o apóstolo obteve o apelido de ‘Duvidando de Tomé’

Tomé não estava presente quando Jesus ressuscitado apareceu pela primeira vez aos discípulos. Quando os outros disseram: “Vimos o Senhor”, Tomé respondeu que não acreditaria a menos que pudesse tocar as feridas de Jesus. Mais tarde, Jesus se apresentou aos apóstolos e convidou Tomé para inspecionar suas feridas.

Tomé também estava presente com os outros discípulos no Mar da Galiléia quando Jesus lhes apareceu novamente.

Embora não seja usado na Bíblia, o apelido de “Tomé duvidoso” foi dado a este discípulo por causa de sua descrença sobre a ressurreição. As pessoas que são céticas às vezes são chamadas de “Duvidando Thomas”.

Realizações de Thomas

O apóstolo Tomé viajou com Jesus e aprendeu com ele por três anos.

A tradição da Igreja afirma que depois que Jesus ressuscitou e ascendeu ao céu, Tomé levou a mensagem do evangelho para o leste e acabou sendo martirizado por sua fé.

Por causa de Tomé, temos estas palavras inspiradoras de Jesus: “Tomé, porque me viste, creste. Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29). A falta de fé de Tomé serviu para encorajar todos os futuros cristãos que não viram Jesus e ainda assim creram nele e em sua ressurreição.

Forças

Quando a vida de Jesus estava em risco ao retornar à Judéia após a morte de Lázaro , o apóstolo Tomé corajosamente disse a seus condiscípulos que deveriam ir com Jesus, não importava o perigo (João 11:16) .

Tomé foi honesto com Jesus e os discípulos. Certa vez, quando não entendeu as palavras de Jesus, Tomé não se envergonhou de admitir: “Senhor, não sabemos para onde vais, então como podemos saber o caminho?” (João 14:5).

A famosa resposta do Senhor é um dos versículos mais memorizados em toda a Bíblia: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).

Fraquezas

Como os outros discípulos, Tomé abandonou Jesus durante a crucificação . Apesar de ouvir os ensinamentos de Jesus e ver todos os seus milagres , Tomé exigiu provas físicas de que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Sua fé era baseada apenas no que ele podia tocar e ver por si mesmo.

Lições de vida de Thomas

Todos os discípulos, exceto João, abandonaram Jesus na cruz. Eles não entenderam e duvidaram de Jesus, mas Tomé é destacado nos evangelhos porque colocou sua dúvida em palavras.

Vale a pena notar que Jesus não repreendeu Tomé por sua dúvida. Em vez de repreender Thomas, ele teve compaixão por sua luta humana com a dúvida. De fato, Jesus convidou Tomé a tocar suas feridas e ver por si mesmo. Jesus entende nossas batalhas com a dúvida e nos convida a nos aproximarmos e acreditarmos.

Hoje, milhões de pessoas teimosamente querem testemunhar milagres ou ver Jesus pessoalmente antes de acreditarem nele, mas Deus nos pede para irmos a ele com . Deus fornece a Bíblia, com relatos de testemunhas oculares da vida, crucificação e ressurreição de Jesus para fortalecer nossa fé.

Em resposta às dúvidas de Tomé, Jesus disse que aqueles que crêem em Cristo como Salvador sem vê-lo – somos nós – são abençoados.

Versículos-chave da Bíblia

  • Então Tomé (chamado Dídimo) disse aos demais discípulos: “Vamos nós também, para morrermos com ele”. (João 11:16)
  • Então ele (Jesus) disse a Tomé: “Coloque seu dedo aqui; veja minhas mãos. Estenda sua mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. (João 20:27)
  • Tomé disse-lhe: “Meu Senhor e meu Deus!” (João 20:28)
  • Então Jesus lhe disse: “Porque você me viu, você acreditou; bem-aventurados os que não viram e creram”. (João 20:29)

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar