Guia de Estudo da História Bíblica A Ressurreição de Lázaro

Guia de Estudo da História Bíblica A Ressurreição de Lázaro

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A Ressurreição de Lázaro: Lázaro e suas duas irmãs, Maria e Marta , eram amigos queridos de Jesus. Quando seu irmão adoeceu, as irmãs enviaram um mensageiro a Jesus para lhe dizer que Lázaro estava doente.

Em vez de se apressar para ver Lázaro, Jesus permaneceu onde estava por mais dois dias. Quando Jesus finalmente chegou a Betânia, Lázaro estava morto e em seu túmulo havia quatro dias. Jesus ordenou que a lápide fosse removida, e então ressuscitou Lázaro dos mortos.

Através desta história de Lázaro, a Bíblia entrega uma mensagem poderosa ao mundo: Jesus Cristo tem poder sobre a morte e aqueles que nele crêem recebem a vida ressurreta.

Referência das Escrituras

A história se passa em João capítulo 11.

Resumo da história de A Ressurreição de Lázaro

Lázaro era um  dos amigos mais próximos de Jesus CristoNa verdade, somos informados de que Jesus o amava. Quando Lázaro adoeceu, suas irmãs enviaram uma mensagem a Jesus: “Senhor, aquele que você ama está doente”.

Quando Jesus ouviu a notícia, ele esperou mais dois dias antes de ir para a cidade natal de Lázaro, Betânia. Jesus sabia que faria um grande milagre para a glória de Deus e, portanto, não tinha pressa.

Quando Jesus chegou a Betânia, Lázaro já estava morto e no túmulo há quatro dias. Quando Marta descobriu que Jesus estava a caminho, saiu ao seu encontro. “Senhor”, disse ela, “se você estivesse aqui, meu irmão não teria morrido.”

Jesus disse a Marta: “Teu irmão ressuscitará”. Mas Marta pensou que ele estava falando sobre a ressurreição final dos mortos.

Então Jesus disse estas palavras cruciais: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim viverá, ainda que morra; e quem vive e crê em mim nunca morrerá”.

Marta então foi e disse a Maria que Jesus queria vê-la. Jesus ainda não havia entrado na aldeia, provavelmente para evitar agitar a multidão e chamar a atenção para si mesmo. A cidade de Betânia não ficava longe de Jerusalém, onde os líderes judeus conspiravam contra Jesus.

Quando Maria conheceu Jesus, ela estava sofrendo com forte emoção pela morte de seu irmão. Os judeus com ela também choravam e lamentavam. Profundamente comovido pela dor deles, Jesus chorou com eles.

Jesus então foi ao túmulo de Lázaro com Maria, Marta e o resto dos enlutados. Lá, ele pediu que removessem a pedra que cobria o túmulo na encosta. Jesus olhou para o céu e orou a seu Pai, encerrando com estas palavras: “Lázaro, vem para fora!” Quando Lázaro saiu do sepulcro, Jesus disse ao povo que tirasse suas vestes funerárias.

Principais temas e lições de vida

Na história de Lázaro, Jesus fala uma das mensagens mais poderosas de todos os tempos: “Quem crê em  Jesus Cristo, recebe a vida espiritual que nem a morte física pode tirar”.

Como resultado desse incrível milagre de ressuscitar Lázaro dos mortos, muitas pessoas acreditaram que Jesus era o  Filho de Deus  e colocaram sua fé em Cristo.

Por meio dela, Jesus mostrou aos discípulos e ao mundo que ele tinha poder sobre a morte. É absolutamente essencial para nossa fé como cristãos  que creiamos na ressurreição dos mortos.

Jesus revelou sua compaixão pelas pessoas através de uma demonstração genuína de emoção. Mesmo sabendo que Lázaro viveria, ele ainda foi movido a chorar com aqueles que amava. Jesus se importou com a tristeza deles.

Ele não era tímido para mostrar emoção, e não devemos ter vergonha de expressar nossos verdadeiros sentimentos a Deus. Como Marta e Maria, podemos ser transparentes com Deus porque ele cuida de nós.

Jesus esperou para viajar para Betânia porque já sabia que Lázaro estaria morto e que ali faria um milagre incrível, para a glória de Deus. Muitas vezes esperamos pelo Senhor em meio a uma situação terrível e nos perguntamos por que ele não responde mais rapidamente.

Muitas vezes Deus permite que nossa situação vá de mal a pior porque ele está planejando fazer algo poderoso e maravilhoso; ele tem um propósito que trará ainda maior glória a Deus.

Pontos de interesse da história bíblica de Lázaro

  • Jesus também ressuscitou a filha de Jairo (Mateus 9:18-26; Marcos 5:41-42; Lucas 8:52-56) e o filho de uma viúva (Lucas 7:11-15) dos mortos.
  • Outras pessoas que foram ressuscitadas dos mortos na Bíblia:
  1. Em 1 Reis 17:22 Elias ressuscitou um menino dentre os mortos.
  2. Em 2 Reis 4:34-35 Eliseu ressuscitou um menino dos mortos.
  3. Em 2 Reis 13:20-21, os ossos de Eliseu ressuscitaram um homem dentre os mortos.
  4. Em Atos 9:40-41, Pedro ressuscitou uma mulher dentre os mortos.
  5. Em Atos 20:9-20 Paulo ressuscitou um homem dentre os mortos.

Perguntas para reflexão

Você está em um julgamento difícil? Assim como Marta e Maria, você sente que Deus está demorando demais para responder à sua necessidade?

Você pode confiar em Deus mesmo no atraso? Lembre-se da história de Lázaro. Sua situação não poderia ser pior que a dele. Confie que Deus tem um propósito para sua provação e que ele trará glória a si mesmo através dela.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar