Filho de Deus – Por que Jesus Cristo foi chamado Filho de Deus?

Jesus Cristo é chamado o Filho de Deus mais de 40 vezes na Bíblia. O que esse título significa exatamente e que significado tem para as pessoas hoje em dia?

Primeiro, o termo não significa que Jesus era a descendência literal de Deus Pai, pois cada um de nós é filho de nosso pai humano. A doutrina cristã da Trindade diz que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são co-iguais e co-eternos, significando que as três Pessoas do único Deus sempre existiram juntas e cada uma tem a mesma importância.

Segundo, isso não significa que Deus, o Pai, se uniu à virgem Maria e gerou Jesus dessa maneira. A Bíblia nos diz que Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Foi um nascimento virginal milagroso.

Terceiro, o termo Filho de Deus aplicado a Jesus é único. Isso não significa que ele era filho de Deus, como os cristãos são quando são adotados na família de Deus. Em vez disso, aponta sua divindade, significando que ele é Deus.

Outros na Bíblia chamavam Jesus de Filho de Deus, mais notavelmente Satanás e demônios. Satanás, um anjo caído que conhecia a verdadeira identidade de Jesus, usou o termo como uma provocação durante a tentação no deserto. Espíritos imundos, Aterrorizado na presença de Jesus, disse: ‘Tu és o Filho de Deus.’ (Marco 3:11)

Filho de Deus ou Filho do Homem?

Jesus freqüentemente se refere a si mesmo como o Filho do Homem. Nascido de uma mãe humana, ele era um homem totalmente humano, mas também totalmente Deus.  Sua encarnação significava que ele veio à terra e assumiu a carne humana.

  Ele era como nós em todos os sentidos, exceto no pecado.

O título Filho do Homem é muito mais profundo, no entanto. Jesus estava falando da profecia em Daniel 7: 13-14. Os judeus de sua época, e especialmente os líderes religiosos, teriam se familiarizado com essa referência.

Além disso, Filho do Homem era um título do Messias, o ungido de Deus que libertaria o povo judeu da escravidão.

  O Messias há muito era esperado, mas o sumo sacerdote e outros se recusaram a acreditar que Jesus era essa pessoa. Muitos pensavam que o Messias seria um líder militar que os libertaria do domínio romano. Eles não podiam agarrar um Messias servo que se sacrificaria na cruz para libertá-los da escravidão do pecado.

Como Jesus pregou em todo o Israel, ele sabia que seria considerado blasfemo se chamar de Filho de Deus.

Usar esse título sobre si mesmo teria encerrado seu ministério prematuramente. Durante seu julgamento pelos líderes religiosos, Jesus respondeu a sua pergunta de que ele era o Filho de Deus, e o sumo sacerdote rasgou seu próprio manto de horror, acusando Jesus de blasfêmia.

Que Filho de Deus significa hoje

Muitas pessoas hoje se recusam a aceitar que Jesus Cristo é Deus. Eles o consideram apenas um bom homem, um professor humano no mesmo nível de outros líderes religiosos históricos.

A Bíblia, no entanto, é firme em proclamar que Jesus é Deus. O Evangelho de João, por exemplo, diz: “Mas estes estão escritos para que você possa crer que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e que, crendo, você pode ter vida em seu nome”. (João 20:31)

Na sociedade pós-moderna de hoje, milhões de pessoas rejeitam a ideia da verdade absoluta.

  Eles afirmam que todas as religiões são igualmente verdadeiras e existem muitos caminhos para Deus.

No entanto, Jesus disse sem rodeios: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14: 6,) Os pós-modernistas acusam os cristãos de serem intolerantes; no entanto, essa verdade vem dos lábios do próprio Jesus.

Como o Filho de Deus, Jesus Cristo continua a fazer a mesma promessa de eternidade no céu para quem o segue hoje: “Porque a vontade do meu Pai é que todo aquele que olha para o Filho e nele crê tenha a vida eterna, e eu levantai-os no último dia. ”(João 6:40,) (Fontes: carm.org , gotquestions.org.)

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




Filho de Deus – Por que Jesus Cristo foi chamado Filho de Deus?
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *