Corpo de Cristo - Estude o significado triplo na Bíblia

O que é o Corpo de Cristo?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O corpo de Cristo é um termo com três significados diferentes, mas relacionados no cristianismo . Em primeiro lugar, refere-se à igreja cristã em todo o mundo. Segundo, descreve o corpo físico que Jesus Cristo assumiu na encarnação, quando Deus se tornou um ser humano. Terceiro, é um termo que várias denominações cristãs usam para o pão da comunhão .

Na Bíblia, o significado do termo é determinado pelo seu contexto. As referências à igreja como o corpo de Cristo superam em muito os outros dois usos.

Principais conclusões

  • O corpo de Cristo também é referido como a Igreja universal, a igreja cristã, encarnação e Eucaristia .
  • Cristo teve que ter um corpo físico para ser um sacrifício adequado pelos pecados da humanidade. Somente o derramamento de seu sangue salva os crentes do inferno.
  • As igrejas cristãs lembram-se da Última Ceia de Jesus através da prática da comunhão.

A Igreja é o Corpo de Cristo

A igreja cristã passou a existir oficialmente no dia de Pentecostes , quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos reunidos em uma sala em Jerusalém. Depois que o apóstolo Pedro pregou sobre o plano de salvação de Deus, 3.000 pessoas foram batizadas e se tornaram seguidores de Jesus.

Em sua primeira carta aos Coríntios , o grande plantador de igrejas Paulo chamou a igreja de corpo de Cristo, usando uma metáfora do corpo humano. As várias partes – olhos, ouvidos, nariz, mãos, pés e outros – têm trabalhos individuais, disse Paul. Cada um também é parte de todo o corpo, assim como cada crente recebe dons espirituais para funcionar em seu papel individual no corpo de Cristo, a igreja.

Até a Reforma em 1500, havia apenas uma igreja: a Igreja Católica Romana . À medida que as igrejas protestantes foram estabelecidas, as diferenças de doutrina levaram a uma mentalidade de “eles contra nós” que perdurou até o século 20.

No entanto, os esforços contínuos de ecumenismo nos últimos cem anos curaram muitas rachaduras, levando novamente à atitude de todas as igrejas cristãs como o corpo de Cristo.

A igreja às vezes é chamada de “corpo místico” porque todos os crentes não pertencem à mesma organização ou denominação terrena, mas estão unidos de maneiras invisíveis, como salvação em Cristo, reconhecimento mútuo de Cristo como o cabeça da igreja, pelo mesmo Espírito Santo, e como recipientes da justiça de Cristo. Fisicamente, todos os cristãos funcionam como o corpo de Cristo no mundo. Eles fazem seu trabalho missionário, evangelismo, caridade, cura e adoram a Deus Pai.

O Corpo Físico

Na segunda definição do corpo de Cristo, a doutrina da igreja afirma que Jesus veio habitar na terra como um ser humano, nascido de uma mulher, mas concebido pelo Espírito Santo, tornando-o sem pecado. Ele era totalmente homem e totalmente Deus. Ele morreu na cruz como um sacrifício voluntário pelos pecados da humanidade e então ressuscitou dos mortos .

Ao longo dos séculos, várias heresias surgiram, interpretando erroneamente a natureza corporal de Cristo. O docetismo ensinava que Jesus apenas parecia ter um corpo físico, mas não era verdadeiramente um homem.

O apolinarismo dizia que Jesus tinha uma mente divina, mas não uma mente humana, negando sua plena humanidade. O monofisismo afirmava que Jesus era um tipo de híbrido, nem humano nem divino, mas uma mistura de ambos.

O plano de salvação de Deus exigia que Jesus viesse à terra como um ser humano. Somente um ser humano poderia ser o sacrifício pelo pecado humano , e Cristo, o Sem Pecado, era o único homem qualificado como uma oferta imaculada.

Além disso, Deus declarou que somente o sangue poderia fazer expiação pelo pecado ( Levítico 17:11 ), então Jesus tinha que ser um ser humano que pudesse sangrar e morrer .

Ironicamente, os Evangelhos não nos dizem como era Jesus. Na Transfiguração , ele é descrito majestosamente em seu corpo glorificado, muito longe de sua aparência cotidiana. As descrições dele no livro do Apocalipse também revelam um ser divino, não um ser humano comum.

Sua normalidade como homem é sugerida pelo profeta Isaías:

Ele não tinha beleza ou majestade para nos atrair para ele, nada em sua aparência que desejássemos. ( Isaías 53:2)

As primeiras representações de Cristo eram mosaicos em igrejas antigas. Quando os artistas europeus começaram a mostrá-lo em pinturas, ele foi retratado com pele, cabelos e olhos claros, não como um típico judeu do primeiro século.

O Corpo de Cristo em Comunhão

Finalmente, o terceiro uso de corpo de Cristo como termo é encontrado nas doutrinas de comunhão de várias denominações cristãs. Isto é tirado das palavras de Jesus na Última Ceia : “E tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu-lho, dizendo: “Isto é o meu corpo dado por vós; fazei isto em memória de mim”. ( Lucas 22:19)

Essas igrejas acreditam que a presença real de Cristo existe no pão consagrado: católicos romanos, ortodoxos orientais , cristãos coptas , luteranos e anglicanos/episcopais . Igrejas cristãs reformadas e presbiterianas acreditam em uma presença espiritual. Igrejas que ensinam que o pão é um memorial simbólico incluem apenas Batistas , Capela do Calvário , Assembleias de Deus , Metodistas e Testemunhas de Jeová .

Comer este corpo de Cristo une o comunicante com Jesus de uma forma que a maioria das igrejas não tenta explicar. Para muitas pessoas, é o momento mais sagrado do culto.

Referências Bíblicas ao Corpo de Cristo

Romanos 7:4, 12:5; 1 Coríntios 10:16-17, 12:25, 12:27; Efésios 1:22-23; 4:12, 15-16, 5:23; Filipenses 2:7; Colossenses 1:24; Hebreus 10:5, 13:3.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar