Introdução ao Livro de Hebreus: Cristo é Superior

Livro de Hebreus – O Antigo Livro de Hebreus ainda fala aos buscadores hoje

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O livro de Hebreus proclama corajosamente a superioridade de Jesus Cristo e do cristianismo sobre outras religiões, incluindo o judaísmo.

Em um argumento lógico, o autor demonstra a superioridade de Cristo, depois acrescenta instruções práticas para seguir Jesus. Uma das características marcantes de Hebreus é o ” Hall da Fama da Fé ” do povo do Antigo Testamento, encontrado no Capítulo 11.

Autor de Hebreus

O autor de Hebreus não nomeia a si mesmo. O apóstolo Paulo foi sugerido como autor por alguns estudiosos, mas o verdadeiro autor permanece anônimo.

Data de Gravação

Hebreus foi escrito antes da queda de Jerusalém e da destruição do Templo em 70 d.C.

Escrito para

Cristãos hebreus que estavam vacilando em sua  e todos os futuros leitores da Bíblia.

Panorama

Embora dirigido a hebreus que podem estar considerando Jesus ou cristãos hebreus que estavam “com saudades” do judaísmo, este livro fala a todos que estão se perguntando por que deveriam seguir a Cristo.

Hebreus transcende seu antigo público e dá respostas aos buscadores de hoje.

Temas do Livro de Hebreus

    • Jesus Cristo é superior. O Filho de Deus é melhor do que anjos , sacerdotes, líderes do Antigo Testamento ou qualquer religião. Ao morrer na cruz e ressuscitar dos mortos , Jesus garante a salvação e a vida eterna dos crentes .
    • Jesus serve como nosso mediador ao Pai. Cristo, o Impecável, é nosso único representante válido diante do trono de Deus.
    • O sacrifício de Cristo pelos nossos pecados foi perfeito e completo. Todas as leis, rituais e sacrifícios de animais do Antigo Testamento apontavam para Jesus. Quando o aceitamos como Salvador, nossos pecados são perdoados para sempre.
    • Nossa jornada cristã não é fácil. Conheceremos a tentação . Ao depender da ajuda de Jesus, no entanto, podemos ficar mais fortes e trazer glória a Deus com nossa vida.
    • A fé agrada a Deus. Expressamos nossa fé através da obediência a Deus . A maior promessa de Deus para nós é a salvação, e essa promessa foi cumprida por meio do sacrifício de seu Filho, Jesus Cristo.
    • Somos chamados a perseverar. Apesar das tentações, provações, disciplina e apostasia , podemos perseverar. Deus é fiel e preparou um lar celestial para nós.

Personagens do Livro de Hebreus

Timóteo é mencionado no final da carta, e toda uma série de personagens do Antigo Testamento são listados no Capítulo 11, o “Hall of Fame da Fé”.

Versículos-chave

Hebreus 1:3
O Filho é o resplendor da glória de Deus e a representação exata de seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter providenciado a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade no céu.

Hebreus 4:12
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 5:8-10
Embora fosse filho, aprendeu a obediência pelo que sofreu e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se fonte de salvação eterna para todos os que lhe obedecem e foi designado por Deus para ser sumo sacerdote na ordem de Melquisedeque.

Hebreus 11:1
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a certeza daquilo que não vemos.

Hebreus 12:7
Suportar as dificuldades como disciplina; Deus está tratando vocês como filhos. Pois que filho não é disciplinado pelo pai?

Esboço do Livro de Hebreus:

  • Jesus Cristo é superior aos anjos – Hebreus 1:1-2:18.
  • Jesus é superior à Lei e à antiga aliança – Hebreus 3:1-10:18.
  • Um chamado para ser fiel e perseverar nas provações – Hebreus 10:19-12:29.
  • Exortações e saudações finais – Hebreus 13:1-25.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar