Definição de Arrependimento no Cristianismo

Definição de Arrependimento: O que significa arrepender-se?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Arrependimento no cristianismo significa um desvio sincero, tanto na mente quanto no coração, do eu para Deus. Envolve uma mudança de mente que leva à ação – o afastamento radical de um curso pecaminoso para Deus. Uma pessoa que está verdadeiramente arrependida reconhece Deus o Pai como o fator mais importante de sua existência.

Definição de arrependimento

  • O Webster’s New World College Dictionary define arrependimento como “arrependimento ou ser penitente; sentimento de tristeza, especialmente por transgressão; compunção; contrição; remorso”.
  • O Dicionário Bíblico Eerdmans define arrependimento em
    seu sentido mais amplo como “uma mudança completa de orientação envolvendo um
    julgamento sobre o passado e um redirecionamento deliberado para o futuro”.
  • Uma definição bíblica de arrependimento é fazer uma mudança de mente, coração e ação, afastando-se do pecado e do ego e retornando a Deus.

Arrependimento na Bíblia

Em um contexto bíblico, arrependimento é reconhecer que nosso pecado é ofensivo a Deus. O arrependimento pode ser superficial, como o remorso que sentimos por causa do medo do castigo (como Caim ) ou pode ser profundo, como perceber quanto nossos pecados custaram a Jesus Cristo e como sua graça salvadora nos lava (como a conversão de Paulo ).

Os apelos ao arrependimento são encontrados em todo o Antigo Testamento , como Ezequiel 18:30:

“Portanto, ó casa de Israel, eu vos julgarei, cada um segundo os seus caminhos, declara o Soberano Senhor. Arrependei-vos! Afastai-vos de todas as vossas ofensas, para que o pecado não seja a vossa ruína.”

Palavras como “voltar”, “voltar”, “afastar” e “procurar” são usadas na Bíblia para expressar a idéia de arrependimento e fazer o convite ao arrependimento. O apelo profético ao arrependimento é um clamor amoroso para que homens e mulheres voltem à dependência de Deus:

“Vinde, voltemos para o Senhor, porque ele nos despedaçou para nos curar; ele nos feriu e nos ligará”. (Oséias 6:1)

Antes de Jesus começar seu ministério terreno, João Batista estava em cena pregando o arrependimento – o coração da missão e mensagem de João:

“Arrependam-se, porque o reino dos céus está próximo.” (Mateus 3:2)

Arrependimento e Batismo

Aqueles que ouviram João e escolheram reorientar radicalmente suas vidas demonstraram isso ao serem batizados:

Este mensageiro era João Batista. Ele estava no deserto e pregou que as pessoas deveriam ser batizadas para mostrar que se arrependeram de seus pecados e se voltaram para Deus para serem perdoadas. (Marcos 1:4)

Da mesma forma, o arrependimento no Novo Testamento foi demonstrado por profundas mudanças no estilo de vida e nos relacionamentos:

Prove pela maneira como você vive que você se arrependeu de seus pecados e se voltou para Deus. Não digam apenas uns aos outros: ‘Estamos seguros, pois somos descendentes de Abraão.’ Isso não significa nada, pois eu lhes digo, Deus pode criar filhos de Abraão dessas mesmas pedras. … A multidão perguntou: “O que devemos fazer?”
João respondeu: “Se você tem duas camisas, dê uma aos pobres. Se você tem comida, compartilhe com quem está com fome.”
Até cobradores de impostos corruptos vieram para ser batizados e perguntaram: “Mestre, o que devemos fazer?”
Ele respondeu: “Não colete mais impostos do que o governo exige”.
“O que deveríamos fazer?” perguntou alguns soldados.
John respondeu: “Não extorque dinheiro ou faça acusações falsas. E fique contente com o seu salário.” Lucas 3:8–14

Rendição Absoluta

O convite ao arrependimento é um chamado à entrega absoluta à vontade e aos propósitos de Deus. Significa voltar-se para o Senhor e viver em constante consciência dele. Jesus fez este chamado radical a todas as pessoas, dizendo: “A menos que vocês se arrependam, todos perecerão!” (Lucas 13:3). Jesus chamou urgente e repetidamente por arrependimento:

“Chegou a hora”, disse Jesus. “O reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Marcos 1:15)

Após a ressurreição , os apóstolos continuaram a chamar os pecadores ao arrependimento. Aqui em Atos 3:19-21, Pedro pregou aos homens não salvos de Israel:

“Arrependei-vos, pois, e voltai, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham os tempos de refrigério pela presença do Senhor, e ele envie o Cristo que vos foi designado, Jesus, a quem convém que o céu receba até o tempo da restaurando todas as coisas sobre as quais Deus falou pela boca de seus santos profetas há muito tempo”.

Arrependimento e Salvação

O arrependimento é uma parte essencial da salvação , exigindo um afastamento da vida governada pelo pecado para uma vida caracterizada pela obediência a Deus . Espírito Santo leva uma pessoa a se arrepender, mas o arrependimento em si não pode ser visto como uma “boa obra” que acrescenta à nossa salvação.

A Bíblia afirma que as pessoas são salvas somente pela  ( Efésios 2:8-9 ). No entanto, não pode haver fé em Cristo sem arrependimento e não há arrependimento sem fé. Os dois são inseparáveis.

Fonte

  • Holman Illustrated Bible Dictionary  , editado por Chad Brand, Charles Draper e Archie England. (pág. 1376). 
  • O Novo Dicionário Bíblico de Unger , Merrill F. Unger.
  • O Dicionário Bíblico Eerdmans (p. 880). 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar