O que a Bíblia diz sobre o Anticristo? - Quem é ele?

O que a Bíblia diz sobre o Anticristo?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A Bíblia fala de um personagem misterioso chamado Anticristo, o falso Cristo, o homem da iniqüidade ou a besta. As Escrituras não nomeiam especificamente o Anticristo, mas nos dão várias pistas sobre como ele será. Ao olhar para os diferentes nomes do Anticristo na Bíblia, ganhamos uma melhor compreensão do tipo de pessoa que ele será.

Traços do Anticristo descritos na Bíblia

  • Inteligente: Apocalipse 13:18; Daniel 7:8.
  • Orador Carismático: Daniel 7:8 Apocalipse 13:5.
  • Político astuto: Daniel 9:27; Apocalipse 17:12, 13, 17.
  • Aparência Física Distinta: Daniel 7:20.
  • Gênio Militar: Apocalipse 4; 17:14; 19:19.
  • Gênio Econômico: Daniel 11:38.
  • Blasfemador: Apocalipse 13:6.
  • Totalmente sem lei: 2 Tessalonicenses 2:8.
  • Egomaníaco Egoísta e Ambicioso: Daniel 11:36, 37; 2 Tessalonicenses 2:4.
  • Materialista Ganancioso: Daniel 11:38.
  • Controle:  Daniel 7:25.
  • Orgulhoso e exaltado acima de Deus e de tudo: Daniel 11:36; 2 Tessalonicenses. 2:4.

Anticristo

O nome “Anticristo” só é encontrado em 1 João 2:18, 2:22, 4:3 e 2 João 7. O apóstolo João foi o único escritor da Bíblia a usar o nome Anticristo. Estudando esses versículos, aprendemos que muitos anticristos (falsos mestres) aparecerão entre o tempo da primeira e da segunda vinda de Cristo , mas haverá um grande Anticristo que subirá ao poder durante o fim dos tempos, ou “última hora”, como 1 João o expressa. 

O Anticristo negará que Jesus é o Cristo . Ele negará Deus Pai e Deus Filho e será um mentiroso e enganador. Primeira João 4:1-3 diz:

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus, e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus. E este é o espírito do anticristo, que vocês ouviram que vinha e já está no mundo. “

No final dos tempos, muitos serão facilmente enganados e abraçarão o Anticristo porque seu espírito já habitará no mundo.

homem do pecado

Em 2 Tessalonicenses 2:3-4, o Anticristo é descrito como o “homem do pecado” ou “filho da perdição”. Aqui o apóstolo Paulo , como João, advertiu os crentes sobre a capacidade do Anticristo de enganar:

“Ninguém de modo algum vos engane; porque esse Dia não virá sem que venha primeiro a apostasia, e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou que é adorado, de modo que se assenta como Deus no templo de Deus, mostrando-se como Deus”.

Bíblia NIV deixa mais claro que um tempo de rebelião virá antes do retorno de Cristo e então o “homem da iniqüidade, o homem condenado à destruição”, será revelado.

Eventualmente, o Anticristo se exaltará acima de Deus para ser adorado no Templo do Senhor, proclamando-se Deus. Os versículos 9-10 dizem que o Anticristo fará falsos milagres, sinais e maravilhas, para ganhar seguidores e enganar a muitos.

A fera

Em Apocalipse 13:5-8, o Anticristo é referido como ” a besta “:

“Então a besta foi autorizada a proferir grandes blasfêmias contra Deus. E foi-lhe dada autoridade para fazer o que quisesse por quarenta e dois meses. E proferiu palavras terríveis de blasfêmia contra Deus, caluniando seu nome e sua habitação, isto é, aqueles que habitam no céu. E à besta foi permitido guerrear contra o povo santo de Deus e vencê-lo. E foi-lhe dada autoridade para governar sobre toda tribo e povo e língua e nação. E todos os povos que pertencem a este mundo adoraram o besta. Eles são aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida antes que o mundo fosse feito – o Livro que pertence ao Cordeiro que foi morto.”

Vemos “a besta” usada para o Anticristo várias vezes no livro do Apocalipse .

O Anticristo ganhará poder político e autoridade espiritual sobre todas as nações da terra. Ele provavelmente começará sua ascensão ao poder como um diplomata muito influente, carismático, político ou religioso.

Ele vai governar o governo mundial por 42 meses. De acordo com muitos escatologistas , este período de tempo é entendido durante os últimos 3,5 anos da tribulação . Durante esse período, o mundo passará por um período de problemas sem precedentes.

Um pequeno chifre

Na visão profética de Daniel do fim dos dias, vemos “um chifre pequeno” descrito nos capítulos 7, 8 e 11. Na interpretação do sonho, esse chifre pequeno é um governante ou rei e fala do Anticristo. Daniel 7:24-25 diz:

“Os dez chifres são dez reis que virão deste reino. Depois deles se levantará outro rei, diferente dos anteriores; ele subjugará três reis. Ele falará contra o Altíssimo e oprimirá seus santos e tentará mudar o conjunto tempos e as leis. Os santos serão entregues a ele por um tempo, tempos e metade de um tempo.”

De acordo com alguns estudiosos da Bíblia do fim dos tempos, a profecia de Daniel interpretada junto com os versículos do Apocalipse, apontam especificamente para um futuro império mundial vindo de um Império Romano “revivido” ou “renascido”, muito parecido com o que existia na época de Cristo. Esses estudiosos predizem que o Anticristo emergirá dessa raça romana.

Joel Rosenberg, autor de livros de ficção sobre o fim dos tempos ( Dead Heat , The Copper Scroll , Ezekiel Option , The Last Days , The Last Jihad ) e não-ficção ( Epicenter e Inside the Revolution ) sobre profecias bíblicas, baseia suas conclusões no extenso estudo das Escrituras. incluindo a profecia de Daniel, Ezequiel 38-39, e o livro de Apocalipse.

Ele acredita que o anticristo não parecerá mal a princípio, mas sim um diplomata encantador. Em uma entrevista de 2008 à CNN, ele disse que o Anticristo será “alguém que entende a economia e a esfera global e conquista as pessoas, um personagem cativante”.

“Nenhum comércio será feito sem a aprovação dele”, disse Rosenberg. “Ele será… visto como um gênio econômico, um gênio da política externa. E ele emergirá da Europa. Porque Daniel capítulo 9 diz, o príncipe, que está por vir, o anticristo, virá de pessoas que destruíram Jerusalém e o Templo… Jerusalém foi destruída em 70 d.C. pelos romanos. Estamos procurando por alguém de um Império Romano reconstituído…”

Falso Cristo

Nos Evangelhos (Marcos 13, Mateus 24-25 e Lucas 21), Jesus advertiu seus seguidores sobre eventos terríveis e perseguições que ocorreriam antes de sua Segunda Vinda. Muito provavelmente, foi aqui que o conceito de um anticristo foi introduzido pela primeira vez aos discípulos , embora Jesus não se refira a ele no singular:

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, até os eleitos.” (Mateus 24:24)

Conclusão

O Anticristo está vivo hoje? Ele poderia ser. Vamos reconhecê-lo? Talvez não a princípio. No entanto, a melhor maneira de evitar ser enganado pelo espírito do Anticristo é conhecer Jesus Cristo e estar pronto para o seu retorno.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar