Definição de Gnosticismo e Crenças Explicadas

Gnosticismo: Definição e Crenças

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O gnosticismo (pronuncia- se NOS tuh siz um ) foi um movimento religioso do século II que afirmava que a salvação poderia ser obtida através de uma forma especial de conhecimento secreto. Os primeiros pais da igreja cristã como OrígenesTertuliano , Justino Mártir e Eusébio de Cesaréia condenaram os professores e crenças gnósticos como heréticos

Definição de Gnosticismo

O termo Gnosticismo é derivado da palavra grega gnosis , que significa “conhecer” ou “conhecimento”. Esse conhecimento não é intelectual, mas mítico e vem por meio de uma revelação especial de Jesus Cristo, o Redentor, ou por meio de seus apóstolos . O conhecimento secreto revela a chave para a salvação.

Crenças do Gnosticismo

As crenças gnósticas colidiram fortemente com a doutrina cristã aceita , fazendo com que os líderes da igreja primitiva se envolvessem em debates acalorados sobre as questões.

No final do século II, muitos gnósticos se separaram ou foram expulsos da igreja. Eles formaram igrejas alternativas com sistemas de crença considerados heréticos pela igreja cristã.

Embora existissem muitas variações nas crenças entre as diferentes seitas gnósticas, os seguintes elementos-chave foram vistos na maioria delas.

Dualismo : Os gnósticos acreditavam que o mundo estava dividido em reinos físicos e espirituais. O mundo material criado (matéria) é mau e, portanto, em oposição ao mundo do espírito, e que somente o espírito é bom.

Os adeptos do gnosticismo muitas vezes construíram um deus e seres malignos e menores do Antigo Testamento para explicar a criação do mundo (matéria) e consideraram Jesus Cristo um Deus totalmente espiritual.

Deus : Os escritos gnósticos geralmente descrevem Deus como incompreensível e incognoscível. Essa ideia entra em conflito com o conceito do cristianismo de um Deus pessoal que deseja um relacionamento com os seres humanos. Os gnósticos também separam o deus inferior da criação do deus superior da redenção.

Salvação : O gnosticismo afirma que o conhecimento oculto é a base para a salvação. Os adeptos acreditavam que a revelação secreta libera a “centelha divina” dentro dos humanos, permitindo que a alma humana retorne ao reino divino de luz ao qual pertence. Os gnósticos, assim, dividiram os cristãos em duas categorias com um grupo sendo carnal (inferior) e o outro sendo espiritual (superior). Somente as pessoas superiores, divinamente iluminadas, poderiam compreender os ensinamentos secretos e obter a verdadeira salvação.

O cristianismo ensina que a salvação está disponível para todos, não apenas para alguns especiais e que vem da graça através da fé em Jesus Cristo ( Efésios 2:8-9 ), e não do estudo ou das obras. A única fonte de verdade é a Bíblia, afirma o cristianismo.

Jesus Cristo : Os gnósticos estavam divididos em suas crenças sobre Jesus Cristo. Uma visão sustentava que ele só parecia ter forma humana, mas que na verdade era apenas espírito.

A outra visão afirmava que seu espírito divino veio sobre seu corpo humano no batismo e partiu antes da crucificação . O cristianismo, por outro lado, sustenta que Jesus era totalmente homem e totalmente Deus e que suas naturezas humana e divina estavam presentes e necessárias para fornecer um sacrifício adequado pelo pecado da humanidade .

O Novo Dicionário Bíblico dá este esboço das crenças gnósticas:

“O Deus supremo habitava em esplendor inacessível neste mundo espiritual, e não tinha relações com o mundo da matéria. A matéria era a criação de um ser inferior , o Demiurgo . existência, e barrava o caminho das almas individuais que tentavam ascender ao mundo espiritual após a morte, mas nem mesmo essa possibilidade estava aberta a todos, pois somente aqueles que possuíam uma centelha divina ( pneuma ) poderiam esperar escapar de sua existência corpórea. E mesmo aqueles que possuíam tal centelha não tiveram uma fuga automática, pois precisavam receber a iluminação da gnosisantes que eles pudessem se conscientizar de sua própria condição espiritual… Na maioria dos sistemas gnósticos relatados pelos Padres da Igreja, essa iluminação é obra de um redentor divino, que desce do mundo espiritual disfarçado e é muitas vezes equiparado ao cristão Jesus. A salvação para o gnóstico, portanto, é ser alertado para a existência de seu pneuma divino e então, como resultado desse conhecimento, escapar na morte do mundo material para o espiritual.”

Escritos Gnósticos

Os escritos gnósticos são extensos. Muitos dos chamados Evangelhos Gnósticos são apresentados como livros “perdidos” da Bíblia, mas, na verdade, não atendiam aos critérios quando o cânon foi formado. Em muitos casos, eles contradizem a Bíblia.

Em 1945, uma vasta biblioteca de documentos gnósticos foi descoberta em Nag Hammadi, Egito. Junto com os escritos dos pais da igreja primitiva, eles forneceram os recursos básicos para reconstruir o sistema de crença gnóstico.

Origens

  • “Gnósticos.” O Dicionário de Teólogos de Westminster (Primeira edição, p. 152).
  • “Gnosticismo.” O Dicionário Bíblico Lexham.
  • “Gnosticismo.” Dicionário Bíblico Ilustrado de Holman (p. 656).

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar