Blasfêmia contra o Espírito Santo

Blasfêmia contra o Espírito Santo

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Jesus se refere ao pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo como um pecado imperdoável: “Mas todo aquele que blasfemar contra o Espírito Santo jamais será perdoado; é culpado de um pecado eterno” (Marcos 3:29,) . A blasfêmia contra o Espírito Santo também é mencionada em Mateus 12: 31-32 e Lucas 12:10.

O que exatamente é esse pecado? Por que isso é imperdoável? E o que constitui blasfêmia? Muitos estudiosos da Bíblia refletiram sobre essas questões. Este artigo explora uma explicação simples, bem como outras perspectivas variadas.

Definição de Blasfêmia

De acordo com o Merriam-Webster Dictionary, a palavra blasfêmia significa “o ato de insultar ou mostrar desprezo ou falta de reverência a Deus; o ato de reivindicar os atributos da divindade; irreverência em relação a algo considerado sagrado”.

A Bíblia diz em 1 João 1: 9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

Este versículo, e muitos outros que falam do perdão de Deus, parecem contrastar com Marcos 3:29 e o conceito de um pecado imperdoável . Então, o que constitui blasfêmia contra o Espírito Santo e por que é um pecado eterno que nunca pode ser perdoado?

Uma explicação simples

Alguns estudiosos afirmam que o único pecado imperdoável é a rejeição da oferta de salvação de Jesus Cristo – seu dom gratuito da vida eterna, que inclui o perdão dos pecados.

Se alguém não aceita o dom gratuito de Deus, não pode ser perdoado. Se você negar a entrada do Espírito Santo em sua vida, para operar sua santificação em você, você não pode ser purificado da injustiça.

Nesse contexto, a blasfêmia contra o Espírito Santo pode ser entendida como “uma rejeição contínua e persistentemente obstinada do evangelho da salvação”. Rejeitar o presente da salvação de Deus seria um “pecado imperdoável” porque, enquanto a pessoa permanecer na descrença, ela será voluntariamente excluída do perdão dos pecados que Deus oferece.

Outras Perspectivas

A explicação acima é apenas um dos entendimentos comuns de blasfêmia contra o Espírito Santo. Alguns estudiosos ensinam que a blasfêmia contra o Espírito Santo se refere ao pecado de atribuir os milagres de Cristo, operados pelo Espírito Santo, ao poder de Satanás. Outro ensino é que blasfêmia contra o Espírito Santo significa acusar Jesus Cristo de ser possesso por demônios. Mesmo assim, um pecador, uma vez convertido, pode confessar esses pecados e ser perdoado.

Jesus conhecia seus pensamentos

Quando Jesus falou de blasfêmia contra o Espírito em Mateus 12: 22-32 e acusou os fariseus de cometerem esse pecado, ele usou uma frase-chave que acrescenta uma compreensão de seu significado: “Mas quando os fariseus ouviram sobre o milagre, eles disseram: ‘ Não admira que ele possa expulsar demônios.

Ele obtém seu poder de Satanás, o príncipe dos demônios. ‘ Jesus sabia o que eles pensavam e respondeu: ‘Qualquer reino dividido pela guerra civil está condenado. Uma cidade ou família dividida por rixas desmoronará’ “(Mateus 12: 24-25,).

No versículo 25, a passagem diz: “Jesus conhecia seus pensamentos”.

Jesus pronunciou o julgamento sobre os fariseus como cometendo o pecado de blasfêmia de sua perspectiva única de não apenas ouvir suas palavras, mas conhecer seus pensamentos também.

O Senhor sabia que, ao testemunharem o milagre de Jesus curando um homem cego, mudo e possesso por demônios, eles – como os outros que também o viram – sentiram a vivificação do Espírito Santo em seus corações que isso era de fato um verdadeiro milagre de Deus. No entanto, a arrogância em seus corações era tão grande que eles rejeitaram deliberadamente a pressa do Espírito.

Por conhecer o estado de endurecimento do coração deles, Jesus foi movido a fazer uma advertência aos fariseus. Ele queria que eles soubessem que, se rejeitassem deliberadamente a liderança do Espírito Santo, nunca receberiam o perdão de Deus e, com ele, a salvação de Deus em Jesus Cristo .

Aqueles que nasceram de novo recebem a presença do Espírito Santo dentro deles no momento da salvação. O Senhor conhece o coração de um verdadeiro crente. Para o filho de Deus, é impossível cometer o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo sem rejeitar inteiramente o presente de Deus da salvação e seu perdão dos pecados.

Definição de Blasfêmia na Bíblia

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar