Introdução e Resumo do Livro de Filipenses

Introdução ao livro de Filipenses

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

A alegria da experiência cristã é o tema dominante que atravessa o livro de Filipenses. As palavras “alegria” e “regozijar-se” são usadas 16 vezes na epístola.

Livro de Filipenses

Autor : Filipenses é uma das quatro Epístolas da Prisão do Apóstolo Paulo .

Data em que foi escrito : A maioria dos estudiosos acredita que a carta foi escrita por volta de 62 dC, enquanto Paulo estava preso em Roma.

Escrito para : Paulo escreveu aos crentes em Filipos com os quais compartilhava uma estreita parceria e afeto especial. Ele também dirigiu a carta aos anciãos e diáconos da igreja .

Personagens-chave : Paulo, Timóteo e Epafrodito são as principais personalidades do livro de Filipenses.

Quem escreveu Filipenses?

apóstolo Paulo escreveu a carta aos filipenses para expressar sua gratidão e afeição pela igreja filipina, seus mais fortes apoiadores no ministério. Os estudiosos concordam que Paulo redigiu a epístola durante seus dois anos de prisão domiciliar em Roma.

Paulo havia estabelecido a igreja em Filipos aproximadamente 10 anos antes, durante sua segunda viagem missionária registrada em Atos 16 . Seu terno amor pelos crentes em Filipos é evidente neste mais pessoal dos escritos de Paulo.

A igreja havia enviado presentes a Paulo enquanto ele estava acorrentado. Esses dons foram entregues por Epafrodito, um líder da igreja de Filipos que acabou ajudando Paulo no ministério em Roma.

Em algum momento, enquanto servia com Paulo, Epafrodito ficou gravemente doente e quase morreu. Após sua recuperação, Paulo enviou Epafrodito de volta a Filipos, levando consigo a carta à igreja de Filipos.

Além de agradecer aos crentes em Filipos por seus dons e apoio, Paulo aproveitou a oportunidade para encorajar a igreja em questões práticas como humildade e unidade. O apóstolo os advertiu sobre os “judiazers” (legalistas judeus) e deu instruções sobre como viver uma vida cristã alegre.

O livro de Filipenses transmite uma mensagem poderosa sobre o segredo do contentamento . Embora Paulo tivesse enfrentado severas dificuldades, pobreza, espancamentos, doenças e até mesmo sua prisão atual, em todas as circunstâncias ele aprendeu a se contentar. A fonte de seu contentamento alegre estava enraizada em conhecer Jesus Cristo:

Antes eu achava que essas coisas eram valiosas, mas agora as considero inúteis por causa do que Cristo fez. Sim, todo o resto é inútil quando comparado com o valor infinito de conhecer a Cristo Jesus meu Senhor. Por causa dele, descartei tudo o mais, contando tudo como lixo, para que eu pudesse ganhar a Cristo e me tornar um com ele. (Filipenses 3:7-9a).

Paisagem do livro de Filipenses

Sob prisão domiciliar como prisioneiro em Roma, mas cheio de alegria e gratidão, Paulo escreveu para encorajar seus conservos que moravam em Filipos. Colônia romana, Filipos situava-se na Macedônia (atual Norte da Grécia). A cidade recebeu o nome de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande.

Uma das principais rotas comerciais entre a Europa e a Ásia, Filipos era um importante centro comercial com uma mistura de diferentes nacionalidades, religiões e níveis sociais. Fundada por Paulo em aproximadamente 52 d.C., a igreja em Filipos era composta principalmente por gentios.

Temas em Filipenses

A alegria na vida cristã tem tudo a ver com perspectiva. A verdadeira alegria não se baseia nas circunstâncias. A chave para o contentamento duradouro é encontrada através de um relacionamento com Jesus Cristo. Esta é a perspectiva divina que Paulo queria comunicar aos filipenses.

Cristo é o exemplo final para os crentes. Seguindo seus padrões de humildade e sacrifício, podemos encontrar alegria em todas as circunstâncias.

Os cristãos podem experimentar alegria no sofrimento, assim como Cristo sofreu:

…ele se humilhou em obediência a Deus e morreu como um criminoso na cruz. (Filipenses 2:8)

Os cristãos podem experimentar alegria no serviço:

Mas eu me regozijarei mesmo se eu perder minha vida, derramando-a como uma oferta líquida a Deus, assim como seu serviço fiel é uma oferta a Deus. E eu quero que todos vocês compartilhem essa alegria. Sim, você deve se alegrar, e eu compartilharei sua alegria. (Filipenses 2:17-18)

Os cristãos podem experimentar alegria em crer:

Não conto mais com minha própria justiça por meio da obediência à lei; antes, eu me torno justo pela fé em Cristo. (Filipenses 3:9)

O cristão pode experimentar alegria em dar:

Estou generosamente suprido com os presentes que você me enviou com Epafrodito. Eles são um sacrifício de cheiro suave que é aceitável e agradável a Deus. E este mesmo Deus que cuida de mim suprirá todas as suas necessidades com suas gloriosas riquezas, que nos foram dadas em Cristo Jesus. (Filipenses 4:18-19)

Versículos-chave da Bíblia

Filipenses 3:12-14
Não que eu já tenha obtido isso ou já seja perfeito, mas prossigo para torná-lo meu, porque Cristo Jesus me fez seu. … Mas uma coisa eu faço: esquecendo o que fica para trás e avançando para o que está adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 4:4
Alegrai-vos sempre no Senhor . Mais uma vez eu direi, alegrem-se!

Filipenses 4:6
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus;

Filipenses 4:8
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há alguma coisa louvável – medite sobre essas coisas.

Esboço de Filipenses

  • Alegria em todas as circunstâncias, mesmo no sofrimento – Filipenses 1.
  • Alegria em servir – Filipenses 2.
  • Alegria na fé – Filipenses 3.
  • Alegria em dar – Filipenses 4.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar