Evangelhos Sinóticos | Definição e fatos

O que são os evangelhos sinóticos?

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Os Evangelhos Sinóticos de Mateus , Marcos e Lucas são muito semelhantes, mas todos os três são bem diferentes do Evangelho de João. As diferenças entre esses três Evangelhos e o de João incluem o material coberto, a linguagem usada, a linha do tempo e a abordagem singular de João à vida e ao ministério de Jesus Cristo.

Na verdade, a abordagem de João é tão singular que 90% das informações que ele fornece sobre a vida e o ministério de Jesus estão ausentes dos Evangelhos Sinóticos. 

Evangelhos Sinóticos: Definição e Origem

Sinóptico, em grego, significa “ver ou ver juntos”, e por essa definição, Mateus, Marcos e Lucas cobrem praticamente o mesmo assunto e o tratam de maneira semelhante. JJ Griesbach , um estudioso bíblico alemão, criou sua Sinopse em 1776, colocando os textos dos três primeiros Evangelhos lado a lado para que pudessem ser comparados. Ele é creditado com a cunhagem do termo “Evangelhos Sinóticos”.   

Porque os três primeiros relatos da vida de Cristo são tão parecidos, isso produziu o que os estudiosos da Bíblia chamam de Problema Sinótico. Sua linguagem comum, assuntos e tratamento não podem ser coincidência.

Teorias do Evangelho Sinótico

Algumas teorias tentam explicar o que aconteceu. Alguns estudiosos acreditam que um evangelho oral existiu primeiro, que Mateus, Marcos e Lucas usaram em suas versões. Outros argumentam que Mateus e Lucas tomaram emprestado pesadamente de Marcos.

Uma terceira teoria afirma que uma fonte desconhecida ou perdida já existiu, fornecendo muitas informações sobre Jesus. Os estudiosos chamam essa fonte perdida de “Q”, abreviação de Quelle , uma palavra alemã que significa “fonte”. Ainda outra teoria diz que Mateus e Lucas copiaram de Marcos e Q.

Os Sinóticos são escritos na terceira pessoa. Mateus , também conhecido como Levi, foi um apóstolo de Jesus, testemunha ocular da maioria dos eventos em seu texto. Marcos foi companheiro de viagem de Paulo , assim como Lucas . Marcos também foi associado de Pedro , outro dos apóstolos de Jesus que teve uma experiência direta de Cristo.

A Abordagem de João ao Evangelho

João escreveu seu Evangelho cerca de 20 anos depois de Mateus, Marcos e Lucas. A tradição data a escrita do Evangelho de João em algum lugar entre 70 dC (a destruição do templo de Jerusalém ) e 100 dC, o fim da vida de João.

Nesse lapso de tempo mais longo entre os eventos e o registro de John, John parece ter pensado profundamente sobre o que as coisas significavam.

Sob a inspiração do Espírito Santo, João contém mais interpretação da história, oferecendo uma teologia semelhante aos ensinamentos de Paulo. Embora o Evangelho de João seja escrito na terceira pessoa, suas menções ao “discípulo que Jesus amava” em seu texto sugerem o próprio João.

Por razões que apenas João pode ter conhecido, ele deixa de fora vários eventos encontrados nos Evangelhos Sinóticos:

João pode ter escolhido pular ou pular algumas das informações já cobertas nos Evangelhos Sinóticos, mas preencher lacunas importantes (como ele viu) fornecendo novo material.

Por exemplo, João dedicou uma grande quantidade de texto para descrever os eventos que cercam a semana da Paixão do Senhor antes de Sua crucificação — uma semana crítica, como sabemos agora.

Por outro lado, o Evangelho de João inclui muitas coisas que os Evangelhos Sinóticos não incluem, tais como:

  • O início do ministério de Jesus na Galiléia,
  • O primeiro milagre em Caná , transformando água em vinho,
  • As duas viagens de Jesus a Jerusalém antes de sua prisão e morte,
  • Jesus e a mulher no poço ,
  • Ressurreição de Lázaro dentre os mortos ,
  • Discurso de despedida de Jesus aos seus apóstolos.

A Integridade dos Evangelhos

Os críticos da Bíblia muitas vezes reclamam que os Evangelhos não concordam em todos os eventos. No entanto, tais diferenças comprovam que os quatro relatos foram escritos de forma independente, com temas diversos.

Mateus enfatiza Jesus como o Messias, Marcos mostra Jesus como o servo sofredor e Filho de Deus, Lucas retrata Jesus como Salvador de todas as pessoas e João revela a natureza divina de Jesus, um com seu Pai.

Cada Evangelho pode ficar sozinho, mas juntos eles fornecem um quadro completo de como Deus se tornou homem e morreu pelos pecados do mundo. Os Atos dos Apóstolos e as Epístolas que se seguem no Novo Testamento desenvolvem ainda mais as crenças fundamentais do Cristianismo.

Origens

  • “Principais diferenças entre João e os Evangelhos Sinóticos.” https://bible.org/seriespage/major-differences-between-john-and-synoptic-gospels
  • “O que é o evangelho de Q e isso prova que os evangelhos são falsos?” http://carm.org/what-gospel-q-and-does-it-prove-gospels-are-false
  • Dicionário Bíblico Ilustrado Holman.
  • Enciclopédia Bíblica Padrão Internacional.
  • “Os Evangelhos Sinóticos.” Bíblia de Estudo

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar