Pedro nega conhecer Jesus Guia de Estudo da História Bíblica

Pedro nega conhecer Jesus Guia de Estudo da História Bíblica

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Todos os quatro Evangelhos registram um episódio do apóstolo Pedro negando Jesus três vezes na noite da traição de Cristo no pátio do sumo sacerdote.

Em cada relato, sua primeira negação é em resposta ao desafio de uma serva. Imediatamente após a terceira negação, um galo canta, fazendo com que Pedro se lembre da predição do Senhor. Pedro então vai embora e chora com remorso amargo.

Pergunta para reflexão

Após a negação de Pedro, o Senhor o perdoou amorosamente e o restaurou a um lugar de confiança. Você sente que falhou com o Senhor tão miseravelmente que não há esperança para você?

Deixe a história de Peter encorajá-lo. Não importa o quão longe você tenha caído, ou quão profunda seja sua vergonha, Jesus o perdoará e restaurará e lhe dará um propósito em seu serviço.

Referências das Escrituras

A história da negação de Cristo por Pedro é contada nas seguintes passagens das Escrituras: Mateus 26:33-35, 69-75; Marcos 14:29-31,66-72; Lucas 22:31-34, 54-62; João 13:36-38, 18:25-27, 21:15-19.

Pedro Nega Resumo da História de Jesus

Jesus Cristo e seus discípulos tinham acabado de terminar a Última CeiaJesus revelou Judas Iscariotes como o apóstolo que o trairia.

Então Jesus fez uma previsão perturbadora. Ele disse que todos os seus discípulos o abandonariam durante seu tempo de provação. O impetuoso Pedro prometeu que, mesmo que os outros caíssem, ele permaneceria leal a Jesus, não importa o quê:

“Senhor, estou pronto para ir com você para a prisão e para a morte.” (Lucas 22:33)

Jesus respondeu que antes que o galo cantasse, Pedro o negaria três vezes.

Mais tarde naquela noite, uma multidão veio e prendeu Jesus no Jardim do Getsêmani. Pedro desembainhou a espada e cortou a orelha de Malco, o servo do sumo sacerdote. Jesus disse a Pedro que guardasse sua espada. Então Jesus foi levado para a casa de José Caifás , o sumo sacerdote.

Seguindo de longe, Pedro entrou furtivamente no pátio de Caifás. Uma serva viu Pedro se aquecendo junto ao fogo e o acusou de estar com Jesus. Peter rapidamente negou.

Mais tarde, Pedro foi novamente acusado de estar com Jesus. Ele imediatamente negou. Finalmente, uma terceira pessoa disse que o sotaque galileu de Pedro o denunciava como seguidor do Nazareno. Lançando maldições sobre si mesmo, Pedro negou veementemente que conhecia Jesus.

Nesse momento um galo cantou. Ao ouvir isso, Pedro saiu e chorou amargamente.

Após a ressurreição de Jesus dos mortos , Pedro e outros seis discípulos estavam pescando no mar da Galiléia. Jesus apareceu para eles na praia, ao lado de um fogo de carvão. Pedro mergulhou na água, nadando até a margem para encontrá-lo:

Quando terminaram de comer, Jesus disse a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?”

“Sim, Senhor”, disse ele, “você sabe que eu te amo”.

Jesus disse: “Apascenta meus cordeiros”. Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama de verdade?”

Ele respondeu: “Sim, Senhor, você sabe que eu te amo”.

Jesus disse: “Cuide das minhas ovelhas”. Na terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?”

Pedro ficou magoado porque Jesus lhe perguntou pela terceira vez: “Você me ama?” Ele disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas; Você sabe que eu amo você.”

Jesus disse: “Apascenta as minhas ovelhas. Eu lhe digo a verdade, quando você era mais jovem você se vestia e ia para onde queria; mas, quando fores velho, estenderás as mãos, e outro te vestirá e te conduzirá para onde não queres ir”. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte pela qual Pedro glorificaria a Deus. Então ele lhe disse: “Siga-me!”

(João 21:15-19)

Essa troca gentil entre Jesus e Pedro mostrou que o apóstolo foi perdoado e restaurado em seu lugar de liderança. Três vezes Pedro negou o Senhor. Agora, três vezes ele afirma seu amor por Jesus. Da mesma forma, três vezes o Senhor comissiona Pedro para cuidar do rebanho.

Lições da história

A história enfatiza que, apesar de nossas próprias fraquezas, falhas e pecados humanos, Jesus Cristo está ansioso para nos perdoar e restaurar nosso relacionamento com ele.

A ordem do Senhor a Pedro para cuidar de suas ovelhas significava que Pedro havia sido totalmente perdoado e restaurado. Não importa os erros que cometemos no passado, não importa o quão longe caímos, Jesus quer nos restaurar a um lugar de confiança.

Pontos de interesse

  • Todos os quatro Evangelhos incluem este episódio, mas apenas João menciona a restauração de Pedro por Jesus.
  • Os acusadores variam nos quatro relatos; no entanto, a reação assustada de Peter a eles é consistente. Ele estava apavorado com a possibilidade de sofrer o mesmo destino de Jesus.
  • Pedro negou Jesus três vezes e reafirmou seu amor por Jesus três vezes. Jesus usou a palavra ” ágape ” em suas duas primeiras perguntas e ” phileo ” na terceira como se perguntasse: “Você é realmente meu amigo?” 
  • Tanto em suas negações quanto em sua restauração, Pedro sentou-se ao lado de uma fogueira. O fogo pode simbolizar a destruição na Bíblia, mas também a purificação e o Espírito Santo .
  • Jesus previu como Pedro morreria. A tradição diz que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo em Roma depois que ele corajosamente proclamou sua fé em Jesus e se recusou a se retratar.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar