Definições

O que é o corpo de Cristo? Um breve estudo do termo ‘Corpo de Cristo’

O corpo de Cristo é um termo com três significados diferentes, mas relacionados, no cristianismo. Em primeiro lugar, refere-se à igreja cristã em todo o mundo.

Em segundo lugar, descreve o corpo físico que Jesus Cristo assumiu na encarnação, quando Deus se tornou um ser humano. Terceiro, é um termo que várias denominações cristãs usam para o pão em comunhão.

A igreja é o corpo de Cristo

A igreja cristã oficialmente surgiu no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos reunidos em uma sala em Jerusalém.

Depois que o apóstolo Pedro pregou sobre o plano de salvação de Deus, 3.000 pessoas foram batizadas e se tornaram seguidoras de Jesus.

Em sua primeira carta aos Coríntios, o grande plantador de igrejas Paulo chamou a igreja de corpo de Cristo, usando uma metáfora do corpo humano.

As várias partes – olhos, ouvidos, nariz, mãos, pés e outros – têm empregos individuais, disse Paul. Cada um é também parte de todo o corpo, assim como cada crente recebe dons espirituais para funcionar em seu papel individual no corpo de Cristo, a igreja.

A igreja é às vezes chamada de “corpo místico” porque todos os crentes não pertencem à mesma organização terrena, mas estão unidos de maneiras invisíveis, como a salvação em Cristo, o reconhecimento mútuo de Cristo como o cabeça da igreja, habitando pelo mundo. mesmo Espírito Santo, e como recipientes da justiça de Cristo. Fisicamente, todos os cristãos funcionam como o corpo de Cristo no mundo.

Eles fazem seu trabalho missionário, evangelismo, caridade, cura e adoração a Deus, o Pai.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

O corpo físico de Cristo

Na segunda definição do corpo de Cristo, a doutrina da igreja afirma que Jesus veio habitar na terra como um ser humano, nascido de uma mulher, mas concebido pelo Espírito Santo, tornando-o sem pecado.

O Livro Secreto dos Anjos

Ele era totalmente homem e totalmente Deus. Ele morreu na cruz como um sacrifício voluntário pelos pecados da humanidade, depois ressuscitou dos mortos.

Ao longo dos séculos, surgiram várias heresias, interpretando erroneamente a natureza corpórea de Cristo. O docetismo ensinou que Jesus apenas parecia ter um corpo físico, mas não era verdadeiramente um homem.

Apolinarismo disse que Jesus tinha uma mente divina, mas não uma mente humana, negando sua plena humanidade. Monofisismo alegou que Jesus era um tipo de híbrido, nem humano nem divino, mas uma mistura de ambos.

O corpo de Cristo em comunhão

Finalmente, o terceiro uso do corpo de Cristo como um termo é encontrado nas doutrinas de comunhão de várias denominações cristãs. Isto é retirado das palavras de Jesus na Última Ceia: “E ele tomou pão, deu graças e quebrou-o, e deu a eles, dizendo:” Este é o meu corpo dado por você, faça isso em memória de mim. “( Lucas 22:19)

Essas igrejas acreditam que a presença real de Cristo existe no pão consagrado: católicos romanos, ortodoxos orientais, cristãos coptas, luteranos e anglicanos / episcopais.

As igrejas cristãs reformadas e presbiterianas acreditam em uma presença espiritual. Igrejas que ensinam o pão é um memorial simbólico que inclui apenas batistas, capela do Calvário, Assembléias de Deus, Metodistas e Testemunhas de Jeová.

Referências Bíblicas ao Corpo de Cristo

Romanos 7: 4, 12: 5; 1 Coríntios 10: 16-17, 12:25, 12:27; Efésios 1: 22-23; 4:12, 15-16, 5:23; Filipenses 2: 7; Colossenses 1:24; Hebreus 10: 5, 13: 3.

Body of Christ também conhecido como

A igreja universal ou cristã; encarnação; Eucaristia.

Exemplo

O corpo de Cristo aguarda a segunda vinda de Jesus.

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

(Fontes: gotquestions.orgcoldcasechristianity.comchristianityinview.com, Holman Dicionário Ilustrado da Bíblia, Trent C. Butler, editor geral; Enciclopédia Internacional da Bíblia Padrão , James Orr, editor geral; O Novo Dicionário Bíblico de Unger , Merrill F. Unger.)

 

Avalie este post
[Total: 0 Average: 0]

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
x