Pin It
Guia universal como elaborar sermões com facilidade

Descubra como elaborar suar primeiras mensagens de forma prática, simples e eficaz!

Guia universal como elaborar sermões com facilidade

A Bíblia

A terra prometida na Bíblia Deus abençoou Israel com uma terra prometida

A terra prometida na Bíblia Deus abençoou Israel com uma terra prometida

A terra prometida na Bíblia era aquela área geográfica que Deus o Pai jurou dar a seu povo escolhido, os descendentes de Abraão. O território estava localizado na antiga Canaã, no extremo leste do mar Mediterrâneo. Números 34: 1-12 detalha seus limites exatos.

Para pastores nômades como os judeus, ter um lar permanente para chamar de seu era um sonho que se tornava realidade. Era um lugar de descanso de seu desenraizamento constante.

Esta área era tão rica em recursos naturais que Deus a chamou de “uma terra que mana leite e mel”.

A terra prometida veio com condições

Mas esse presente veio com condições. Primeiro, Deus exigiu que Israel, o nome da nova nação, tivesse que confiar e obedecê- lo. Segundo, Deus exigiu a adoração fiel dele ( Deuteronômio 7: 12-15 ). A idolatria era uma ofensa tão grave a Deus que ele ameaçou expulsar as pessoas da terra se adorassem outros deuses:

Não siga outros deuses, os deuses dos povos ao seu redor; porque o SENHOR, teu Deus, que está no meio de ti, é um Deus zeloso, e a sua ira queimará contra ti, e ele te destruirá da face da terra. (Deuteronômio 6: 14-15,)

Durante uma fome, Jacó, também chamado Israel, foi para o Egito com sua família, onde havia comida. Ao longo dos anos, os egípcios transformaram os judeus em trabalho escravo. Depois que Deus os resgatou daquela escravidão, ele os trouxe de volta à terra prometida, sob a liderança de Moisés.

Porque as pessoas falharam em confiar em Deus, no entanto, ele as fez vagar 40 anos no deserto até que a geração morresse.

O sucessor de Moisés, Josué, finalmente liderou o povo e serviu como líder militar na aquisição. O país foi dividido entre as tribos por sorteio. Após a morte de Josué, Israel foi governado por uma série de juízes.

As pessoas recorreram repetidamente a falsos deuses e sofreram por isso. Então, em 586 aC, Deus permitiu que os babilônios destruíssem o templo de Jerusalém e levassem a maioria dos judeus em cativeiro para a Babilônia.

Por fim, eles voltaram para a terra prometida, mas sob os reis de Israel, a fidelidade a Deus era instável. Deus enviou profetas para advertir o povo a se arrepender, terminando com João Batista.

Quando Jesus Cristo chegou ao local em Israel, ele introduziu uma nova aliança disponível para todas as pessoas, judeus e gentios.

Na conclusão de Hebreus 11, a famosa passagem “Hall of Faith”, o autor observa que as figuras do Antigo Testamento ” foram todas elogiadas por sua fé, mas nenhuma delas recebeu o que havia sido prometido “. (Hebreus 11:39,) Eles podem ter recebido a terra, mas ainda olhavam para o futuro para o Messias – que o Messias é Jesus Cristo.

Qualquer um que acredita em Cristo como Salvador imediatamente se torna um cidadão do reino de Deus. Ainda assim, Jesus disse a Pôncio Pilatos: “ Meu reino não é deste mundo. Se fosse, meus servos lutariam para impedir minha prisão pelos judeus. Mas agora meu reino é de outro lugar. ”(João 18:36,)

Hoje, os crentes permanecem em Cristo e ele habita em nós em uma “terra prometida” interior e terrena. Na morte, os cristãos passam para o céu, a eterna terra prometida.

Referências Bíblicas à Terra Prometida

O termo específico “terra prometida” aparece na Nova Tradução Viva em Êxodo 13:17, 33:12; Deuteronômio 1:37; Josué 5: 7, 14: 8; e Salmos 47: 4.

Veja mais: Aprendendo a Entender e Interpretar o Texto da Bíblia




GUIA UNIVERSAL

COMO ELABORAR SERMÕES EFICAZES

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.