Abraão - Pai da Nação Judaica - Perfil de Abraão

Um Perfil de Abraão da Nação Judaica

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Abraão, o pai fundador da nação judaica de Israel, era um homem de grande  e obediência à vontade de Deus. Seu nome em hebraico significa ” pai de uma multidão”. Originalmente chamado de Abrão, ou “pai exaltado”, o Senhor mudou seu nome para Abraão como um símbolo da promessa do pacto de multiplicar seus descendentes em uma grande nação que Deus chamaria de sua.

Antes disso, Deus já havia visitado Abraão quando ele tinha 75 anos, prometendo abençoá-lo e fazer de sua descendência uma nação abundante. Tudo que Abraão teve que fazer foi obedecer a Deus e fazer o que Deus lhe disse para fazer.

Aliança de Deus com Abraão

Isso marcou o início da aliança que Deus estabeleceu com Abraão. Foi também o primeiro teste de Deus para Abraão, uma vez que ele e sua esposa Sarai (mais tarde transformada em Sara) ainda não tinham filhos. Abraão demonstrou notável fé e confiança, deixando imediatamente sua casa e seu clã no momento em que Deus o chamou para o território desconhecido de Canaã.

Acompanhado de sua esposa e sobrinho Lot, Abraão prosperou como rancheiro e pastor, ao construir seu novo lar cercado de pagãos na Terra Prometida de Canaã. Ainda sem filhos, no entanto, a fé de Abraão vacilou nos momentos subsequentes de provação.

Quando a fome atingiu, em vez de esperar na provisão de Deus, ele fez as malas e levou sua família para o Egito.

Uma vez lá, e temendo por sua vida, ele mentiu sobre a identidade de sua bela esposa, alegando que ela era sua irmã solteira. O Faraó, achando Sara desejável, tirou-a de Abraão em troca de presentes generosos, aos quais Abraão não fez objeções. Veja, como irmão, Abraão seria honrado pelo Faraó, mas como marido, sua vida estaria em perigo. Mais uma vez, Abraão perdeu a fé na proteção e provisão de Deus. O tolo engano de Abraão saiu pela culatra, e Deus manteve sua promessa do pacto intacta.

O Senhor infligiu doenças ao Faraó e sua família, revelando-lhe que Sara deveria ser devolvida a Abraão intocada.

Mais anos se passaram durante os quais Abraão e Sara questionaram a promessa de Deus. A certa altura, eles decidiram resolver o problema por conta própria. Com o incentivo de Sara, Abraão dormiu com Hagar, a serva egípcia de sua esposa. Hagar deu à luz Ismael, mas ele não era o filho prometido. Deus voltou a Abraão quando ele tinha 99 anos para lembrá-lo da promessa e reforçar sua aliança com Abraão. Um ano depois, nasceu Isaac.

Deus trouxe mais testes para Abraão, incluindo um segundo incidente quando Abraão mentiu sobre a identidade de Sara, desta vez para o rei Abimeleque. Mas Abraão passou pela maior prova de sua fé quando Deus lhe pediu para sacrificar Isaque, o herdeiro prometido, em Gênesis 22:

“Pegue seu filho, seu único filho – sim, Isaque, a quem você tanto ama – e vá para a terra de Moriá. Vá e sacrifique-o como holocausto em uma das montanhas, que eu irei mostrar a você.”

Desta vez, Abraão obedeceu, totalmente preparado para matar seu filho, enquanto confiava totalmente em Deus para ressuscitar Isaque dos mortos ( Hebreus 11: 17-19 ) ou providenciar um sacrifício substituto. No último minuto, Deus interveio e providenciou o carneiro necessário.

A morte de Isaque teria contradito todas as promessas que Deus fez a Abraão, então sua disposição de realizar o sacrifício final de matar seu filho é provavelmente o exemplo mais dramático de fé e confiança em Deus encontrado em toda a Bíblia.

Realizações de Abraão

Abraão é o grande patriarca de Israel, e para os crentes do Novo Testamento, “Ele é o pai de todos nós (Romanos 4:16).” A fé de Abraão agradou a Deus.

Deus visitou Abraão em várias ocasiões únicas. O Senhor falou com ele inúmeras vezes, uma vez em uma visão e outra na forma de três visitantes. Os estudiosos acreditam que o misterioso “Rei da Paz” ou “Rei da Justiça”, Melquisedeque , que abençoou Abrão e a quem Abrão deu o dízimo, pode ter sido uma teofania de Cristo (uma manifestação da divindade).

Abraão realizou um bravo resgate de Ló quando seu sobrinho foi levado cativo após a Batalha do Vale de Sidim.

Pontos fortes e fracos de Abraão

Deus testou Abraão severamente em mais de uma instância, e Abraão demonstrou extraordinária fé, confiança e obediência à vontade de Deus. Ele era muito respeitado e bem-sucedido em sua ocupação. Ele também teve a  coragem de enfrentar uma poderosa coalizão inimiga.

Impaciência, medo e tendência a mentir sob pressão foram algumas das fraquezas de Abraão reveladas no relato bíblico de sua vida.

Lições de vida

Uma lição crucial que aprendemos com Abraão é que Deus pode e vai nos usar, apesar de nossas fraquezas. Deus estará ao nosso lado e nos resgatará de nossos erros tolos. O Senhor está muito satisfeito com nossa fé e disposição de obedecê-lo.

Como a maioria de nós, Abraão só alcançou a plena realização do propósito e promessa de Deus após um longo período de tempo e um processo de revelação. Assim, aprendemos com ele que o chamado de Deus geralmente chega até nós em etapas.

Cidade natal

Abraham nasceu na cidade de Ur dos Caldeus (atual Iraque). Ele viajou 500 milhas para Haran (agora sudeste da Turquia) com sua família e ficou lá até a morte de seu pai. Quando Deus chamou Abraão, ele mudou-se 400 milhas ao sul para a terra de Canaã e viveu lá a maior parte do resto de seus dias.

Referenciado na Bíblia

  • Gênesis 11-25
  • Êxodo 2:24
  • Atos 7: 2-8
  • Romanos 4
  • Gálatas 3
  • Hebreus 2, 6, 7, 11

Ocupação

Como chefe de um clã semi-nômade de pastores, Abraão tornou-se um rancheiro e pastor próspero e próspero, criando gado e cultivando a terra.

Árvore genealógica

Pai: Terah (um descendente direto de Noé por meio de seu filho  Shem.)
Irmãos: Nahor e Haran
Esposa: Sarah
Filhos: Ismael e Isaac
Sobrinho: Lot

Versos Chave

Gênesis 15: 6
E Abrão creu no Senhor, e o Senhor o considerou justo por causa de sua fé.

Hebreus 11: 8-12
Foi pela fé que Abraão obedeceu quando Deus o chamou para sair de casa e ir para outra terra que Deus lhe daria como herança. Ele foi sem saber para onde estava indo.

E mesmo quando ele alcançou a terra que Deus lhe prometeu, ele viveu lá pela fé – pois ele era como um estrangeiro, vivendo em tendas. E também Isaac e Jacó, que herdaram a mesma promessa. Abraão esperava com confiança uma cidade com alicerces eternos, uma cidade projetada e construída por Deus.

Foi pela fé que até Sara foi capaz de ter um filho, embora fosse estéril e muito velha. Ela acreditava que Deus cumpriria sua promessa.

E então uma nação inteira veio desse homem que estava praticamente morto – uma nação com tantas pessoas que, como as estrelas no céu e a areia na praia, não há como contá-las.

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar