Quem é Isaque na Bíblia? Milagre Filho de Abraão

Conheça Isaque na Bíblia: O Filho Milagroso de Abraão

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Isaque na Bíblia foi o filho milagroso nascido de Abraão e Sara na velhice como o cumprimento da promessa de Deus a Abraão de fazer de seus descendentes uma grande nação.

Isaque na Bíblia

  • Conhecido por : Isaque é o filho prometido de Deus nascido de Abraão e Sara na velhice. Ele é um dos grandes fundadores de Israel.
  • Referências Bíblicas: A história de Isaque é contada nos capítulos 17, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 31 e 35 de Gênesis . Isaque e Jacó”.
  • Realizações: Isaque obedeceu a Deus e seguiu os mandamentos do Senhor. Ele era um marido leal para Rebeca. Ele se tornou um patriarca da nação judaica, gerando Jacó e Esaú. Os 12 filhos de Jacó continuariam a liderar as 12 tribos de Israel.
  • Ocupação : Agricultor de sucesso, proprietário de gado e ovelhas.
  • Cidade natal : Isaac era do Negev, no sul da Palestina, na área de Cades e Sur.
  • Árvore Genealógica :
    Pai – Abraão
    Mãe – Sara
    Esposa – Rebeca
    Filhos – Esaú, Jacó
    Meio-Irmão – Ismael

Três seres celestiais visitaram Abraão e lhe disseram que em um ano ele teria um filho. Parecia impossível porque Sara tinha 90 anos e Abraão tinha 100! Abraão riu incrédulo (Gênesis 17:17–19). Sara, que estava escutando, também riu da profecia, mas Deus a ouviu. Ela negou rir (Gênesis 18:11-15).

Deus disse a Abraão: “Por que Sara riu e disse: ‘Eu realmente terei um filho, agora que estou velha?’ Há alguma coisa difícil demais para o Senhor? Voltarei para você no ano que vem no tempo determinado, e Sara terá um filho. (Gênesis 18:13-14)

Claro, a profecia se tornou realidade. Abraão obedeceu a Deus, chamando o bebê de Isaque, que significa “ele ri”, refletindo o riso incrédulo de seus pais em relação à promessa. De acordo com as instruções do Senhor, Isaque foi circuncidado no oitavo dia como membro da família do convênio de Deus (Gênesis 17:10–14).

Quando Isaque era jovem, Deus ordenou a Abraão que levasse esse filho amado a uma montanha e o sacrificasse . Embora estivesse com o coração pesado de tristeza, Abraão obedeceu.

No último momento, um anjo parou sua mão, com a faca erguida, dizendo-lhe para não machucar o menino. Foi um teste da fé de Abraão, e ele passou. De sua parte, Isaque voluntariamente se tornou o sacrifício por causa de sua fé em seu pai e em Deus.

Aos 40 anos, Isaque se casou com Rebeca , mas eles descobriram que ela era estéril, assim como Sara. Como um marido bom e amoroso, Isaque orou por sua esposa, e Deus abriu o ventre de Rebeca. Ela deu à luz gêmeos: Esaú e Jacó.

Quando a fome atingiu, Isaac mudou sua família para Gerar. O Senhor o abençoou, e Isaque se tornou um próspero fazendeiro e pecuarista, mudando-se mais tarde para Berseba (Gênesis 26:23).

Isaque preferia Esaú, um caçador corpulento e aventureiro, enquanto Rebeca preferia Jacó, o mais sensível e atencioso dos dois. Esse foi um movimento imprudente para um pai tomar. Isaac deveria ter trabalhado para amar os dois meninos igualmente.

Forças

Embora Isaque fosse menos proeminente nas narrativas patriarcais do que seu pai Abraão e seu filho Jacó, sua fidelidade a Deus era evidente e notável. Ele nunca esqueceu como Deus o salvou da morte e providenciou um carneiro para ser sacrificado em seu lugar. Ele assistiu e aprendeu com seu pai Abraão, um dos homens mais fiéis da Bíblia.

Em uma época em que a poligamia era aceita, Isaque teve apenas uma esposa, Rebeca. Ele a amou profundamente toda a sua vida.

Fraquezas

Para evitar a morte pelos filisteus, Isaque mentiu e disse que Rebeca era sua irmã e não sua esposa. Seu pai havia dito a mesma coisa sobre Sara para os egípcios.

Como pai, Isaque preferiu Esaú a Jacó. Essa injustiça causou uma séria divisão em sua família.

Lições de vida

Deus responde a oração . Ele ouviu a oração de Isaac por Rebeca e permitiu que ela concebesse. Deus também ouve nossas orações e nos dá o que é melhor para nós.

Confiar em Deus é mais sábio do que mentir. Muitas vezes somos tentados a mentir para nos proteger, mas quase sempre resulta em más consequências. Deus é digno de nossa confiança.

Os pais não devem favorecer um filho em detrimento de outro. A divisão e a mágoa que isso causa podem resultar em danos irreparáveis. Cada criança tem dons únicos que devem ser incentivados.

O quase sacrifício de Isaque pode ser comparado ao sacrifício de Deus de seu único filho, Jesus Cristopelos pecados do mundo. Abraão acreditava que mesmo que ele sacrificasse Isaque, Deus ressuscitaria seu filho dos mortos:

Ele (Abraão) disse aos seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o menino vamos até lá. Vamos adorar e depois voltaremos para vocês”. (Gênesis 22:5)

Versículos-chave da Bíblia

Gênesis 17:19
Então Deus disse: Sim, mas Sara, tua mulher, te dará um filho, e você o chamará Isaque. Com ele estabelecerei minha aliança como aliança perpétua para seus descendentes depois dele.

Gênesis 22:9-12
Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu ali um altar e dispôs a lenha sobre ele. Ele amarrou seu filho Isaac e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então ele estendeu a mão e pegou a faca para matar seu filho. Mas o anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão!”
“Aqui estou”, respondeu ele.
“Não coloque a mão no menino”, disse ele. “Não faça nada com ele. Agora eu sei que você teme a Deus, porque você não me negou seu filho, seu único filho.”

Gálatas 4:28
Agora vocês, irmãos e irmãs, como Isaque, são filhos da promessa.

Origens

  • Isaque. Dicionário Bíblico Ilustrado de Holman (p. 837).
  • Isaque. Enciclopédia Baker da Bíblia (Vol. 1, p. 1045).

 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar