Matusalém na Bíblia - O homem mais velho que já viveu

Conheça Matusalém: o homem mais velho que já viveu

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Matusalém fascinou os leitores da Bíblia por séculos como o homem mais velho que já viveu. De acordo com Gênesis 5:27, Matusalém tinha 969 anos quando morreu.

Versículo-chave da Bíblia

Quando Matusalém viveu 187 anos, ele se tornou pai de Lameque. E depois que se tornou pai de Lameque, Matusalém viveu 782 anos e teve outros filhos e filhas. Ao todo, Matusalém viveu 969 anos e depois morreu. (Gênesis 5: 25-27, NIV)

O nome Matusalém (pronuncia -se me-THOO-zuh-luh ) é provavelmente de origem semítica. Vários significados possíveis foram sugeridos para seu nome: “homem da lança (ou dardo)” ou “homem do dardo”, “adorador de Selah” ou “adorador da divindade” e “sua morte trará … “O significado final pode implicar que, quando Matusalém morresse, o julgamento viria na forma do Dilúvio.

Matusalém era descendente de Sete, o terceiro filho de Adão e Eva. O pai de Matusalém era Enoque, o homem que andava com Deus, seu filho era Lameque e seu neto era Noé, que construiu a arca e salvou sua família de perecer no dilúvio.

Antes do Dilúvio, as pessoas viviam vidas extremamente longas: Adão viveu até os 930 anos; Seth, 912; Enosh, 905; Lamech, 777; e Noé, 950. Todos os patriarcas pré-diluvianos morreram de morte natural, exceto um. Enoque, o pai de Matusalém, não morreu. Ele foi uma das duas únicas pessoas na Bíblia que foram “transladadas” para o céu. O outro foi Elias, que foi levado a Deus em um redemoinho (2 Reis 2:11). Enoque caminhou com Deus aos 365 anos.

Teorias sobre a longevidade de Matusalém

Os estudiosos da Bíblia oferecem várias teorias sobre por que Matusalém viveu tanto. Uma é que os patriarcas pré-diluvianos eram apenas algumas gerações distantes de Adão e Eva, um casal geneticamente perfeito.

Eles teriam uma imunidade excepcionalmente forte contra doenças e condições potencialmente fatais. Outra teoria sugere que no início da história da humanidade, as pessoas viveram mais para poder povoar a Terra.

À medida que o pecado aumentava no mundo, no entanto, Deus planejou trazer o julgamento através do Dilúvio:

Então o Senhor disse: “Meu Espírito não contenderá com o homem para sempre, porque ele é mortal; seus dias serão cento e vinte anos. ” (Gênesis 6: 3)

Embora várias pessoas vivessem mais de 400 anos após o Dilúvio ( Gênesis 11: 10-24 ), gradualmente a expectativa de vida máxima humana caiu para cerca de 120 anos. A Queda do Homem e o pecado subsequente introduzido no mundo corromperam todos os aspectos do planeta. 

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23)

No versículo acima, o apóstolo Paulo estava falando sobre a morte física e espiritual.

A Bíblia não indica que o caráter de Matusalém teve algo a ver com sua longa vida. Certamente, ele teria sido influenciado pelo exemplo de seu justo pai Enoque, que agradou tanto a Deus que ele escapou da morte sendo “elevado” ao céu.

Matusalém morreu no ano do Dilúvio. Se ele morreu antes do Dilúvio ou foi morto por ele, não é dito na Bíblia. A Escritura também não diz se Matusalém ajudou a construir a arca.

Conquistas de Matusalém

Ele viveu até os 969 anos. Matusalém era o avô de Noé, um “homem justo, irrepreensível entre o povo de seu tempo, e ele andou fielmente com Deus”. (Gênesis 6: 9) É razoável presumir, então, que Matusalém também foi um homem fiel que obedeceu a Deus desde que foi criado por Enoque e seu neto era o justo Noé.

Matusalém é citado entre os ancestrais de Jesus na genealogia de Lucas 3:37.

Cidade natal

Ele era da antiga Mesopotâmia, mas a localização exata não foi fornecida.

Referências a Matusalém na Bíblia

Tudo o que sabemos sobre Matusalém é encontrado em três passagens das Escrituras: Gênesis 5: 21-27; 1 Crônicas 1: 3; e Lucas 3:37. Matusalém é provavelmente a mesma pessoa que Matusalém, mencionado apenas brevemente em Gênesis 4:18.

Árvore genealógica

Ancestral: Seth
Pai: Enoque
Filhos: Lameque e irmãos anônimos.
Neto: Noé
bisnetos:  HamShemJafé
Descendente: Joseph, o pai terreno de Jesus Cristo

Fontes

  • Dicionário ilustrado da Bíblia Holman.
  • International Standard Bible Encyclopedia.
  • “Quem era o homem mais velho da Bíblia?” https://www.gotquestions.org/oldest-man-in-the-Bible.html

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar