A Bíblia

Leia a história completa de Natal do nascimento de Jesus

Leia a história completa de Natal do nascimento de Jesus

Entre na história de Natal da Bíblia e reviva os eventos que cercam o nascimento de Jesus Cristo. Esta versão é parafraseada dos livros de Mateus e Lucas.

Onde encontrar a história de Natal na sua Bíblia

Mateus 1: 18-25, 2: 1-12; Lucas 1: 26-38, 2: 1-20.

A concepção de jesus

Maria, uma jovem adolescente que mora na aldeia de Nazaré, foi contratada para se casar com Joseph, um carpinteiro judeu. Um dia Deus enviou um anjo para visitar Maria.

O anjo disse a Maria que ela conceberia um filho pelo poder do Espírito Santo. Ela daria a luz a essa criança e o nomearia Jesus.

De início, Maria ficou com medo e perturbada pelas palavras do anjo. Sendo virgem, Maria perguntou ao anjo: “Como isso pode acontecer?”

O anjo explicou que a criança seria o próprio Filho de Deus e que nada é impossível para Deus. Humildemente e admirada, Maria acreditou no anjo do Senhor e se alegrou em Deus seu Salvador.

Com certeza, Maria refletiu maravilhada com as palavras de Isaías 7:14:

“Portanto, o próprio Senhor lhe dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”

O nascimento de Jesus

Então, enquanto Maria ainda estava noiva de José, ela milagrosamente engravidou como o anjo havia dito. Quando Maria disse a Joseph que estava grávida, ele deve ter se sentido em desgraça. Ele sabia que a criança não era dele, e a aparente infidelidade de Maria carregava um grave estigma social.

José tinha o direito de se divorciar de Maria e, segundo a lei judaica, ela poderia ser morta por apedrejamento.

Embora a reação inicial de Joseph fosse romper o noivado, a coisa apropriada para um homem justo fazer, ele tratou Maria com extrema gentileza. Ele não queria causar mais vergonha e decidiu agir em silêncio.

Mas Deus enviou um anjo a José em um sonho para verificar a história de Maria e assegurá-lo de que seu casamento com ela era a vontade de Deus. O anjo explicou que a criança foi concebida pelo Espírito Santo, que seu nome seria Jesus e que ele era o Messias.

Quando José despertou de seu sonho, ele voluntariamente obedeceu a Deus e levou Maria para ser sua esposa, apesar da humilhação pública que ele enfrentaria. O nobre caráter de José foi uma das razões pelas quais Deus o escolheu para ser o pai terreno do Messias.

Naquela época, César Augusto decretou que seria feito um censo. Cada pessoa no mundo romano teve que retornar à sua cidade natal para se registrar. José, sendo da linha de Davi, foi obrigado a ir a Belém para se registrar com Maria.

Enquanto em Belém, Maria deu à luz a Jesus. Por causa do censo, a estalagem estava superlotada e Maria deu à luz em um estábulo cru. Ela embrulhou o bebê em panos e colocou-o em uma manjedoura.

Pastores Adoram o Salvador

Em um campo próximo, um anjo do Senhor apareceu aos pastores que cuidavam dos rebanhos de ovelhas durante a noite. O anjo anunciou que o Salvador do mundo havia nascido na cidade de Davi. De repente, uma grande quantidade de seres celestiais apareceu com o anjo e começou a cantar louvores a Deus.

Quando os seres angélicos partiram, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém! Vamos ver o Menino Jesus!”

Eles correram para a aldeia e encontraram Maria, José e o bebê. Os pastores compartilharam com todos o que o anjo havia dito sobre o recém-nascido Messias. Então eles seguiram seu caminho louvando e glorificando a Deus.

Mas Maria ficou quieta, valorizando suas palavras em seu coração.

Os Magos trazem presentes

O nascimento de Jesus ocorreu quando Herodes era rei da Judéia. Neste momento, os sábios (magos) do leste viram uma grande estrela. Eles seguiram, sabendo que a estrela significava o nascimento do rei dos judeus.

Os sábios chegaram aos governantes judeus em Jerusalém e perguntaram onde o Cristo deveria nascer. Os governantes explicaram: “Em Belém, na Judéia”, referindo-se a Miquéias 5: 2. Herodes se reuniu secretamente com os Magos e pediu que relatassem depois que encontrassem a criança.

Herodes disse aos magos que ele queria adorar o bebê. Mas, secretamente, Herodes planejava matar a criança.

Os sábios continuaram a seguir a estrela em busca do rei recém-nascido. Eles encontraram Jesus com sua mãe em Belém.

Os magos fizeram uma reverência e adoraram-no, oferecendo tesouros de ouro, incenso e mirra. Quando eles partiram, não voltaram para Herodes. Eles foram avisados ​​em um sonho de seu plano para destruir a criança.

Pontos de interesse da história

Quando os sábios visitaram Maria e Jesus, a criança tinha provavelmente dois anos de idade.

Jesus foi chamado de Emanuel (que significa “Deus conosco”), conforme predito pelo profeta Isaías. Deus na carne veio para viver com a humanidade.

Assim como o Espírito Santo tornou isso possível na história do Natal, o mesmo Espírito faz Jesus Cristo presente hoje na vida de todo crente. É provável que nem mesmo Isaías tenha entendido o significado completo e abrangente desse nome.

O anjo de Natal, Gabriel, apareceu não apenas a Zacarias e Maria, mas também a Daniel, o profeta, mais de 500 anos antes da história de Natal.

Maria era uma candidata improvável para ser honrada com o papel de mãe para o Salvador. Ela era uma mulher jovem e pobre.

Em seus dias, esses traços a desqualificaram como alguém que Deus usaria para qualquer propósito importante.

Como Maria, você pode se sentir menos do que qualificada para servir a Deus. Mas Maria confiou em Deus e humildemente o obedeceu. Não estabeleça limites para Deus e o que ele pode querer fazer com sua vida. Ele também vai usar você, se você confiar nele.

Pergunta para reflexão

Quando os pastores deixaram Maria, ela refletiu tranquilamente sobre suas palavras, valorizando-as e ponderando-as com frequência em seu coração.

Deve ter sido além de sua capacidade de compreender, que dormir em seus braços – seu tenro bebê recém-nascido – era o Salvador do mundo.

Quando Deus fala com você e mostra sua vontade, você valoriza suas palavras em silêncio, como Maria, e pensa nelas com frequência em seu coração?

Veja mais: Como pregar a palavra de deus

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.