Aproveite a história de Natal completa do nascimento de Jesus

Aproveite a história de Natal completa do nascimento de Jesus

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Aqui está a história completa do nascimento de Jesus, como é tradicionalmente contada: Há mais de dois mil anos, na pequena cidade de Belém, localizada na região da Judeia, havia um casal chamado José e Maria. Eles eram descendentes do Rei Davi e estavam comprometidos para se casarem em breve. Porém, antes de se casarem, um evento extraordinário aconteceu.

Certo dia, a Virgem Maria recebeu a visita de um anjo chamado Gabriel. O anjo anunciou que ela seria abençoada com um filho, concebido pelo Espírito Santo, e que ele seria o Filho de Deus. Maria ficou surpresa e maravilhada com a notícia, mas confiou na vontade de Deus e aceitou o plano divino.

Pouco tempo depois, Maria e José partiram de sua cidade natal, Nazaré, em direção a Belém. Eles tiveram que fazer essa viagem porque o imperador romano, César Augusto, havia ordenado um censo em todo o império, e cada pessoa deveria retornar à cidade de seus antepassados para ser registrada.

Ao chegarem a Belém, Maria e José encontraram a cidade cheia de viajantes e não havia lugar disponível para eles ficarem. Eles foram forçados a se abrigar em uma humilde manjedoura, onde os animais eram alimentados. E foi ali, naquele lugar simples e modesto, que aconteceu o nascimento do menino Jesus.

Naquela noite especial, Maria deu à luz ao seu filho primogênito. Ela o envolveu em panos e o deitou em uma manjedoura, pois não havia um berço adequado disponível. Enquanto isso, nas proximidades, havia pastores cuidando de seus rebanhos durante a noite.

De repente, um anjo apareceu diante deles, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles. Os pastores ficaram amedrontados, mas o anjo lhes disse para não temerem, pois trazia boas novas de grande alegria para todo o povo. Ele anunciou o nascimento de Jesus, o Salvador, e disse aos pastores que o encontrariam em Belém, envolto em panos e deitado em uma manjedoura.

Após o anúncio do anjo, uma multidão de anjos apareceu, louvando a Deus e cantando “Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens!” Os pastores ficaram maravilhados com o que presenciaram e decidiram ir imediatamente a Belém para ver o que havia acontecido.

Quando chegaram à manjedoura, encontraram Maria, José e o recém-nascido Jesus, exatamente como o anjo havia dito. Os pastores se ajoelharam diante do menino, adoraram-no e compartilharam a história que lhes foi contada pelos anjos. Eles partiram, louvando e glorificando a Deus pelo que tinham visto e ouvido.

Enquanto isso, no Oriente distante, um grupo de sábios conhecidos como Magos ou Reis Magos, observou um novo e brilhante objeto no céu, uma estrela especial que parecia anunciar o nascimento de um rei. Esses sábios, seguindo a estrela, viajaram durante muito tempo em direção a Belém, com o propósito de adorar o recém-nascido Rei dos Judeus.

Quando os Reis Magos chegaram a Belém, eles encontraram Jesus com Maria. Eles ofereceram presentes valiosos ao menino: ouro, incenso e mirra. Esses presentes simbolizavam a realeza de Jesus, sua divindade e o fato de que ele seria um sacrifício para a salvação da humanidade.

Após a visita dos Reis Magos, um anjo apareceu em sonhos a José e o alertou sobre o perigo iminente. O rei Herodes, ao saber do nascimento de um novo rei dos judeus, sentiu-se ameaçado e planejou matar o menino. Para proteger Jesus, José e Maria fugiram para o Egito, onde permaneceram até a morte de Herodes.

Assim, a história do nascimento de Jesus é uma história de humildade, amor e esperança. Ele veio ao mundo como um bebê, em circunstâncias simples, mas seu nascimento trouxe uma mensagem de salvação e redenção para toda a humanidade.

Jesus cresceu para se tornar um grande mestre e líder espiritual, ensinando o amor, o perdão e a compaixão. Sua vida e seus ensinamentos tiveram um impacto profundo no mundo, e ele é reverenciado por milhões de pessoas até hoje.

Onde encontrar a história do Natal em sua Bíblia

A história do Natal pode ser encontrada nos evangelhos do Novo Testamento da Bíblia, nos seguintes versículos:

  1. Lucas 2:1-20: Este trecho contém a narrativa detalhada do nascimento de Jesus, incluindo o censo romano, a viagem de Maria e José a Belém, o nascimento de Jesus em uma manjedoura e a visita dos pastores.
  2. Mateus 2:1-12: Este trecho descreve a visita dos Reis Magos e a sua busca por Jesus, seguindo a estrela que os guiava.

Esses dois trechos são os principais relatos bíblicos sobre o nascimento de Jesus e são amplamente lidos e celebrados durante a temporada do Natal.

O anjo Gabriel prediz o nascimento de Jesus

Sim, na história do nascimento de Jesus, o anjo Gabriel desempenha um papel importante ao predizer o seu nascimento. O encontro entre o anjo Gabriel e Maria é descrito no Evangelho de Lucas, no capítulo 1, versículos 26 a 38.

De acordo com o relato bíblico, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, onde Maria vivia. O anjo apareceu a Maria e a saudou, dizendo: “Ave, agraciada! O Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres!” (Lucas 1:28).

Maria ficou perturbada com essas palavras e se perguntava o que significava essa saudação. O anjo Gabriel então a tranquilizou, dizendo: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus” (Lucas 1:30-31).

O anjo Gabriel explicou que Jesus seria grande e seria chamado Filho do Altíssimo. Ele herdaria o trono de Davi e seu reinado não teria fim. Maria, surpresa com a mensagem do anjo, perguntou como isso seria possível, pois ela ainda era virgem.

Então o anjo Gabriel respondeu a Maria, dizendo: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso o Santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lucas 1:35).

O anjo Gabriel também informou a Maria que sua parente Isabel, mesmo em idade avançada, estava esperando um filho, o que demonstrava o poder de Deus. Ele encerrou sua mensagem dizendo: “Porque para Deus nada é impossível” (Lucas 1:37).

Maria, então, humildemente aceitou o plano de Deus e disse ao anjo: “Eis aqui a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra” (Lucas 1:38).

Assim, o anjo Gabriel desempenhou um papel crucial ao anunciar a Maria o plano divino de que ela seria a mãe do Filho de Deus, Jesus.

O anjo visita José

Sim, após a visita do anjo Gabriel a Maria, ele também apareceu a José para lhe revelar o propósito divino do nascimento de Jesus. A história do anjo visitando José é relatada no Evangelho de Mateus, no capítulo 1, versículos 18 a 25.

De acordo com o relato bíblico, José era noivo de Maria quando descobriu que ela estava grávida. Ele ficou perplexo e preocupado, pois sabia que não era o pai da criança. No entanto, antes que ele tomasse qualquer decisão, um anjo do Senhor apareceu a ele em um sonho.

O anjo disse a José: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo” (Mateus 1:20). O anjo explicou que o bebê seria um menino e que ele deveria ser chamado de Jesus, pois ele salvaria o seu povo dos seus pecados.

O anjo também informou a José que o nascimento de Jesus foi uma realização das profecias antigas que falavam do Messias. O anjo disse a José para não ter medo de tomar Maria como sua esposa, pois o que estava acontecendo era devido à vontade de Deus.

Quando José acordou do sonho, ele obedeceu ao anjo e tomou Maria como sua esposa. Ele não teve relações com ela até que ela deu à luz a Jesus.

Essa visita do anjo a José foi fundamental, pois confirmou a José a natureza divina do filho que Maria estava carregando. O anjo forneceu orientação e encorajamento a José, assegurando-lhe que ele fazia parte do plano divino de trazer Jesus ao mundo como o Salvador. José demonstrou obediência e fé ao seguir as instruções do anjo e se tornar o pai terreno de Jesus.

O Nascimento de Jesus

Naquela época, César Augusto decretou que um censo seria feito. Cada pessoa no mundo romano tinha que retornar à sua cidade natal para se registrar. José, sendo da linhagem do rei Davi , foi obrigado a ir a Belém para se registrar com Maria.

A cidade de Belém era uma pequena aldeia a cerca de oito quilômetros a sudoeste de Jerusalém. Enquanto em Belém, o menino Jesus nasceu. Por causa do censo, a pousada estava superlotada e Maria deu à luz em um estábulo tosco. Ela envolveu o bebê confortavelmente em tiras de pano e o colocou em uma manjedoura (uma caixa aberta ou cocho usado para alimentar o gado ou outros animais).

Pastores adoram o Salvador

Naquela noite, em um campo próximo, um anjo do Senhor apareceu aos pastores que cuidavam de seus rebanhos de ovelhas. O esplendor da glória de Deus envolveu o anjo ao anunciar que o Salvador do mundo havia nascido na cidade de Davi.

Os homens ficaram apavorados, mas o anjo os tranquilizou: “Não tenham medo. Eu lhes trago uma boa notícia que trará grande alegria a todo o povo. Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, ele é o Messias. , o Senhor” (Lucas 2:10-11).

De repente, uma grande multidão de seres celestiais apareceu com o anjo e começou a cantar louvores a Deus: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens a quem ele concedeu o seu favor” (Lucas 2:14).

Quando os seres angélicos partiram, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém! Vamos ver o menino Jesus!”

Eles correram para a aldeia e encontraram Maria, José e o bebê. Os pastores compartilharam com todos o que o anjo havia dito sobre o recém-nascido Messias. Então eles seguiram seu caminho louvando e glorificando a Deus.

Mas Mary ficou quieta, valorizando suas palavras em seu coração.

Os Magos trazem presentes

O nascimento de Jesus ocorreu quando Herodes era rei da Judéia . Nessa época, os magos (magos) do oriente viram uma grande estrela. Eles a seguiram, sabendo que a estrela significava o nascimento do rei dos judeus.

Os sábios foram até os governantes judeus em Jerusalém e perguntaram onde o Cristo deveria nascer. Os governantes explicaram: “Em Belém da Judéia”, referindo-se a Miquéias 5:2. Herodes se encontrou secretamente com os magos e pediu que relatassem depois que encontrassem a criança. Herodes disse aos magos que queria adorar o bebê. Mas secretamente Herodes estava planejando matar a criança.

Os sábios continuaram a seguir a estrela em busca do rei recém-nascido. Eles encontraram Jesus com sua mãe em Belém.

Os Magos se curvaram e o adoraram, oferecendo tesouros de ouro, incenso e mirra . Quando eles partiram, eles não voltaram para Herodes. Eles haviam sido avisados ​​em um sonho de sua conspiração para destruir a criança.

Lições e pontos de interesse da história

  • Quando os magos visitaram Jesus, a criança provavelmente tinha dois anos.
  • Jesus foi chamado de Emanuel (que significa “Deus conosco”), conforme predito pelo profeta Isaías. Deus encarnado veio viver com a humanidade. Assim como o Espírito Santo tornou isso possível na história do Natal, o mesmo Espírito torna Jesus Cristo presente hoje na vida de cada crente. É provável que nem mesmo Isaías tenha entendido o significado completo e abrangente desse nome.
  • O anjo do Natal, Gabriel, apareceu não apenas a Zacarias e Maria, mas também ao profeta Daniel, mais de 500 anos antes da história do Natal.
  • Maria era uma candidata improvável a ser honrada com o papel de mãe do Salvador. Ela era uma mulher jovem e pobre. Em sua época e aos olhos de seu povo, essas características a teriam desqualificado como alguém que Deus gostaria de usar para qualquer propósito importante. Como Maria, você pode se sentir menos qualificado para servir a Deus. Mas Maria confiou em Deus e humildemente o obedeceu. Não estabeleça limites para Deus e para o que ele pode querer fazer com sua vida. Ele vai usar você também, se você confiar nele.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar