O Batismo de Jesus por João - Resumo da História da Bíblia

O Batismo de Jesus por João – Resumo da História da Bíblia

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O Batismo de Jesus por João – Antes de Jesus começar seu ministério terreno, João Batista foi o mensageiro designado por Deus. João estava viajando, anunciando a vinda do Messias ao povo por todas as regiões de Jerusalém e da Judéia. 

João chamou as pessoas para se prepararem para a vinda do Messias e se arrependerem, abandonarem seus pecados e serem batizadas. Ele estava apontando o caminho para Jesus Cristo.

Até então, Jesus havia passado a maior parte de sua vida terrena em uma obscuridade silenciosa. De repente, ele apareceu em cena, caminhando até John no rio Jordão. Ele veio a João para ser batizado, mas João lhe disse: “Eu preciso ser batizado por você.” Como a maioria de nós, João se perguntou por que Jesus havia pedido para ser batizado.

Jesus respondeu: “Que assim seja agora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça.” Embora o significado desta declaração não seja claro, fez com que João consentisse em batizar Jesus. No entanto, confirma que o batismo de Jesus foi necessário para cumprir a vontade de Deus.

Depois que Jesus foi batizado, ao sair da água, os céus se abriram e ele viu o Espírito Santo descendo sobre ele como uma pomba. Deus falou do céu dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Pontos de interesse da história do batismo de Jesus

João se sentiu tremendamente desqualificado para fazer o que Jesus havia pedido dele. Como seguidores de Cristo, muitas vezes nos sentimos inadequados para cumprir a missão que Deus nos chama para fazer.

Por que Jesus pediu para ser batizado? Esta questão intrigou os estudantes da Bíblia ao longo dos tempos.

Jesus não tinha pecado; ele não precisava de limpeza. Não, o ato do batismo era parte da missão de Cristo ao vir à terra. Como os sacerdotes de Deus anteriores – MoisésNeemias e Daniel – Jesus estava confessando pecado em nome do povo do mundo. Da mesma forma, ele estava endossando o ministério do batismo de João .

O batismo de Jesus foi único. Era diferente do “batismo de arrependimento” que João vinha realizando. Não foi um “batismo cristão” como experimentamos hoje. O batismo de Cristo foi um passo de obediência no início de seu ministério público para se identificar com a mensagem de arrependimento de João e o movimento de avivamento que havia começado. 

Ao se submeter às águas do batismo, Jesus se ligou aos que vinham a João e se arrependiam. Ele também estava dando exemplo para todos os seus seguidores.

O batismo de Jesus também fez parte de sua preparação para a tentação de Satanás no deserto. O batismo foi um prenúncio da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo . E, por último, Jesus estava anunciando o início de seu ministério na terra.

O Batismo de Jesus e a Trindade

doutrina da trindade foi expressa no relato do batismo de Jesus:

Assim que Jesus foi batizado, ele saiu da água. Naquele momento o céu foi aberto e ele viu o Espírito de Deus descendo como uma pomba e pousando sobre ele. E uma voz do céu disse: “Este é meu Filho, a quem amo; com ele me comprazo.” (Mateus 3: 16-17,)

Deus Pai falou do céu, Deus Filho foi batizado e Deus Espírito Santo desceu sobre Jesus como uma pomba.

A pomba foi um sinal imediato de aprovação da família celestial de Jesus. Todos os três membros da Trindade apareceram para torcer por Jesus. Os seres humanos presentes podiam ver ou ouvir sua presença. Todos os três prestaram testemunho aos observadores de que Jesus Cristo era o Messias.

Questão para reflexão

João dedicou sua vida à preparação para a chegada de Jesus. Ele concentrou toda a sua energia neste momento. Seu coração estava voltado para a obediência. No entanto, a primeira coisa que Jesus pediu que ele fizesse, João resistiu.

João resistiu porque se sentiu desqualificado, indigno de fazer o que Jesus havia pedido. Você se sente inadequado para cumprir sua missão de Deus?

João se sentiu indigno até mesmo de desamarrar os sapatos de Jesus, mas Jesus disse que João era o maior de todos os profetas (Lucas 7:28). Não deixe que seus sentimentos de inadequação o impeçam de cumprir a missão designada por Deus.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar