O Jardim do Éden - Resumo da História Bíblica

O Jardim do Éden: Resumo da História da Bíblia

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Depois que Deus completou a criação , ele colocou Adão e Eva no Jardim do Éden, o lar dos sonhos perfeito para o primeiro homem e a primeira mulher.

E o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, a leste, e ali pôs o homem que ele havia formado. (Gênesis 2: 8, )

Referências à história do Jardim do Éden na Bíblia

Gênesis 2: 8, 10, 15, 2: 9–10, 16, 3: 1–3, 8, 10, 23-24, 4:16; 2 Reis 19:12; Isaías 37:12, 51: 3; Ezequiel 27:23, 28:13, 31: 8-9, 16, 18, 36:35; Joel 2: 3.

A origem do nome “Eden” é debatida. Alguns estudiosos acreditam que seja derivado da palavra hebraica eden , que significa “luxo, prazer ou deleite”, da qual obtemos o termo “Paraíso”. Outros pensam que vem da palavra suméria edin , que significa “planície” ou “estepe”, e se relaciona com a localização do jardim.

Onde estava o Jardim do Éden?

A localização precisa do Jardim do Éden é um mistério. Gênesis 2: 8 nos diz que o jardim estava situado na região oriental do Éden. Isso sugere uma área a leste de Canaã, geralmente considerada em algum lugar da Mesopotâmia. 

Gênesis 2: 10-14 cita quatro rios (o Pisom, o Giom, o Tigre e o Eufrates) que convergiam no jardim. As identidades do Pishon e do Gihon são difíceis de discernir, mas o Tigre e o Eufrates ainda são conhecidos hoje. Assim, alguns estudiosos colocam o Éden perto da cabeça do Golfo Pérsico. Outros que acreditam que a superfície da Terra foi alterada durante o dilúvio catastrófico dos dias de Noé, dizem que a localização do Éden é impossível de identificar.

Jardim do Éden: Resumo da História

O Jardim do Éden, também chamado de Jardim de Deus, ou Paraíso, era uma utopia exuberante e bela de árvores vegetais e frutíferas, plantas floridas e rios. No jardim, existiam duas árvores únicas: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus encarregou Adão e Eva de cuidar e cuidar do jardim com estas instruções:

“E o Senhor Deus ordenou ao homem, dizendo: ‘Certamente comerás de toda árvore do jardim, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comereis, porque no dia em que dela comeres, comerás certamente morrerá. ‘ “(Gênesis 2: 16-17, ESV)

Em Gênesis 2: 24-25, Adão e Eva se tornaram uma só carne, sugerindo que eles tinham relações sexuais no jardim. Inocentes e livres de pecado, eles viviam nus e sem vergonha. Eles se sentiam confortáveis ​​com seus corpos físicos e sua sexualidade.

No capítulo 3, a lua de mel perfeita deu uma infeliz virada para o desastre quando Satanás, a serpente, chegou sem avisar. O supremo mentiroso e enganador, ele convenceu Eva de que Deus os estava impedindo, proibindo-os de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Um dos truques mais antigos de Satanás é plantar sementes de dúvida, e Eva mordeu a isca. Ela comeu a fruta e deu a Adão, que também a comeu.

Eva foi enganada por Satanás, mas de acordo com alguns professores, Adão sabia exatamente o que estava fazendo quando comia, e o fez mesmo assim. Ambos pecaram. Ambos se rebelaram contra as instruções de Deus.

E de repente tudo mudou. Os olhos do casal foram abertos. Eles sentiram vergonha de sua nudez e procuraram se cobrir. Pela primeira vez, eles se esconderam de Deus com medo.

Deus poderia tê-los destruído, mas em vez disso, ele amorosamente os alcançou. Quando ele perguntou a eles sobre suas transgressões, Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente. Respondendo de maneira tipicamente humana, nenhum dos dois estava disposto a aceitar a responsabilidade por seus pecados.

Deus, em sua justiça, pronunciou o julgamento, primeiro sobre Satanás, depois sobre Eva e, finalmente, sobre Adão. Então Deus, em seu profundo amor e misericórdia, cobriu Adão e Eva com roupas feitas de peles de animais.

Este foi um prenúncio dos sacrifícios de animais que seriam instituídos sob a Lei de Moisés para a expiação do pecado. Em última análise, esse ato apontou para o sacrifício perfeito de Jesus Cristo, que cobriu o pecado do homem de uma vez por todas.

A desobediência de Adão e Eva no Jardim do Éden é conhecida como a queda do homem. Como resultado da queda, o paraíso foi perdido para eles:

Então o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Agora, para que ele não estenda a mão e tome também da árvore da vida, e coma, e viva para sempre – portanto, o Senhor Deus o enviou do jardim do Éden para trabalhar a terra da qual foi tirado. Ele expulsou o homem e, a leste do jardim do Éden, colocou os querubins e uma espada flamejante que girava em todos os sentidos para guardar o caminho para a árvore da vida. (Gênesis 3: 22-24, ESV)

Lições do Jardim do Éden

Esta passagem em Gênesis contém numerosas lições, muitas para serem abordadas inteiramente aqui. Vamos simplesmente abordar alguns.

Na história, aprendemos como o pecado entrou no mundo. Sinônimo de desobediência a Deus, o pecado destrói vidas e cria uma barreira entre nós e Deus. A obediência restaura vidas e  relacionamentos com Deus. A verdadeira realização e paz vêm da obediência ao Senhor e à sua Palavra.

Assim como Deus deu uma escolha a Adão e Eva, temos a liberdade de seguir a Deus ou escolher nosso próprio caminho. Na vida cristã, cometeremos erros e más escolhas, mas conviver com as consequências pode nos ajudar a crescer e amadurecer.

Deus sempre teve um plano para superar os efeitos do pecado. Ele abriu um caminho através da vida e morte sem pecado de seu Filho Jesus Cristo.

Quando deixamos nossa desobediência e aceitamos Jesus Cristo como Senhor e Salvador, renovamos nossa comunhão com ele. Por meio da salvação de Deus, herdamos a vida eterna e a entrada no céu. Lá viveremos na Nova Jerusalém, onde Apocalipse 22: 1-2 descreve um rio e uma nova árvore da vida. Deus promete o Paraíso restaurado para aqueles que obedecerem ao seu chamado.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar