Rei Faraó que se opôs a Moisés — Arrogante governante egípcio

Conheça o Rei Faraó: Governante Egípcio Arrogante

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

O nome do faraó que se opôs a Moisés no livro de Êxodo é um dos assuntos mais debatidos nos estudos bíblicos.

Vários fatores tornam difícil identificá-lo com certeza. Os estudiosos discordam sobre a data real da fuga dos hebreus do Egito, alguns colocando-a em 1446 aC e outros em 1275 aC A primeira data teria sido durante o reinado de Amenhotep II, a segunda data durante o reinado de Ramsés II.

Os arqueólogos inicialmente ficaram maravilhados com o grande número de estruturas construídas durante o reinado de Ramsés II. Após uma inspeção mais aprofundada, no entanto, eles descobriram que seu ego era tão grande que ele tinha seu nome inscrito em edifícios construídos séculos antes de ele nascer e levou o crédito por erigir todos eles.

Mesmo assim, Ramsés tinha um desejo de construção e forçou a população hebraica a uma horda de trabalho escravo. Uma pintura de parede em uma tumba de pedra a oeste de Tebas mostra escravos de pele clara e escura fazendo tijolos.

Os trabalhadores de pele clara eram hebreus. Uma inscrição da época mencionava “PR” transportando pedras para uma fortaleza. Nos hieróglifos egípcios, “PR” significava semitas.

Uma vez que outros faraós e reis pagãos são mencionados pelo nome na Bíblia, deve-se perguntar, por que não em Êxodo? Uma boa resposta parece ser que Moisés escreveu aquele livro para glorificar a Deus, não um rei egoísta que se acreditava divino. Ramsés pode ter espalhado seu nome por todo o Egito, mas não recebeu publicidade na Bíblia.

‘Grande Casa’ em egípcio

O título faraó significa “grande casa” em egípcio. Quando ascenderam ao trono, cada faraó tinha cinco “grandes nomes”, mas as pessoas usavam esse título, assim como os cristãos usam “Senhor” para Deus Pai e Jesus Cristo.

Faraó detinha o poder absoluto no Egito. Além de comandante supremo do exército e da marinha, ele também era chefe de justiça da corte real e sumo sacerdote da religião do país. O faraó era considerado um deus por seu povo, a reencarnação do deus egípcio Hórus. Os gostos e desgostos do faraó eram regras sagradas, assim como as leis dos deuses egípcios.

Essa mentalidade arrogante garantiu um confronto entre Faraó e Moisés. Êxodo diz que Deus “endureceu o coração de Faraó”, mas Faraó primeiro endureceu seu próprio coração recusando-se a deixar os israelitas escravizados irem. Afinal, eram trabalhadores livres e eram “asiáticos”, considerados inferiores pelos egípcios racistas.

Quando Faraó se recusou a se arrepender após as 10 pragas, Deus o colocou para julgamento que resultaria na liberdade de Israel. Finalmente, depois que o exército de Faraó foi engolido no Mar Vermelho , ele percebeu que sua própria afirmação de ser um deus e o poder dos deuses egípcios era simplesmente faz de conta.

Deve-se notar que era uma prática aceita para as culturas antigas celebrar suas vitórias militares em registros e tabuletas, mas não escrever relatos de suas derrotas. 

Os céticos tentam descartar as pragas como fenômenos naturais, já que eventos semelhantes não são incomuns, como o Nilo ficando vermelho ou gafanhotos descendo sobre o Egito. No entanto, eles não têm explicação para a última praga, a morte dos primogênitos, que deu início à festa judaica da Páscoa , celebrada até hoje.

Realizações do rei Faraó

O faraó que se opôs a Moisés veio de uma longa linhagem de reis que transformaram o Egito na nação mais poderosa da terra. O país se destacou em medicina, engenharia, comércio, astronomia e força militar. Usando os hebreus como escravos, este faraó construiu as cidades-armazéns de Ramsés e Pitom.

Forças do Faraó

Os faraós tinham que ser governantes fortes para governar um império tão grande. Cada rei trabalhou para preservar e expandir o território do Egito.

As fraquezas do faraó

Toda a religião do Egito foi construída sobre falsos deuses e superstições. Quando confrontado com os milagres do Deus de Moisés, Faraó fechou sua mente e coração, recusando-se a reconhecer Yahweh como o Único e Verdadeiro Deus.

Lições de vida

Como muitas pessoas hoje, Faraó confiava em si mesmo e não em Deus, que é a forma mais comum de idolatria. Opor-se deliberadamente a Deus sempre termina em ruína, seja nesta vida ou na próxima.     

Cidade natal

Mênfis, Egito.

Referências ao Rei Faraó na Bíblia

Faraós são mencionados nestes livros da Bíblia: GênesisÊxodoDeuteronômio1 Samuel1 Reis2 Reis, Neemias, Salmos , Cântico dos Cânticos, Isaías, Jeremias, EzequielAtos e Romanos.

Ocupação

Rei e governante religioso do Egito.

Versículos-chave

Êxodo 5:2
Faraó disse: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel ir? Não conheço o Senhor e não deixarei Israel ir”.

Êxodo 14:28
A água voltou e cobriu os carros e cavaleiros, todo o exército do faraó que havia seguido os israelitas no mar. Nenhum deles sobreviveu.

Origens

  • www.experience-ancient-egypt.com
  • www.biblearchaeology.org
  • www.ancientworlds.net
  • The New Unger’s Bible Dictionary , RK Harrison, editor
  • Holman Illustrated Bible Dictionary , Trent C. Butler, editor geral
  • A Bíblia como História, Werner Keller

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar