Guia de Estudo da História Bíblica Jesus Alimenta 5.000

Guia de Estudo da História Bíblica Jesus Alimenta 5.000

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Todos os quatro Evangelhos registram um evento em que Jesus Cristo alimenta 5.000 pessoas com alguns pães e peixes. Esta provisão milagrosa de alimento revela o Senhor como a fonte da vida, ou “pão da vida”, tanto para judeus como para gentios.

Perguntas para reflexão

Os discípulos de Jesus estavam focados no problema de como alimentar tantos, ao invés de focar em Deus. Quando somos confrontados com uma situação insolúvel, lembramos que “nada é impossível para Deus” (Lucas 1:37)?

Filipe e André pareciam ter esquecido todos os milagres que Jesus havia realizado antes. Quando você enfrenta uma crise em sua vida, você se lembra de como Deus o ajudou no passado?

Referências das Escrituras

A história de Jesus alimentando os 5.000 é encontrada em Mateus 14:13-21; Marcos 6:30-44; Lucas 9:10-17; e João 6:1-15.

Resumo da história Jesus alimenta 5.000

Enquanto realizava seu ministério, Jesus Cristo recebeu notícias terríveis. João Batista, seu amigo, parente e o profeta que o proclamou como o Messias, havia sido decapitado por Herodes Antipas, governante da Galiléia e da Peréia.

Os 12 discípulos de Jesus tinham acabado de voltar de uma viagem missionária que ele os havia enviado. Depois que eles lhe contaram tudo o que haviam feito e ensinado, ele os levou consigo em um barco no mar da Galiléia para um lugar remoto, para descanso e oração.

Grandes multidões de pessoas na área ouviram que Jesus estava próximo. Eles correram para vê-lo, trazendo seus amigos e parentes doentes. Quando o barco aportou, Jesus viu todos os homens, mulheres e crianças e teve compaixão deles. Ele os ensinou sobre o Reino de Deus e curou aqueles que estavam doentes.

Olhando para a multidão, que era de cerca de 5.000 homens, sem contar mulheres e crianças, Jesus perguntou a seu discípulo Filipe : “Onde compraremos pão para este povo comer?” (João 6:5) Jesus sabia o que ia fazer, mas pediu a Filipe que o testasse. Philip respondeu que mesmo oito meses de salário não seriam suficientes para dar a cada pessoa nem um pedaço de pão.

André, irmão de Simão Pedro , tinha mais fé em Jesus. Ele trouxe um menino que tinha cinco pequenos pães de cevada e dois peixinhos. Mesmo assim, Andrew se perguntou como isso poderia ajudar.

Jesus ordenou que a multidão se sentasse em grupos de cinquenta. Ele pegou os cinco pães, olhou para o céu, deu graças a Deus, seu Pai, e os passou para seus discípulos para serem distribuídos. Ele fez o mesmo com os dois peixes.

Todos — homens, mulheres e crianças — comeram o quanto quiseram! Jesus milagrosamente multiplicou os pães e os peixes para que houvesse mais do que suficiente. Então ele disse aos seus discípulos que juntassem as sobras para que nada fosse desperdiçado. Eles coletaram o suficiente para encher 12 cestas.

A multidão ficou tão impressionada com este milagre que eles entenderam que Jesus era o profeta que havia sido prometido. Sabendo que eles iriam forçá-lo a se tornar seu rei, Jesus fugiu deles.

Temas e lições

O Bom Pastor : A compaixão de Jesus é um tema forte nesta história. Jesus cuidou das multidões que eram “como ovelhas sem pastor”. Jesus estava cansado e seus discípulos também. Mas sua compaixão pelas necessidades deles era maior que sua exaustão. Jesus é o verdadeiro Bom Pastor de Deus.

O Messias Prometido: A alimentação de 5.000—fornecendo pão para Israel no deserto—é uma reminiscência da alimentação sobrenatural de Deus dos israelitas com maná no deserto nos dias de Moisés. A tradição judaica esperava que o Messias repetisse esse milagre de provisão. Jesus estava se revelando como o redentor espiritual de Israel e de todos os que o aceitassem.

O Provedor Gracioso: Jesus, reconhecendo a necessidade de alimento do povo, começou a ensinar a seus discípulos uma importante lição. Na família da fé, Deus é um provedor constante e abundante de todas as nossas necessidades. Só ele pode satisfazer nossa verdadeira fome.

Pontos de interesse

  • Este milagre quando Jesus alimenta 5.000 é o único registrado em todos os quatro Evangelhos , com cada relato contendo apenas pequenas diferenças nos detalhes. É um incidente separado da alimentação dos 4.000.
  • Apenas os homens foram contados nesta história. Quando as mulheres e crianças foram adicionadas, a multidão provavelmente era de 10.000 a 20.000.
  • O povo estava tão “perdido” quanto seus ancestrais que vagavam pelo deserto durante o Êxodo , quando Deus providenciou o maná para alimentá-los. Jesus era superior a Moisés porque ele não só fornecia alimento físico, mas também alimento espiritual, como o “pão da vida”.
  • As 12 cestas de sobras podem simbolizar as 12 tribos de Israel. Eles também nos dizem que Deus não é apenas um provedor generoso, mas que ele tem recursos ilimitados.
  • Essa alimentação milagrosa da multidão foi outro sinal de que Jesus era o Messias. No entanto, as pessoas não entendiam que ele era um rei espiritual e queriam forçá-lo a ser um líder militar que derrubaria os romanos. Esta é a razão pela qual Jesus fugiu deles.

 

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar