Abel - Primeiro Mártir da Bíblia

Abel – Primeiro Mártir na Bíblia

Precisa de orientação e clareza no amor, relacionamento, carreira e muito mais? Clique aqui para obter uma leitura de numerologia personalizada

Abel foi o segundo filho nascido de Adão e Eva . Ele foi o primeiro mártir da Bíblia e também o primeiro pastor. Muito pouco se sabe sobre Abel, exceto que ele achou graça aos olhos de Deus, oferecendo-lhe um sacrifício agradável. Como resultado, Abel foi assassinado por seu irmão mais velho Caim , cujo sacrifício não agradou a Deus.

A história de Abel

A história de Abel nos deixa imaginando por que Deus olhou com favor para sua oferta, mas rejeitou a de Caim. Este mistério é muitas vezes confuso para os crentes. No entanto, Gênesis 4:6-7 contém a resposta para o mistério. Depois de ver a ira de Caim pela rejeição de seu sacrifício, Deus lhe disse:

“Por que você está com raiva? Por que seu rosto está abatido? Se você fizer o que é certo, você não será aceito? Mas se você não fizer o que é certo, o pecado está à sua porta; deve dominá-lo.

Caim não deveria ter ficado zangado. Obviamente, tanto ele quanto Abel sabiam o que Deus esperava como a oferta “certa”. Deus já teria explicado isso para eles.

Tanto Caim quanto Deus sabiam que ele havia feito uma oferta inaceitável. Talvez ainda mais importante, Deus sabia que Caim havia dado sua oferta com uma atitude errada de coração. No entanto, Deus ofereceu a Caim uma chance de consertar as coisas e o avisou que o pecado da ira o destruiria se ele não o dominasse.

Sabemos como terminou a história. A raiva e o ciúme de Caim o levaram a atacar e matar Abel. Assim, Abel tornou-se o primeiro homem a ser martirizado por sua obediência a Deus .

Realizações de Abel

Hebreus 11 lista os membros do Salão da Fé com o nome de Abel aparecendo primeiro, declarando que ele é “um homem justo… pela fé ele ainda fala, mesmo estando morto”. Abel foi o primeiro homem a ser martirizado por sua fé e o primeiro pastor da Bíblia.

Forças de Abel

Embora Abel tenha morrido como mártir, sua vida ainda hoje fala de seus pontos fortes: ele era um homem de  , justiça e obediência.

Fraquezas de Abel

Nenhuma das fraquezas de caráter de Abel foi registrada na Bíblia, no entanto, ele foi fisicamente dominado por seu irmão Caim quando o levou para um campo e o atacou. Podemos especular que ele pode ter sido muito ingênuo ou muito confiante, mas Caim era seu irmão e teria sido natural que um irmão mais novo confiasse no mais velho.

Lições de vida de Abel

Abel é homenageado no Salão da Fé de Hebreus 11 como um homem justo. Às vezes a obediência a Deus vem com um alto preço. O exemplo de Abel nos ensina hoje que, embora tenha morrido pela verdade, não morreu em vão.

Sua vida ainda fala. Isso nos lembra de contar o custo da obediência. Estamos dispostos a seguir e obedecer a Deus, não importa quão grande seja o sacrifício? Confiamos em Deus mesmo que isso custe nossas vidas?

Cidade natal

Abel nasceu, cresceu e cuidou de seus rebanhos logo além do Jardim do Éden , no Oriente Médio, provavelmente perto do atual Irã ou Iraque.

Referenciado na Bíblia:

Gênesis 4:1-8; Hebreus 11:4 e 12:24; Mateus 23:35; Lucas 11:51.

Ocupação

Pastor, cuidava dos rebanhos.

Árvore genealógica

Pai – Adão
Mãe – Eva
Irmãos – Caim, Sete (nascido após sua morte), e muitos outros não mencionados em Gênesis.

Versículo-chave

Hebreus 11:4
Foi pela fé que Abel trouxe uma oferta mais aceitável a Deus do que Caim. A oferta de Abel deu evidência de que ele era um homem justo, e Deus mostrou sua aprovação de seus presentes. Embora Abel esteja morto há muito tempo, ele ainda nos fala por seu exemplo de fé.

 

Avalie este post
[Total: 1 Average: 5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso de nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. Política de Cookies View more
Aceitar
Recusar